[Small Bites/Off-Topic] "People over Processes", o que são "People"?

2014 November 21, 16:06 h

Essa frase aparece bastante no mundo ágil. A interpretação correta para os 4 princípios do Manifesto Ágil é o que ele mesmo diz: "Embora saibamos que exista valor no ítem da direita, valorizamos mais o da esquerda".

Mas essa frase é usada para justificar "não precisamos ter processos, basta deixar as pessoas escolherem" ou então "as pessoas escolhem, então vamos ter consenso pra tudo" - a falácia da organização democrática -, enfim, desculpas para justificar o não entendimento do valor de se ter processos.

Agile, derivado de Lean, é inteiramente baseado em processos. E o principal dos processos é o que o Lean original (não as derivações como Lean Startup ou Kanban) tem como pilar o "Kaizen", ou seja, "melhoria contínua", onde o hoje é pelo menos um pouco melhor do que ontem, onde o que fazemos é mensurável e por causa disso possível de dizer que hoje fizemos melhor do que ontem. O princípio é simples, a execução nem tanto. Se ainda não leu, veja os links deste parágrafo para entender esses princípios.

Agora vem a parte ruim: como falar sobre pessoas? Ou mais especificamente, sobre comportamento de pessoas?

Como nós todos somos "pessoas" temos a certeza que sabemos como pessoas pensam. E nada poderia estar mais longe da verdade. Temos idéias pré-concebidas falaciosas, supersticiosas, preconceituosas, há tempos ultrapassadas mas que de tanto serem repetidas como clichês ainda acreditamos que é verdade, da mesma forma como ainda muitos acreditam que só usamos 10% do nosso cérebro ou mesmo que não podemos tomar manga com leite.

E não precisamos adivinhar, assim como no caso de processos, existe sim uma longa literatura sobre pessoas. Você vai encontrar a psicologia, a sociologia (que evoluiu muito a partir dos anos 90 graças ao entendimento a área de redes), a economia comportamental, dentre outras. Claro, é impossível para nós, da área de tecnologia, nos tornamos especialistas na área de Humanas, mas se temos como responsabilidade de priorizar pessoas em vez de apenas processos, é melhor que nos equipemos o suficiente.

Este é um Small Bite porque não pretendo, desta vez, discorrer em detalhes sobre o assunto, mas sim deixar livros que gosto muito para dar um pouco de base.

Dentro da própria área de tecnologia existem alguns livros clássicos que devem ser lidos:

Daí podemos ir para Economia Comportamental, Psicologia:

E mais especificamente sobre o compartamento de diversos agentes em grupos (teoria de redes):

Sim, muitos desses livros são bem superficiais (nenhum é técnico/especialista) mas o objetivo é só dar uma introdução mesmo às diversas áreas. E com o tempo eu eliminei alguns que são superficiais demais (já mais na categoria de entretenimento/auto-ajuda) como Malcolm Gladwell, Dan Pink, Clayton Christensen, Clay Shirky. Vale a pena ler alguns desses.

O principal é a conclusão que diferente do que comumente pensamos, nós, pessoas, não somos tão racionais quanto gostaríamos e nosso comportamento é extremamente influenciado por agentes externos e pelo ambiente.

tags: off-topic principles management agile

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus