Dos poucos que testei, estou inclinado a ficar no Primal.net ou Iris.
Na primeira vez, assim como quando cria um wallet de criptomoedas, vai gerar um par de chaves, uma chave pública que começa com "npub..." que é o equivalente ao seu username. E uma chave privada, que você tem que garantir que vai manter secreta pra sempre, que começa com "nsec..." que seria equivalente à sua "senha".
Aqui, vale a recomendação de sempre: usar um app de gerenciador de senhas como Bitwarden da vida. Ouvi falar de uma extension com Alby, que é como um gerenciador de chave privada e também um wallet de Lightning. Mas parece que só quem tem um código de convite consegue usar
Pra não ter que ficar dando copy e paste de uma chave pública longa como esta minha:
npub1sf2se74xlzf7f7clm3dg28npaxghdy6pguzpsut30fjpwuaxrxcsrnhr57
(esse é meu npub de verdade, se precisarem checar)
Dá pra ou usar um serviço gratuito ou pagar pra ter um NIP-05, um endereço mais "amigável" como o meu:
akitaonrails@akitaonrails.com
No caso, eu usei o Nostraddresses mas você pode criar seu próprio domínio ou hospedar na sua conta de Github.
Além disso, a rede possui um sistema de "Zap". Em vez de só dar "Like", você pode ajudar seu criador de conteúdo favorito mandando sats (satoshis, que são frações de bitcoin).
Pra isso é só baixar um app como Strike, Zeus, Mutiny, e outros que são tanto wallets de bitcoin, com capacidades de transacionar na rede Lightning. Meu endereço de Lightning é:
akitaonrails@strike.me
Quem quiser aprender mais sobre Nostr, tem este site que explica tudo que você precisa saber. Recomendo que leiam tudo!
Outro exemplo. No começo falei que é "como uma rede social". Porque Nostr é um protocolo pra Anotações, textos, até artigos! E se fosse possível ter um Medium descentralizado? E tem, em Nostr. Veja esses:
E produtos de Nostr tem cruzamentos com carteiras de Lightning. Tem o conceito de "Zap", que é que nem um "Like" mas você pode suportar seu criador de conteúdo favorito mandando satoshis pra eles.
Não gosto de BlueSky. Redes federadas como Mastodon também não me atraem. Seu usuário fica atrelado a um domínio, e o dono do servidor pode te banir, daí migrar entre servidores não é exatamente trivial.
Tanto BlueSky, quanto Threads da Meta, quanto Mastodon, tentam implementar outro protocolo, o ActivityPub. Mas esse modelo e arquitetura tem vários problemas. O próprio site do guia de Nostr tem o melhor resumo, que vou traduzir pra vocês:
Produtos como Mastodon pareciam uma ótima iniciativa de rede social descentralizada coisa de uma década atrás, quando a internet era mais amigável e dava pra confiar um pouco mais em proprietários de servidores pra serem cooperativos, mas elas falham em resolver o problema de CENSURA.
- A identidade dos usuários está anexada a nomes de domínios que são controlados por terceiros.
- Esses terceiros podem te banir, assim como uma rede social centralizada normal como X.com. Proprietários de servidores também podem bloquear outros servidores inteiros.
- Migração entre servidores é difícil e só funciona se os servidores cooperarem entre si.
- O protocolo ActivityPub é complexo e difícil de implementar. Ninguém realmente implementa ele completo, a maioria dos servidores só tentam ser compatíveis com seja lá o que o Mastodon fizer, e mesmo assim não é eficiente.
- Não existem incentivos claros pra rodar servidores, portanto eles tendem a ser controlados por entusiastas e pessoas que querem ter seus nomes atrelados a um domínio legal. Por causa disso, os usuários estão sujeitos ao despotismo de uma única pessoa, que costuma ser pior do que se fosse uma empresa grande como o X, e os usuários não conseguem migrar pra fora.
- Já que servidores tendem a ser controlados por amadores, eles costumam ser abandonados. Isso efetivamente bane todo mundo que se cadastrou nele.
- Existem enormes problemas de duplicação de dados entre servidores.
Por isso Nostr é uma arquitetura melhor.
Em resumo, gostei do site Primal.net, tem praticamente todas as funcionalidades do X. E gosto da idéia de Nostr como um protocolo simples: qualquer um pode implementar um relay e a rede nunca vai morrer. Me lembra um pouco como Email funciona, com os antigos servidores de Newsgroups funcionavam. É parecido com o conceito de criptomoedas (não confundir porque não é uma criptomoeda, não tem conceito de mineração nem nada disso).
A identidade dos usuários é uma chave pública. Tudo que você posta, dá like ou reposta é assinado pela sua chave privada, então dá pra validar a autoria das suas atividades. E a identidade é só sua, e não fica atrelada a nenhum servidor de nenhum terceiro. Tudo que é seu, é seu!
Pros devs curiosos (os bons devs), tem awesome-nostr com dezenas de projetos como clientes, relays e muito mais de código-aberto pra aprender.
Me sigam no Nostr, vou começar a postar mais por lá.