Rubyconf Brasil 2013: Conheça Hongli Lai

2013 August 14, 17:39 h

Hongli Lai

Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade. Vá ao site oficial para se cadastrar agora mesmo! A conferência inicia no dia 29 de Agosto.

Este é o 6o ano consecutivo onde a Locaweb e eu organizamos mais uma grande Rubyconf no Brasil. Muitas empresas estabelecidas e startups de tecnologia estão apoiando a conferência enviando grandes desenvolvedores.

Conheça a Phusion o grupo de cientistas da computação da Holanda que primeiro tornaram fazer deployments de aplicações Ruby on Rails realmente simples. Muitos provavelmente não vão se lembrar mas antes de 2007 era bem doloroso instalar uma aplicação Rails em produção. Zed Shaw nos trouxe o Mongrel. Mas não foi até Phusion lançar o Passenger que nós começamos a acelerar até o ponto onde instalar Ruby em produção se tornou o padrão de ouro.

Hongli Lai está vindo pela segunda vez, ele já esteve na primeira Rails Summit Latin America 2008 junto com seu sócio Nihn Bui. Desde então ele tem evoluído a tecnologia Passenger, fazendo funcionar no Apache, NGINX e em diversas customizações e cenários.

Não perca sua palestra de fechamento precisamente às 16:45 do primeiro dia do evento. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

"Sua palestra será o Phusion Passenger 4 que está chegando. Se alguém está apenas começando com Ruby, poderia explicar quais são os requerimentos que ele deve entender o que você vai apresentar?"

Hongli: Para entender esta palestra, você deve ter entendimento básico de como fazer deployment de uma aplicação Rails. Por exemplo, experiência anterior usando Phusion Passenger, Unicorn, Puma ou Thin será muito útil. Você não precisa entender tudo em detalhes, porque a palestra será fácil de seguir mesmo para iniciantes. Uma parte da palestra, especilamente a parte de otimização e customização, será mais avançada, mas vou estruturar de maneira que iniciantes também possam seguir.

"Muitos desenvolvedores adorariam se tornar tão experientes e fluentes rm Ruby como você. Quais foram as dificuldades que teve que ultrapassar para se tornar um grande desenvolvedor? Algumas dicas para iniciantes em Ruby?"

Hongli: Eu acredito que a melhor maneira de se tornar bom é com muita prática. Eu não acredito em talento, mas acredito em trabalho duro. Eu acho que cheguei onde estou porque venho desenvolvendo software por mais de uma década. Nos primeiros anos meu código era uma droga e eu não entendia bem o que estava acontecendo. Foi somente depois de anos de experiência que comecei a produzir código bom.

No começo, eu era autodidata. Aprender sozinho só te leva até certo ponto, mas existe uma certa fundação matemática e formal que é melhor ensinada numa universidade. Nesse sentido, minha educação em ciência da computação me ajudou muito, embora eu nunca teria chegado no meu nível atual sem muita experiência prática também.

Finalmente, é uma boa idéia ser curioso sobre o trabalho de outras pessoas. Você vai aprender muito estudando o design e código dos outros, tanto sobre o que fazer e o que não fazer. Também é uma boa idéia permanecer de mente aberta, e não pular em conclusões muito rapidamente. O que a princípio parece um código mal escrito por outra pessoa pode ter razões legítimas para ser daquele jeito. É importante entender as razões.

"Existem tantas tecnologias, boas práticas e tudo mais que são lançados o tempo todo. Na sua opinião pessoal, e talvez relacionado ao seu trabalho atual, quais são as tendências em tecnologia que acha que devemos prestar atenção no futuro próximo?"

Hongli: Eu não acredito em prestar muita atenção em tendências. Tendências vem e vão, e muitas das atuais tendências são apenas modificações de tendências passadas. Mais do que isso, nem todas as tendência são úteis em sua forma crua. Em vez de seguir tendências, você deve entender as razões principais por trás das tendências, e adotá-las em vez disso.

Isso dito, existem diversas tendências que eu acredito serem boas tendências para seguir e que acredito não terem data de expiração:

tags: rubyconfbr2013

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus