Retrospectiva on Rails - 10 Anos e Muito Mais!

2014 August 26, 16:17 h

Finalmente consegui fazer uma retrospectiva com os principais acontecimentos não só da última década de Ruby on Rails mas eventos em anos anteriores e durante que influenciaram nosso ecossistema de alguma forma significativa.

Como base eu pedi permissão ao Luke Francl que publicou o artigo original Looking Backward: Ten Years on Rails. Sobre ele, adicionei diversas novas datas que não estavam lá mas que foram significativas.

Certamente tem diversos outros que eu não coloquei ou me esqueci mesmo (vou adicionando aos poucos). Se quiserem contribuir eu coloquei um Gist para que todos possam fazer fork e me mandar mudanças.

Quando vocês começaram a programar com Rails/Ruby e por que? Coloque nos comentários abaixo! Eu devo fazer um outro post separado também contando um pouco do meu começo com Rails mais pra frente.

1972

1978

1995

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

Eu venho falando (e propagandeando) Rails por tanto tempo que é estranho finalmente vê-lo no mundo. Imaginem vocês, ainda não estamos falando de um lançamento 1.0, mas o pacote atualmente em oferta é algo que eu me sinto bem confortável compartilhando com o mundo. Sem dúvida, poderia ter mais documentação e mais exemplos, mas Artistas de Verdade Entregam, e esta peça vai crescer em público. Aproveitem Rails!

2005

No mundo Python, existem diversos frameworks web competindo. É interessante ver como muitos deles são muito mal documentados, ou nem mesmo documentados. Mas mesmo projetos que tem um bom volume de documentação ainda falham em endereça o problema do modelo mental. Um manual que toca somente em problemas práticos - principalmente, especificações de APIs - é perto de inútil nesse sentido.
Gostaria de ver mais esforços gastos na documentação dos problemas de arquitetura de um framework. Não somente 'como eu chamo este método', mas 'como eu estruturo minha aplicação'. Essa é a pergunta difícil, e a falta de uma resposta satisfatória para isso é normalmente uma boa razão para escrever mais outro framework.
A comunidade Java tem falado sobre esse Ruby on Rails por alguns meses já. Hoje eu finalmente dei uma olhada nisso.
Parece bem legal. Um framework REST-ful para criar aplicações web dinâmicas com quantidade mínima de código. Escrever aplicações REST-ful com URLs limpas em outros frameworks pode ser uma enorme dor (experimente fazer isso só com servlets - você vai implorar por misericórdia). Fora isso, o que eu gostei é que ele é uma stack inteira, integrada junto de maneira bonita. Isso é algo que eu realmente sinto falta em Python. Python tem um milhão de frameworks web, mas nenhum deles tem um pacote completo como Rails.
Considerei usar Python para alguns projetinhos meus, e eu ainda não encontrei o "melhor" framework web Python. Devo usar mod_python ou FastCGI? Qual mapeamento objeto-relacional é o melhor? Que linguagem de template devo usar? Qual framework de view vai me dar URLs bonitas, com bom SEO, que parecem profissionais? Finalmente, desses montes de frameworks, qual deles eu posso contar por uma comunidade ativa para boa documentação e suporte?
É uma puta dor de cabeça.
O mesmo problema se aplica ao mundo Java, mas lá você sempre pode se virar através do Servlet/JSP padrão, que tem suporte institucional da Sun, ou ir para frameworks como Struts, Spring, e Hibernate que tem milhares de desenvolvedores, boa documentação, livros publicados, etc. Mas no fim ... será que Rails vale o preço de ter que aprender Ruby? Hmmm ...

2006

Vamos ver até onde essa comunidade pode chegar. Ruby on Rails poderá ser muito ou nada, tudo vai depender de como o mercado vai encarar a novidade. Mas muita coisa pode ser feita agora. Para começar, aprendendo sobre o assunto. Vou postar os principais assuntos sobre a plataforma aqui e espero que todos colaborem com idéias e sugestões ou mesmo críticas e opiniões. Infelizmente ainda existem muitos desafios a serem vencidos. Para começar, materiais de Rails em português virtualmente inexistem. Sites brasileiros idem. Portanto quando digo "começar do zero", estou falando sério. O maior desafio será convencer o mercado. E isso não se faz da noite para o dia. Significa que ainda não será possível deixar o legado do Java totalmente de lado. Vamos começar um período de transição onde tentaremos as duas coisas em paralelo.
Os pioneiros sempre caminham por território árduo, mas a recompensa dos primeiros sempre será maior também. Esse é o sentido do investimento.

2007

2008

2009

2010

2011

2013

tags: retrospective rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus