Esse Mulvad VPN parece ser uma das melhores opções. Nesse post vou mostrar o que gostei. Primeiro de tudo, não precisa passar NENHUM dado pessoal pra ele, nem nome, nem email, nem nada. Só por causa disso, em termos de privacidade, ele já sai na frente de todo mundo!
Começa criando um "Account Number", um número aleatório, que é como se fosse direto um ID e um password que você deve manter secreto!
Com esse Account Number, agora é só fazer login direto (de novo: não perca esse número, guarde num Bitwarden ou qualquer outro app de autenticação que você tenha)
Vai te custar aproximadamente 5 euros (pouco mais de 30 reais por mês - o que é extremamente barato, é quase 1 Big Mac só) e o melhor: se não quiser expor coisas como seu número de cartão de crédito ou paypal, dá pra pagar com criptomoedas como Bitcoin, Bitcoin Cash ou Monero!!
Dá pra baixar um App pra iOS ou Android, Windows, Mac e em LInux você pode conectar com Wireguard ou OpenVPN, se quiser. Ele tem um gerador pros arquivos de configuração. Vou mostrar rapidamente a opção OpenVPN mas, de novo, basta usar direto o app deles também.
No gerador de configs pra OpenVPN basta dizer em que país quer conectar e ele vai gerar um .zip. Extraia esse zip e jogue na sua Home. O certo é executar o comando openvpn direto de dentro desse diretório porque ele precisa conseguir encontrar os arquivos de config, userpass, certificado, etc.
Só um pré-requisito que eu precisei fazer antes (no meu Manjaro/Arch) foi este:
sudo curl -o /etc/openvpn/update-resolv-conf https://raw.githubusercontent.com/masterkorp/openvpn-update-resolv-conf/master/update-resolv-conf.sh
sudo chmod +x /etc/openvpn/update-resolv-conf
Depois disso é só:
cd ~/mullvad_config_linux_us_mia
sudo openvpn --config mullvad_us_mia.conf
E pronto, agora se for num site como https://Whatismyipaddress.com consigo ver que ele me detecta em Miami:
A mesma coisa pode ser feita com Wireguard e a razão de eu ter testado OpenVPN é mais porque quando tento usar apps da própria vpn, como o NordVPN que eu usava antes, eu acho que ele é muito agressivo na configuração de rotas.
Eu tenho várias pastas montadas com CIFS no meu servidor de NAS local. Mas quando eu ligava o NordVPN, eu não conseguia mais enxergar meu servidor de arquivos local.
Não sei se o app da Mullvad faz assim também, mas aí eu preferi tentar OpenVPN primeiro e sim, agora eu consigo navegar pela VPN, mas consigo acessar meus arquivos no servidor local.
Enfim, o Mullvad é o melhor em termos de privacidade, achei ele bem barato, velocidade em VPN sempre vai ser pior do que sem VPN, lógico. Mas pelo visto a velocidade via Mullvad também está bem ok, como podem ver abaixo. Upload é ruim, ping é ruim, mas download é ok, então pra jogar não presta mas pra assistir YouTube é de boa.
Assim como eu não quero que roteamento da minha rede interna passe pela VPN, eu posso também restringir a VPN só pra alguns sites, como por exemplo, só pra quando eu navego pro https://X.com
Dessa forma posso manter a VPN ligada mesmo se quiser jogar com ping rápido. Pra isso tem que configurar Split Tunnelling.
Pra isso tem que configurar iptables ou dnsmasq e ... eu fiquei com preguiça então perguntei pro ChatGPT mesmo. Segue abaixo como fazer kkkkkk
Uma boa oportunidade pra aprender mais sobre redes né! Assista a playlist do meu canal Introdução a Redes
Lembrem-se: a Internet existe pra que a gente não tenha que se dobrar aos caprichos de autoridades idiotas.
E é isso aí, usem VPN!
ATUALIZAÇÃO (30/08)
Muita gente parece que não entendeu o que está acontecendo e muitos estão tratando como "bastava o Elon Musk obedecer a lei brasileira". Vou explicar porque todos dizendo isso estão errados.
Começa pela intimação enviada pelo STF ao Elon Musk:
É ilegal intimação de cidadãos estrangeiros por redes sociais. Simplesmente não pode. É ilegal.
Intimação deve ser feita por meio de carta rogatória, endereçada ao judiciário do país de residência e, logo, deve tramitar pelo judiciário competente de lá. Se passar por cima disso, é ilegal.
Portanto, intimar o Musk é nulo, pela nossa constituição. Anti-constitucional.
Esse processo inclusive atropela os tratados internacionais. De novo, ilegal, no mínimo fere a diplomacia.
Musk não deveria estar sendo processado pelo STF. Ele não tem foro privilegiado. portanto, mesmo se fosse válido isso de "obrigar a ter representante legal" só poderia ser feito por juiz de 1a instância. De novo, ilegal.
Lembram do caso do Lula, sempre começou desde a 1a instância, por isso levou meses. Devido processo. Ampla defesa. Tem que ser a mesma coisa agora. Não pode sair do STF, não é função deles.
Quanto não há devido processo, quando não há ampla oportunidade de defesa, partindo da 1a instância, só tem um nome pra isso: "abuso de poder". Toda e qualquer outra argumentação é nula frente a isso.
Mas além disso, vamos entender o resto:
O que o STF alega que o Musk não está cumprindo? Não ter representante legal no Brasil. Uau, que crime. Novidade: um monte de sites que você usa todo dia não tem, porque são de fora. O seu Pornhub e Xvideos e, olha só, a maioria das empresas de bet que todos gostam, também não. Não é justificativa, só estou citando isso porque muita gente está usando isso como argumento, mas na prática ninguém nunca ligou pra isso.
Mas ao contrário delas, o X tinha funcionários no Brasil. Ué. Que foram ameaçados de prisão! Sem julgamento. Sem devido processo. Só na canetada. Só nesses casos juiz trabalha. Fosse cidadão comum, vocês sabem, processos que levam meses ou anos. Mas em política acontece em 24h. Paga mais, né. Por isso o X foi obrigado a fechar as portas. Pra impedir seus funcionários de serem ameaçados e presos.
E por que seriam? Porque o X se recusou a censurar mais usuários do X e divulgou os documentos que receberam, com essas ordens ilegais. Isso inclui senador da república devidamente eleito e uma menina menor de idade. De novo, foram ordenados, sem julgamento, sem devido processo, a serem censurados só porque alguém quis. Isso não é lei.
Ou seja, agora o X não "cumpre a lei" porque não tem representante legal, porque quando tinha eram ameaçados de serem presos sem devido processo. Sim, é absurdo nesse nível.
O processo todo é tão mal feito que nos documentos oficiais eles intimidam Elon Musk como CEO do X, sendo que ele não é. A CEO é Linda Yaccarino. Todo mundo sabe disso. Sem contar todos os itens que já listei acima.
A provocação de hoje, foi bloqueando as contas da Starlink no Brasil, caso o X não apresente representante legal, que possa ser ameaçado aqui.
Qualquer um que tente justificar isso é um completo e total imbecil. Podem esculachá-los.
ATUALIZAÇÃO (30/08) Parte 2
Não demorou nada, o juíz lá decretou mesmo, na canetada, passando por cima de tudo. X.com será bloqueado no Brasil. Ele chegou inclusive a escrever na ordem que lojas de apps como da Apple e Google tinham obrigação de TIRAR APPS DE VPN das lojas. É esse o nível do absurdo.
Voltou atrás dessa parte, mas manteve que quem for pego usando VPN deverá pagar R$ 50 mil diários. Lógico, isso é mais uma ameaça a grandes influencers. Eles não tem competência pra monitorar todo mundo e sair dando multa em atacado. Não vai rolar. Isso é pra quem continuar noticiando contra.
E agora tem vários bots e desmiolados repetindo que isso é "legal" porque o Elon Musk não seguiu o Marco Civil e não trouxe representante legal no país. Isso é uma idiotice sem tamanho. Se você está repetindo isso, seu caso não tem salvação. Sinto muito, você é só muito burro, com sérios problemas de raciocínio.
Eu me desloguei do X, da minha conta oficial. Estou no instagram, Linkedin como akitaonrails.
Câmbio e Desligo.