[Akitando] #82 - "Os Rumores da Minha Morte foram Exageradas" ūü§£

2020 August 13, 10:00 h

DESCRIÇÃO

Depois de um longo período de descompressão, estou de volta!

O video de hoje vai ser bem mais curto que o normal mas eu explico porque.

Links:

Me siga nas redes sociais:

SCRIPT

Ol√° pessoal, Fabio Akita

Pois √©, eu to sumido faz mais de um m√™s e resolvi voltar devagarinho agora. Continuo de quarentena como deve dar pra ver pelo cabel√£o aqui e o video de hoje vai ser um pouco um bate papo em vez do normal de eu vomitar uma tonelada de conte√ļdo. E sim, se voc√™s notaram meu novo acess√≥rio podem ver que eu n√£o t√ī 100% tamb√©m. Quem me acompanha no Instagram sabe que faz mais de ano que eu ando de uniciclo el√©trico. Bom, isso √© o que acontece quando um deles d√° pane. Sim, eu tava de capacete e prote√ß√£o pras m√£os e pulsos. Felizmente eu consegui cair razoavelmente bem e isso aqui n√£o t√° quebrado n√£o. A parte mais importante que s√£o as m√£os t√£o funcionando, mas eu acho que tive uma distens√£o no bra√ßo. Eu pretendia voltar na primeira semana de agosto mas isso aqui vai me atrasar mais um pouco. Por isso o video de hoje √© bem mais curto que o normal tamb√©m.

De qualquer forma, eu resolvi dar uma pausa nos videos porque eu tava ficando frustrado. Isso √© uma coisa de como eu funciono, e eu tenho mania de testar o limite de algumas coisas, como voc√™s podem ver pelo meu bra√ßo. √Č uma coisa meio masoquista mesmo, sei l√°. Meu uniciclo vai at√© 35 quil√īmetros por hora, isso depois de desbloqueado, porque a trava de f√°brica era 25. Se voc√™ for√ßa mais, ele vai freando pra n√£o passar do limite. S√≥ que o freio tamb√©m aquece o motor, e minha teoria √© que o motor super-aqueceu e por isso deu pane. A mesma coisa aconteceu com meus videos, eu fui for√ßando. Eu comecei fazendo videos de 15 minutos. Da√≠ fui acelerando, videos de 30 minutos, 40 minutos, 1 hora, 1 hora e meia. Eu n√£o tenho muito freio, at√© a hora que super-aquece e d√° pane.

No caso dos videos, eu me dei burn out sozinho. Os √ļltimos videos tavam levando dias pra produzir. Sem brincadeira, acho que o ultimo video me custou facil umas 30 horas ou mais pra fazer. E isso n√£o √© minha atividade principal, √© um hobby. Eu j√° tenho um emprego que t√° indo super bem ali√°s, obrigado por perguntar. Mas achei interessante a coincid√™ncia do timing desse acidente. Mano, isso doeu bagarai, o maldito uniciclo literalmente fez panqueca de mim no asfalto. Mas, eu tamb√©m judiei bastante dele, pra aprender eu cai na rua v√°rias vezes como voc√™s devem lembrar se assistiram o video de A Dor de Aprender.

Eu tinha acabado de tirar o uniciclo da manuten√ß√£o, porque da √ļltima vez que eu capotei foi t√£o forte que a bateria come√ßou a inchar e precisei trocar. Mas acho que n√£o ficou 100%. Paci√™ncia, quando um cavalo te derruba n√£o tem o que fazer a n√£o ser sacrificar o cavalo. Por isso pra n√£o for√ßar mais, resolvi encomendar a vers√£o nova que vai at√© 55 km/h e tem suspens√£o. Me sigam no Instagram que eu posto l√° quando chegar. E sim, eu n√£o p√°ro s√≥ porque machucou. Acidente n√£o √© motivo pra parar, s√≥ pra reavaliar e dar o pr√≥ximo passo. Mesma coisa com burn outs.

Portanto não, o canal não morreu. Vocês não vão se livrar de mim tão fácil assim. De qualquer forma, o timing foi providencial porque não sei se vocês notaram, mas o canal acabou de completar 2 anos dia 7 de agosto. Eu ia voltar antes se não fosse pelo acidente, mas é uma boa hora pra eu desacelerar um pouco os videos também. Eu já ultrapassei os limites que eu tinha em mente e preciso voltar a um ritmo mais sustentável. Muita gente me pergunta porque eu não abro um Twitch quando eu estivesse jogando meus games, mas é por isso, eu fatalmente ia acabar tornando a minha descompressão, que é jogar, num trabalho, e aí não ia ser legal.

Um dos meus objetivos fazendo esse canal foi testar se era poss√≠vel fazer videos atemporais, ou seja, que n√£o s√£o motivados por propaganda ou tend√™ncias da moda s√≥ pra tentar atrair mais visualiza√ß√Ķes. Pelas minhas contas, se eu conseguisse lan√ßar videos semanalmente, sem interrup√ß√Ķes por 2 anos, e chegasse talvez a 10 ou 20 mil assinantes no primeiro ano e perto de 50 mil no segundo ano, a meta tava cumprida. S√≥ que por acidente acabou sendo 3 vezes mais que isso, estamos agora com uns 160 mil assinantes. Foi bem mais r√°pido do que eu imaginava. E a m√©dia de visualiza√ß√Ķes por video tamb√©m superou o meu m√≠nimo de 10 mil cada, ent√£o acho que alguma coisa eu fiz certo aqui. O pr√≥ximo teste era esse, se eu pausar o canal por um m√™s, como fica a volta? Vamos saber em breve.

Algumas pessoas ainda perguntam como eu fa√ßo os videos e pra isso eu recomendo que assistam o video de 1 ano do canal, onde eu mostro um pouco do processo, dos bastidores e equipamentos. Eu venho namorando equipamentos melhores faz algum tempo, na pr√°tica? N√£o importa. O tipo de videos que eu fa√ßo n√£o vai se beneficiar de coisas como uma c√Ęmera 4K ou maior, s√≥ vai aumentar meu trabalho: vai precisar de uma m√°quina mais forte pra editar e renderizar, e o resultado final vai ser basicamente a mesma coisa. Ningu√©m vai aprender mais vendo minhas rugas em 4K. O que faz diferen√ßa √© conte√ļdo. Se o conte√ļdo √© gen√©rico, que qualquer outra pessoa poderia fazer, ou se a frequ√™ncia dos videos √© ruim, n√£o importa se o equipamento √© bom, o resultado vai ser uma droga de qualquer jeito. O que o algoritmo do YouTube se importa √© a reten√ß√£o, a quantidade de horas que o video consegue segurar as pessoas. N√£o √© nem visualiza√ß√Ķes e nem assinantes.

Como eu consegui passar minhas metas, acho que vou continuar com o canal por mais tempo. Na verdade a meta foi batida no final do ano passado já. Essas férias de Julho que eu me dei foi pra me relembrar que o canal não é meu ganha pão. Ficar de burn out de graça não é divertido. Então provavelmente vou me frear um pouco mais pra não cansar tanto.

Se você é novo aqui e ainda não assistiu os videos anteriores, vale relembrar que este canal não é monetizado e eu não aceito patrocínios pra nenhuma ação comercial. Eu tenho recebido várias propostas, e acabo nem respondendo todas, mas assumam que a resposta é sempre não. E vai continuar sendo assim, porque não tenho como meta transformar o canal em outro business. A melhor forma de contribuir pra minha motivação é ajudando a compartilhar os videos.

A √ļnica propaganda que eu poderia fazer √© da minha pr√≥pria empresa que √© quem de fato paga as contas. Em dois anos eu nunca fiz, mas como este video √© at√≠pico, e o timing tamb√©m est√° bom, vou aproveitar pra fazer mais um teste. Eu evito fazer propaganda pra n√£o misturar as coisas mas tamb√©m porque o n√≠vel de aproveitamento costuma ser baixo. Mas vamos l√°, pra quem n√£o sabe eu tenho uma empresa de outsourcing de desenvolvimento de software chamada Codeminer. Faz quase 10 anos j√°. Antes da quarentena todo mundo trabalhava de um dos nossos 12 escrit√≥rios espalhados pelo pa√≠s. Todos os clientes se concentram ou aqui em S√£o Paulo ou em algumas cidades dos Estados Unidos como S√£o Francisco. Como eu disse a empresa t√° indo super bem, muito melhor do que o normal ali√°s, e por isso excepcionalmente hoje resolvi anunciar que temos v√°rias vagas abertas.

Sendo curto e grosso, se voc√™ tem experi√™ncia em tecnologias Javascript, tanto front-end como React ou back-end como Node, tamb√©m Ruby on Rails, Elixir e talvez Python e, principalmente, tem m√≠nimo de ingl√™s pra conversa√ß√£o e n√£o s√≥ leitura, mandem seu curr√≠culo pro nosso e-mail de contrata√ß√£o que est√° aqui embaixo: become @ codeminer42.com. Se voc√™ acompanha o canal sabe que n√£o √© de hoje que eu falo que ingl√™s √© importante. Da√≠ minha equipe vai entrar em contato pra fazer entrevista e passar um teste. Est√°gio s√≥ d√° se voc√™ estiver numa faculdade e estiver no √ļltimo ano. Eu expliquei no v√≠deo de Come√ßando na Carreira de TI que a lei exige intermedia√ß√£o de uma institui√ß√£o de ensino pra est√°gio.

Hoje temos uns 100 funcionários, quase todos desenvolvedores e não só não tivemos nenhuma demissão por causa da pandemia como faz meses que estou com muito mais demanda do que consigo atender. Não vou fazer nenhuma promessa porque vocês sabem que eu não gosto de conversa pra boi dormir, se seu objetivo é o mesmo que o nosso, que é evoluir na carreira e ser lucrativo, sem mimimi, com papo reto, mandem um e-mail e a gente vê o que rola.

E é isso aí, o video de hoje foi mais porque já passou mais de um mês e com esse acidente talvez fosse demorar mais pra voltar e eu não queria deixar vazio por tempo demais também. Por causa do meu braço ainda não sei se já semana que vem volto com mais video, mas me acompanhem nas redes sociais pra saber. A gente se vê, até mais!

tags: akitando

Comments

coment√°rios deste blog disponibilizados por Disqus