[Akitando] #68 - Entendendo Conceitos Básicos de CRIPTOGRAFIA | Parte 2/2

2019 November 26, 11:00 h

DESCRIPTION

Errata: em 12:08 eu escrevi "Script" mas é "Scrypt" (com "y"). E eu falei errado. Giga já é bilhão e Tera são trilhões! um Antminer S17 faz mais de 70 TRILHÕES de hashes por segundo!

Se você não assistiu a Parte 1, eu dei uma introdução à encriptação simétrica, algoritmos de hash como SHA256, HMAC. Se você já sabe essas coisas pode pular direto pra esta Parte 2.

Desta vez vou continuar no problema da tabela de usuários roubada por hackers e se você protegeu adequadamente. Passando por uma analogia de como Bitcoins são minerados e como os mineradores tem acelerado esse processo e o que isso tem a ver com algoritmos de derivação de chaves como PBKDF2, Bcrypt e outros, que diferença fazem comparados a algoritmos de hashing comuns como HMAC.

E finalmente vamos ver sobre Diffie-Hellman, RSA, os prós e contras e o que Curvas Elípticas adicionam a essa solução e como tudo isso forma o TLS e SSH modernos.

Seções:

Links:

SCRIPT

Olá pessoal, Fabio Akita

Pois bem, vamos pra parte 2 do tema de conceitos básicos de criptografia. Semana passada eu vomitei um tanto de informação, e espero que vocês tenham conseguido acompanhar. Esta semana não vai ser diferente. Portanto peguem papel e caneta de novo e preparem-se pra fazer muitas anotações.

Da mesma forma como na semana passada, a matemática é muito pesada, e eu não sou a pessoa mais indicada pra descer nos detalhes das provas matemáticas. Já vou me considerar com sorte se eu não confundi os conceitos durante as explicações. Se tiverem interesse, na internet existem centenas de documentações explicando toda a matemática em detalhes. Vale a pena dar uma olhada, porque se eu fosse tentar explicar em video, teria que fazer um outro canal inteiro do tamanho do Numberphile.

Recapitulando, semana passada falamos sobre encriptação de chave simétrica, falamos sobre algoritmos de hashing e message digest, falamos sobre derivação de chaves. Agora vamos continuar o assunto começando a mostrar as ramificações por cima disso.

Continuando a nossa historinha hipotética da tabela de senhas roubadas. Já estabelecemos que não devemos gravar senhas dos usuários em plaintext numa tabela em nosso banco. Também já estabelecemos que não devem ser encriptadas, e agora tentamos gravar o hash. Mas como já vimos, é fácil atacar com dicionários ou rainbow tables com hashes pré-calculados. E como ainda existe o paradoxo do aniversário que garante que existe uma boa probabilidade de colisões, é possível encontrar uma palavra que gere o mesmo hash da senha do usuário, mesmo que não seja exatamente a mesma senha. Pra evitar esses ataques, uma forma de mitigar é concatenar algum número grande junto com a senha e daí gerar o hash. Então pra cada novo usuário cadastrado, geramos esse número que chamamos de salt, daí fazemos o hash da senha prefixado com esse salt e gravamos o hash resultante no banco, junto com o salt. Daí vai ser mais difícil um ataque com rainbow tables pré-calculadas. Se você já fuçou o código fonte de qualquer sistema de autenticação, vai encontrar esse campo salt ou equivalente.

Então, resta ao hacker tentar calcular os hashes na hora, usando os salts, via força bruta, concatenando palavras de um dicionário com o salt que está na tabela, até achar um hash que tenha colisão com o hash gravado na tabela. Parece difícil, porém a geração de hashes pode ser acelerado. Aqui é mais uma especulação, nem sei se fazem isso. Mas faça de conta. Se você acompanhou a corrida pelo Bitcoin nos últimos anos deve ter ouvido falar que os tais mineradores acabaram com o estoque de GPUs do mercado em 2017. E que mineradores gigantes como a Bitmain criaram ASICs ou Application Specific Integration Circuits. Lembram o que eu falei dos FPGAs? FPGAs são circuitos programáveis via software, é como se eu pudesse “moldar” o hardware do chip como se fosse um chip feito sob medida. ASICs são exatamente chips feitos sob medida direto, direto da fábrica. Existem ASICs feitos exclusivamente pra gerar hashes específicos de mineração, os famosos Antminer S9 que é uma combinação de ASIC, FPGAs e processadores ARM como controladores. Pra dar uma idéia, um CPU topo de linha como o Intel Core i9 9900K tem o que chamamos de hash power, que é a potência de geração de hashes. São uns 478 hashes por segundo.

Parece bastante? Nah, isso é uma porcaria. Uma GPU pode ser usada pra gerar hashes mais rápido ainda. Uma NVIDIA TITAN X, arquitetura Pascal, que é a geração passada, consegue fazer 1.3 gigahashes por segundo, ou seja, 1.3 milhões de hashes por segundo. É ordens de grandeza mais rápido que uma CPU. E eu posso ligar mais de uma GPU no mesmo computador em paralelo. Mas isso também é uma porcaria, uma única unidade do Antminer S9 consegue fazer uns 14 terahashes por segundo, ou seja, 14 bilhões de hashes por segundo. Agora estamos começando a conversar.

Sem entrar muito nos detalhes de como Bitcoin funciona, o que chamamos de proof of work, que é o processo de assinatura de um bloco de Bitcoin é basicamente achar um hash especial desse bloco. Não é um hash qualquer, você precisa ir alterando um número dentro desse bloco que altera o hash final, até achar um hash que começa com um certo número de zeros à esquerda. Mas você lembra que eu falei que algoritmos de hash precisam embutir os princípios de confusão e difusão de Shannon, ou seja, se eu mudar 1 bit na mensagem original, mais da metade dos bits do hash precisam mudar, de forma que não seja fácil achar um relacionamento entre a mensagem original e o hash final. Se eu ficar alterando só um número dentro do tal bloco de transações de Bitcoin e refazer o hash, ele vai ser completamente diferente do hash anterior, de forma que o comportamento é parecido com a geração de um número pseudo aleatório. Então eu preciso ficar alterando esse um número do bloco e regerando hashes até conseguir achar um hash específico que tem a tal sequência de zeros à esquerda. Essa quantidade de zeros é o que chamamos de dificuldade da mineração.

E você imagina que um minerador precisa de muito hashpower, porque minerar é uma competição. Centenas de mineradores estão tentando assinar o mesmo bloco ao mesmo tempo. Quem achar o hash primeiro ganha um prêmio em Bitcoin, uns 12 bitcoins agora em novembro de 2019. Além do prêmio o minerador ganha as taxas de transação acumuladas nesse bloco. Quem perder, não ganha nada. Por isso quanto mais hashpower o minerador tiver, mais chances tem de achar o hash primeiro. E por isso se usa ASICs como o AntMiner e por isso só com GPUs ou CPUs você não tem chances de competir, porque estamos falando de pular de milhões de hashes por segundo com GPUs pra bilhões de hashes por segundo com Antminers.

Mas, não só de mineração de Bitcoins vive geradores de hashes. Imagine você colocar uma versão derivada de Antminer feita exclusivamente gerar hashes normais. Pra tentar achar a colisão via força bruta numa tabela de senhas roubada. Mesmo com salt, um equivalente Antminer pode ficar permutando num dicionário, concatenando cada palavra com o salt e gerar o hash na hora pra comparar. É um processo parecido com mineração de Bitcoins, mas pode ser usado pra tentar quebrar senhas via força bruta, à uma velocidade de bilhões de hashes por segundo por Antminer. E como cada Antminer custa só 3 mil dólares, imagine se eu colocar um data center de derivados de Antminer com o único objetivo de estourar senhas. Especialmente se forem senhas importantes como senhas de banco ou senhas de funcionários do governo americano.

Voltando à nossa história da tabela de usuários roubada, por isso mesmo, só fazer o hash de senhas, mesmo com o recurso de concatenar com salts antes de hashear, ainda oferece o risco iminente de encontrarmos colisões usando ASICs especializados. E agora o problema é outro, quanto mais rápido for a performance de um algoritmo de hashes, mais rápido esse ASIC hipotético conseguiria processar. Então existe uma outra forma de proteger. E é usando algoritmos de derivação de chaves com capacidade de adicionar dificuldade no processamento. Um dos mais conhecidos hoje é o Password-based Key Derivation Function ou PBKDF2. Como o nome diz ele é uma função que deriva chaves a partir de senhas.

Vamos entender, uma senha normal é normalmente muito fraca. Não importa se você acha que fez ela ser forte trocando “A” por arroba ou “I” por exclamação, essas coisas qualquer atacante já adiciona no algoritmo de força bruta pra quebrar sua senha. Parta sempre do princípio que sua senha é uma bosta. Por isso sistemas de autenticação baseadas em Kerberos, por exemplo, não usam sua senha diretamente, primeiro elas modificam sua senha num processo conhecido como key strengthening ou key stretching, literalmente fortalecimento e esticamento de chaves. Elas não são necessariamente a mesma coisa, mas pra esse vídeo vamos assumir que são. É basicamente o processo de adicionar um salt gigante, algo com mais de 64-bits de comprimento, e aplicar alguma função HMAC de hashes milhares ou centenas de milhares de vezes, um em cima do outro, e adicionar alguma entropia extra como o horário atual, algumas vezes no meio do processo.

Isso tem duas funções, a primeira é gerar uma nova senha mais forte e mais longa que você pode usar no lugar da sua senha curta e fraca. É uma senha derivada da sua, mas que vai resistir a rainbow tables e dificultar colisões. Mais do que isso, algoritmos como o PBKDF2 tem um fator de dificuldade, parecido em conceito com o processo de proof of work que é usado na mineração de Bitcoins. É literalmente quantas vezes você vai rodar o algoritmo de hash como um SHA2 ou HMAC-SHA1. Se você rodar dezenas de milhares de vezes, o algoritmo vai custar meio segundo, talvez até um segundo pra gerar o hash final.

Com o que falei até agora, você já deve estar entendendo porque é desejável um algoritmo custar caro pra gerar o hash. Eu mencionei a possibilidade de usar um similar a Antminer, um ASIC, pra quebrar senhas hasheadas com salts. Eu fico falando similar, porque na prática você não vai usar um Antminer de verdade, porque a lógica do circuito está feita especificamente pra lógica de proof of work de mineração de Bitcoin. Porém, com um FPGA ou desenhando um novo ASIC específico pra SHA256 por exemplo, ou no mínimo usando GPUs, você já está na casa dos milhões de hashes por segundo. Com um novo ASIC você poderia ir pra bilhões de hashes por segundo. Sabendo que o custo de desenvolvimento de hardware decai todo ano, em breve ficará acessível criar equipamentos assim muito barato, na China. Por isso começamos a migrar pra algoritmos de geração de hashes como o PBKDF2 que custa caro pra processar.

Mas essa não é a única solução, é uma corrida entre aumentar a dificuldade do algoritmo versus conseguirem criar hardware mais rápido com mais hashpower. Imagine o seguinte problema. Digamos que no cadastro de usuários do seu sistema, você resolveu se precaver e escolheu usar PBKDF2 com HMAC-SHA1 com um salt de 64-bits e com dificuldade de umas mil rodadas. Isso leva alguns milissegundos pra gerar o hash e é isso que você vai gravar no banco. Com hardware atual, isso levaria milhares de anos pra achar uma colisão. Dê mais 2 ou 5 anos, digamos que consigam fazer esse tal ASIC, barato, que comece a achar colisões. E se agora eu quiser aumentar a dificuldade e migrar todos os hashes pra usar SHA2, com salts de 128-bits e aumentar pra 100 mil rodadas? Eu não tenho como fazer isso, porque obviamente eu também não tenho a senha original do usuário.

Por isso, outra forma de mitigar que algumas aplicações implementam é atualizar o hash do banco quando o usuário se logar com sucesso da próxima vez, porque é só nesse momento que você tem a senha do usuário de novo. Daí pode gerar um novo hash com maior dificuldade e atualizar no banco. O hash de um PBKDF2 é o hash concatenado do salt, do número de iterações da dificuldade, por isso ele é bem comprido e por isso você não precisa criar outro campo na tabela só pra guardar o valor do salt.

Além de aumentar a dificuldade exigindo mais processamento, existem outras formas de mitigar. Por exemplo, o custo de memória RAM costuma ser proporcionalmente maior do que CPUs, ao longo do tempo. Elas diminuem menos rápido de preço. E se criarmos um algoritmo de hash que além de ser caro pra processar também exige um uso de memória bem elevado. E é isso que faz algoritmos como bcrypt, scrypt e outros novos como Argos2. Finalmente chegamos no bcrypt que muitos tutoriais hoje recomendam usar, seja em PHP ou Ruby, você vai achar bibliotecas e tutoriais que usam o bcrypt pra fazer o hash da senha. Assim como o PBKDF2 ele tem dificuldade configurável, então pra produção você deixa uma dificuldade elevada, mas pra sua máquina de desenvolvimento ou pra ambiente de testes com ferramentas de continuous integration, você deixa uma dificuldade baixa pra rodar rápido.

O bcrypt na realidade não é um algoritmo específico de hash, ele pode ser usado como uma função de derivação de chaves através de algoritmo de encriptação simétrica, no caso o cipher Blowfish. O Blowfish foi criado como uma alternativa mais segura e mais rápida que o DES. Lembram que falei dele no episódio passado? Na verdade, acho que qualquer coisa hoje em dia é mais seguro e mais rápido que o DES. O Blowfish tem uma característica importante que nos interessa: ele um custo de setup alto, ele precisa de 4kbytes de memória pra cada novo setup. Parece pouco, mas isso escala rápido e torna o Blowfish caro em termos de uso de memória. Vocês lembram que uma das formas de deixar o DES mais rápido era rodar o algoritmo três vezes por bloco. Pois bem, existe uma derivação do Blowfish chamado TwoFish que foi um dos finalistas na competição da NIST pra escolher quem seria o novo AES. Mas como falei no episódio anterior, quem ganhou foi o Rijndael.

De qualquer maneira, podemos usar o Blowfish pra gerar hashes. Isso é uma coisa que nem todo mundo sabe: hashes podem ser gerados a partir de algoritmos de encriptação de chave simétrica. O bcrypt é um exemplo disso, usando o Blowfish pra gerar hashes. Diferente do PBKDF2 você não precisa gerar e passar um salt porque o bcrypt gera um salt automaticamente, por isso se você rodar o bcrypt várias vezes em cima de uma mensagem, ele vai gerar hashes diferentes toda vez. E assim com o PBKDF2 você pode configurar a dificuldade, o custo dele. Inclusive o parâmetro se chama “cost”. Assim, quanto maior o custo, mais rodadas ele vai fazer e mais demorado vai ficar. Mas diferente do PBKDF2, só com um ASIC você não vai conseguir acelerar um ataque de força bruta porque além de hashpower você vai precisar de muita RAM, elevando o custo, e dificultando alguém tentar algo assim.

Existem outros sucessores ao bcrypt como o scrypt e Argon2, que foram desenhados especificamente pra serem mais caros ainda em uso de memória e dificultar ataques de hashpower via GPUs ou ASICs. Muitos frameworks web hoje usam o bcrypt porque ele é melhor que nada. Mas eu imagino que se alguém precisasse escolher o algoritmo de hash mais resistente e moderno seria ou o Argon2 que é o mais flexivel em termos de customização ou no mínimo o scrypt.

Concluindo a parte de como proteger senhas, sabemos que jamais, nunca, devemos gravar em plaintext. Também sabemos que não adianta encriptar a senha e gravar no banco. Aprendemos também que só usar um hash, seja um SHA256 ou um HMAC-SHA256 por si só, não vai resistir muito tempo a ataques de dicionários ou rainbow tables. Adicionar salts ajuda bastante, mas não vai ser resistente a ataques via hardware especializado como GPUs ou ASICs. Portanto, a melhor medida é usar um algoritmo de derivação de chaves que seja muito caro tanto em processamento quanto uso de memória como Argon2 ou scrypt, e de tempos em tempos, toda vez que um usuário se logar com sucesso, gerar um novo hash com uma dificuldade ainda maior e gravar no banco. Dessa forma mitigamos o máximo possível caso o banco de dados seja comprometido e os dados caiam na mão de hackers dispostos a quebrar suas senhas.

“Mas, meu site usa autenticação de dois fatores, só com a senha ele não vai conseguir entrar.” O grande lance de quebrar senhas não é pra usar só no seu próprio site. Um dos problemas com usuários normais é que eles usam a mesma senha em sites diferentes . Se num banco de dados de 1 milhão de pessoas, eu conseguir 100 mil senhas, são 100 mil possibilidades pra se usar em diversos outros sites que os usuários tenham contas. Por isso mesmo falamos que além de habilitar autenticação de dois fatores, cada conta em cada site que você tenha cadastro deve usar uma senha segura diferente. E por isso você devia estar usando ferramentas de gerenciamento de senhas como 1Password ou LastPass ou equivalentes. Eu faço isso, nenhuma conta minha tem senhas repetidas. Twitter, Facebook, GitHub, Instagram, Google, cada uma usa senhas de uns 40 caracteres aleatórios gerados por ferramenta, impossíveis de decorar.

Uma pequena tangente, eu já falei como muita gente confunde hashes de message digests, funções de derivação de chaves, ou mesmo UUID, GUID, IPv6, porque todos eles são strings com caracteres representando hexadecimais que parecem aleatórios. Existe ainda outro gerador que cospe strings que parecem bagunçadas que podem confundir, esse é o Base64. Base64 é uma ferramenta usada pra converter um binário em strings de texto. Cada caractere do base64 representa 6-bits, então três bytes de 8-bits são representados em 4 caracteres de 6-bits. Portanto sempre se lembre que converter um binário em texto via Base64 aumenta o tamanho final em pelo menos 20% se não forem comprimidos com gzip ou algo assim.

E porque eu preciso converter binários em texto? Simples, porque todo protocolo de internet como os de e-mail e mesmo HTTP são protocolos texto. Se eu quiser enviar um e-mail com um anexo que é um arquivo PDF ou word ou uma imagem, ele precisa converter em texto pra poder concatenar no corpo do e-mail. Sim, se você não sabia disso, todo e-mail é sempre 100% texto e todo binário precisa ser convertido em base64 pra ser anexado e por isso todo anexo de e-mail é mais pesado que o binário original, e por isso você deve evitar mandar anexos gigantes.

Eu acho que não preciso dizer isso a esta altura, mas eu fico pasmo toda vez que vejo um programador que acha que Base64 é uma forma de encriptação. Ela não é. Ela é só uma conversão simples de binário pra texto. Sem chave, sem entropia, sem nenhuma operação que bagunça seu conteúdo. Nunca use Base64 achando que está adicionando alguma dificuldade de obfuscação, pois não está. Base64 é trivialmente reversível do texto pro binário. Outro nome que talvez você veja por aí é ASCII armor ou Radix-64, mas é tudo Base64. A mesma coisa vale pra checksums ou CRC que é cyclic redundancy check, em resumo é um cálculo feito em cima de um número pra ver se algum dos dígitos está errado. Por exemplo, um código de barras de um boleto bancário tem um CRC, dessa forma é muito fácil checar se a pessoa digitou um número errado do boleto. Naquele códigozão que você digita no seu internet banking tem um CRC no final, que é um número calculado a partir dos anteriores. Digite um número errado e o CRC não vai bater. CRC também é útil pra checagem de erros no tráfego de pacotes de rede. O protocolo TCP tem uma checagem de CRC meio fraco, e por isso existe outra checagem na camada 2, no nível do frame de Ethernet por exemplo. É uma forma de rapidamente checar errors de transmissão causado por barulho ou interferência na rede por exemplo. Mas isso também não tem nada a ver com hashing ou encriptação.

Até agora tudo que falamos de encriptação depende de um componente: um segredo, ou uma chave. Pra coisas como encriptar seu HD, isso é suficiente. Quando você usa o BitLocker do Windows 10 Pro ou o FileVault do MacOS ou o LUKS no Linux, eles vão fazer um processo similar. Você começa providenciando uma senha que deveria ser forte. Mas como ao mesmo tempo você não quer esquecer a senha e perder acesso aos seus dados, provavelmente você vai acabar usando uma senha porcaria. Mas não tem problema, o sistema de encriptação vai gerar uma senha forte pra você, usando um salt gigante com um algoritmo de derivação de chave como o Scrypt ou PBKDF2 que, como já expliquei, são resistentes a ataques de força bruta ou dicionários e até ASICS. Aqui eu estou chutando, mas essa ainda não deve ser o segredo pra encriptação. Ele vai gerar outra senha forte, que seria o mount key. Esse mount key é que vai ser usado pra encriptar os dados do seu disco. E a senha forte derivada da sua vai ser usada pra encriptar o mount key.

Dessa forma, se amanhã você quiser mudar sua senha ou passphrase, você vai só mudar a derivação que abre seu mount key. E não precisaria decriptar e encriptar seu disco inteiro tudo de novo. Adicione ainda um token ou identificação biométrica como autenticação de dois fatores e você tem um pouco mais de segurança. Entenda que além dos seus dados, tem outra coisa importante que precisa ficar encriptado: o seu swap. O swap é como se fosse uma extensão da RAM em disco. Não dá pra saber o que tem nesse swap. Se alguém pegar seu swap lá pode ter o que tinha na memória das aplicações que estavam rodando na máquina. Números de cartão de crédito, mesmo senhas, ou outros dados sensitivos podem estar lá. Você gostaria que a memória também esteja encriptada.

A Intel, por exemplo, tem o SGX ou Safe Guard Extensions, em resumo ele garante que dados específicos que saem do processador pra memória já saiam direto do processador encriptados, colocados numa região específica da memória que chamamos de “enclaves” ou secure enclaves. Pense numa partição criptografada dentro da RAM que só é lida e escrita pela CPU e nem seu sistema operacional tem acesso, nem como root, nem como administrador nem nada. Não é 100% do que está na RAM mas só coisas específicas que você manda via uma API. É uma API que pode ser usada por softwares que precisem trabalhar com dados sensíveis como sua chave mestra, de forma que ela não fique nem por um milissegundo exposta na RAM em plaintext e suscetível a ser roubada dali por um malware.

Resumindo até agora. Falamos de algoritmos de hashing, tanto obsoletos como MD5 e SHA1 quanto mais novos como HMAC-SHA256. Falamos de derivação de chaves como Bcrypt e PBKDF2. De encriptação simétrica de chave. Coisas como o AES Rijndael ou Blowfish ou TripleDES que são todos algoritmos block cipher, por processarem um bloco de cada vez. Mas existem outros algoritmos como RC4 que são stream ciphers, que aplica processamento bit a bit em vez de bloco a bloco. Mas pros propósitos de hoje, só block ciphers é suficiente. Falta falarmos de encriptação assimétrica e troca de chaves.

Tudo que falamos até agora de encriptação depende de uma chave secreta, é a chave pra encriptar e decriptar. Dentro da mesma máquina tudo funciona. Mas e quando queremos mandar um ciphertext pra outra pessoa? Pra essa outra pessoa decriptar a mensagem ele precisa ter o mesmo segredo usado pra encriptar. Só que não existe nada mais inseguro do que trafegar uma senha pela internet. Essa senha vai ser certamente interceptada no meio do caminho e toda sua segurança vai por água abaixo. Queremos um jeito de criar uma chave na minha máquina e na máquina de outra pessoa, sem trafegar as chaves, de tal forma que o que eu encriptar com a chave que só eu tenha seja possível de ser decriptada com a chave que só a outra pessoa tenha. Esse é o conceito.

Pra simplificar vamos falar das duas mais importantes. Diffie-Hellman e RSA. Ambas cujos nomes são os nomes dos criadores, no caso Whitfield Diffie e Martin Hellman e no caso de RSA é Rivest, Shamir e Adleman. Vocês devem ter percebido que muitos algoritmos de segurança ganham uma derivação do nome dos criadores, mesma coisa com Rijndael que é o AES, por exemplo. E tanto Diffie-Hellman e RSA por coincidência tem minha idade, já que nasceram em 1977, o ano onde descobrimos que é possível trafegar comunicação encriptada sem o risco de trafegar uma chave secreta e eu argumentaria que é a partir desse ponto que a internet realmente se torna comercialmente viável e anos depois permitiria coisas como e-commerce.

Já avisando que felizmente é fácil explicar como esses algoritmos funcionam, mas vai ser impossível demonstrar “porque” eles realmente funcionam, falta matemática pra explicar aritmética modular, teorema de Euler, totientes e muito mais, então de novo, por hoje vocês vão ter que acreditar no que eu disser, mas eu recomendo que você pesquisem as provas matemáticas. Foi isso que diferenciou Diffie-Hellman, porque eles conseguiram demonstrar matematicamente a segurança do algoritmo.

Pra que serve Diffie-Hellman? Ele possibilita que duas pessoas consigam gerar duas chaves, separadamente, cada um gerando sua própria senha em sua própria máquina, sem nunca trafegar essas chaves. E eles garantem que, o que a chave de um encriptar, a chave do outro consegue decriptar. Conseguem entender as implicações? Todo mundo explica Diffie-Hellman usando cores ou números pequenos pra facilitar a explicação, então vou roubar a explicação da Wikipedia porque é bem simples.

Imagine duas pessoas na internet, Alice e Bob. Primeiro eles trocam duas informações públicas, de modo inseguro via internet mesmo, um número é o módulo p igual a 23, por exemplo, e uma base g igual a 5, e 5 porque ela é uma raíz primitiva módulo 23. Falei que precisa de aritmética modular. Daí Alice escolhe um segredo chamado azinho que ela não divulga pra ninguém, um número como 4. Agora vai complicar um pouco. Alice precisa calcular o g, que é um número público, elevado a esse azinho, que é secreto, módulo p, ou seja, 5 elevado a 4 módulo 23 que por acaso é 4 de novo, porque estamos usando números muito pequenos. Esse resultado 4, que vamos chamar de Azão, ela pode mandar publicamente pro Bob via internet insegura.

Agora o Bob também escolhe um segredo que ele não divulga, um bezinho igual a 3, e faz a mesma conta de g elevado a bezinho módulo p, ou seja, 5 elevado a 3 módulo 23 que é 10. Vamos chamar isso de Bezão e Bob pode mandar esse Bezão pra Alice via internet também, aberto. Alice agora pode computar o Bezão do Bob elevado ao azinho dela módulo p. Ou seja, 10 elevado a 4 módulo 23. Isso vai dar 18. E o Bob pode fazer o mesmo, pegar o Azão que recebeu da Alice, elevar com o segredo bezinho dele que é 3, e fazer módulo 23 e o resultado é 18 também. Pronto, tanto Alice quanto Bob compartilham o mesmo segredo 18 e esse número nunca trafegou pela internet, e mesmo sabendo o módulo 23, a base 5, o Azão 4 da Alice e o Bzão 10 do Bob é impossível chegar no segredo 18 que só os dois conseguem ter.

Uma pessoa que ouviu a comunicação no meio do caminho não tem como calcular o segredo. Essa é a propriedade de grupo multiplicativo de inteiros módulo p. Agora podemos fazer um derivação de chave desse segredo - ou no caso de um TLS/SSL eles fazem acho que só um hash simples via SHA2, porque acho que TLS antecede a criação do conceito de derivação de chaves. E esse hash pode ser usado como o segredo por ambos num algoritmo de encriptação de chave simétrica, como o AES, e trafegar mensagens encriptadas inviáveis de decriptar, como já expliquei antes sobre o AES. Relembrando que a idéia de fazer uma derivação de chaves via hashes seria pra esticar e fortalecer a chave.

Claro, esse exemplo usa inteiros miseravelmente pequenos, na realidade o tal módulo p vai ser um número primo gigantesco, digamos de 4096-bits. A dificuldade pra alguém de fora é descobrir qual número que podemos elevar o Azão ou o Bezão módulo p que vai nos dar o segredo. E pra achar esse número caímos no problema de logarítmo discreto, que é computacionalmente inviável de resolver, e esse é o problema que só um algoritmo quântico de Shor conseguiria tentar resolver, num computador quântico de mais de 4000 qubits, como eu já expliquei no episódio anterior.

Diffie-Hellman é bom pra criar chaves temporárias. Mas tem um problema, ele sozinho não tem como autenticar as identidades da Alice e do Bob. Por exemplo, uma terceira pessoa chamada Eve podia fazer um ataque man-in-the-middle, ou seja, toda comunicação da Alice passa pela Eve e ela devolve pro Bob e vice versa. Daí a Alice e a Eve acabam combinando o segredo via Diffie-Hellman e depois a Eve e o Bob combinam outro segredo. E pronto, ela participando desse processo vai produzir segredos conhecidos com os dois e consegue ao mesmo tempo ver a comunicação e repassar a comunicação entre os dois, de tal forma que Alice e Bob não percebam que a comunicação está sendo interceptada e repassada.

Pra evitar esse ataque de man-in-the-middle existe outro protocolo usado por cima do Diffie-Hellman que é o STS ou protocolo Station-to-Station que em resumo exige uma checagem de assinaturas entre os participantes, pra validar as identidades, antes de entrar no processo de geração de chaves secretas. E isso envolve o uso de certificações de chave pública, onde tanto Bob quanto Alice tem um par de chaves privadas e chaves públicas. Isso chamamos de chaves assimétricas.

Pra entender chaves assimétricas, vamos de uma vez entrar no RSA. Aqui a matemática fica mais difícil. Se você já gerou chaves públicas pra cadastrar no GitHub provavelmente teve que usar o comando ssh-keygen e normalmente o padrão é usar a opção RSA. Em resumo hiper resumido, o processo começa escolhendo dois números primos gigantescos, de novo lá pela casa dos 2048 bits. Na verdade os tutoriais todos devem estar recomendando você escolher 4096 bits. O primeiro processo envolve a multiplicação desses dois primos, esse é o módulo da operação. Daí você escolhe um outro número coprimo da função totiente de Carmichael pra esse módulo, esse vai ser o expoente da operação.

A chave pública é a combinação do módulo e do expoente. Agora você acha o inverso multiplicativo modular do expoente inverso módulo esse totiente. Essa é a chave privada. Nem se preocupe em saber o que é função totiente ou inverso multiplicativo modular. Se quiser entender toda a matemática vai precisar saber o que é o algoritmo de extensão euclidiano, teorema de Lagrange, e de novo o tal grupo multiplicativo de inteiros módulo p que usamos em Diffie-Hellman. Mas entenda só que a operação inicia com dois números primos gigantes, com ele você calcula a chave pública primeiro e dela deriva a chave privada, e por isso elas são relacionadas.

A propriedade mais importante é que tudo que você encriptar com a chave pública só pode ser decriptada com a chave privada, e vice-versa. A chave privada você guarda num diretório na sua máquina, com o máximo de permissões fechadas, tipo o que você tem no diretório .ssh em todo Linux. E a chave pública é a que você pode divulgar pra qualquer um e é o que você cadastra na sua conta no GitHub por exemplo.

Mas como Alice e Bob conseguem autenticar a identidade deles? Ou seja, como Alice que sabe que Bob é confiável e vice versa? Aqui entra o papel de um Central Authority ou CA, como uma Certisign. Todo sistema operacional vem pré-instalado com as chaves públicas de autoridades confiáveis como a Certisign, Sectigo, Digicert, GlobalSign e outros. Quando você clica no cadeado do seu navegador e for no caminho da certificação, você vai ver no topo um desses CAs. Você confia neles porque vieram de alguém confiável. O Windows veio da Microsoft, a Microsoft confia nessas CAs e seu navegador vai confiar nelas também. Confiança é uma cadeia. Pra duas pontas desconhecidas confiarem uma nas outras elas precisam de um terceiro que ambos confiam primeiro. Esse é o princípio.

A Alice começa mandando antecipadamente a chave pública dela pra uma GlobalSign por exemplo. A GlobalSign vai usar a chave privada dela pra assinar a chave pública da Alice. A chave e a assinatura são armazenados num pacote especial, tipo um template, que é o formato X.509. De novo, quando você clica no cadeado em algum site com TLS ele abre várias informações, e é isso que vem dentro de um certificado X.509. Mais importante, nesse certificado está a chave da Alice assinada pela GlobalSign. Mas o que é essa assinatura?

Aqui vou simplificar de novo. Pra assinar alguma coisa com uma das chaves considere que as chaves são números. Digamos que a chave privada seja o número 10 e a chave pública seja o número 4. Você pega caractere a caractere da mensagem que quer assinar e multiplica ela por ela mesma 10 vezes. Se o caractere em binário é o número 2, vamos fazer 2 vezes 2 vezes 2 … 10 vezes. Lembram que no começo determinamos um módulo? Então se o resultado dessa multiplicação for maior que o módulo, aplicamos o módulo nele e essa é a mensagem encriptada. Agora pra decriptar pegamos essa mensagem e de novo, caractere a caractere multiplicamos ela por ela mesmo 4 vezes, que é a chave pública do nosso exemplo. Repetindo, se o número for maior que o módulo, aplicamos o módulo no número e o resultado vai ser a mensagem decriptada. Esse é o poder da aritmética modular.

Quantas vezes vamos precisar multiplicar cada caractere da mensagem? Lembram que eu falei que a gente gera chaves de 4096 bits? Isso é 2 elevado a 4096 que vai dar um número da ordem de 1233 dígitos. É um número astronômico e nenhuma calculadora nem sua linguagem favorita vai conseguir multiplicar. Mas calma, não vamos usar esse numerozão não. Sempre temos um módulo n, lembram? Vai ser o numerozão módulo n. Ainda assim é um numerozão, mas ordens de grandeza menor. E vamos multiplicar cada caractere da mensagem elevado a esse numerozão módulo n.

Voltando ao exemplo, é assim que a GlobalSign usa a chave privada dela pra assinar a chave pública da Alice, e ela coloca o resultado, que é a assinatura, num certificado X.509 que a Alice pode agora mandar pro Bob. O Bob confia na GlobalSign e tem a chave pública dela pré-instalada na sua máquina. Com isso a chave pública da GlobalSign ele pode decriptar a assinatura do certificado e achar a chave pública da Alice dentro. Com isso o Bob pode confiar na Alice. Agora o Bob pode enviar mensagens com segurança pra Alice. Pra isso ele pode usar a chave pública da Alice pra encriptar uma senha secreta e só a Alice vai poder decriptar com a chave privada que só ela tem. Pronto, como em Diffie-Hellman ambos os participantes possuem a mesma chave simétrica pra iniciar uma conversa segura encriptada. Podemos usar um AES pra trafegar mensagens encriptadas.

De tudo isso temos alguns problemas. No caso do Diffie-Hellman sozinho, ele não tem esse mecanismo de CAs e um terceiro de confiança pra assinar as chaves públicas. Portanto ela não tem como garantir a identidade dos participantes. Com STS ou no caso o RSA que é mais usado, ambos os participantes tem chaves pré-criadas e pré-assinadas, e eles podem fazer esse processo de aperto de mão, ou handshake, pra validar a identidade. Se o Bob consegue abrir a identidade da Alice com a chave pública da GlobalSign, sabemos que Bob confia na GlobalSign e a GlobalSign confia na Alice então, por consequência, o Bob pode confiar na Alice, e agora temos autenticação comprovada.

Mas porque usar AES pra encriptar a comunicação em vez de só usar RSA direto pra fazer a encriptação de tudo? Porque RSA é computacionalmente muito caro. As chaves são enormes, de 4096 bits, e tem esse processo ridiculamente pesado de multiplicação caractere a caractere pelo módulo da chave de 4096 bits. Seria inviável encriptar um stream de Netflix via RSA, por isso trocamos por AES, que sabemos que é rápido e até acelerado via hardware na CPU. Além disso temos outro problema, forward secrecy. Digamos que no futuro alguém de fato construa um computador quântico funcional de mais de 4000 qubits e execute o algoritmo de Shor. Agora toda comunicação do passado que usou as mesmas chaves assimétricas estão comprometidas. As chaves são a identidade das pessoas e elas raramente mudam. Então tudo que foi encriptado nelas poderia ser decriptado no futuro, por isso falamos que RSA não tem forward secrecy.

Mas Diffie-Hellman tem, porque a idéia é gerar novas chaves secretas a cada sessão. Então o que temos aqui? E se usarmos RSA pra gerar chaves assimétricas, certificados X.509 pra ter as chaves assinadas por uma CA que todos confiam? Com isso podemos autenticar a identidade dos participantes. Daí podemos usar Diffie-Hellman pra trocar segredos que nunca trafegam. E finalmente podemos usar AES pra fechar uma conexão segura e rápida. Em resumo bem resumido é isso que é um TLS ou o que chamamos de SSL faz! E em outras combinações é o que um SSH também faz.

No caso do SSH você usa a ferramenta ssh-keygen pra gerar o par de chaves, daí copia sua chave pública pro arquivo authorized_keys no servidor. Agora quando tentar se conectar no servidor ele pode autenticar sua identidade. No caso mais simples não precisa de um CA porque se a chave pública tá no servidor, alguém de confiança teve que colocar lá e isso já é suficiente pra servir de autenticação. É como funciona no caso do GitHub também.

Tanto no caso de TLS quanto SSH existe uma etapa que é a negociação dos ciphers. Eles não usam só um cipher. Ah é, acho que eu não disse mas chamamos esses algoritmos de criptografia de ciphers. Quando eles fazem o handshake o servidor envia uma lista de combinações de ciphers que ele suporta, o navegador vê sua própria lista e eles escolhem uma combinação que ambos suportam. Isso é um Cipher Suite. As combinações da lista são como esse TLS_ECDHE_RSA_WITH_AES_256_GCM_SHA384. Puta monte de letrinha, mas agora acho que você já reconhece quase tudo. TLS é o protocolo. ECDHE é Elliptic Curve Diffie-Hellman Ephemeral. Diffie-Hellman você já sabe, Elliptic Curve ou falar já já. RSA é o sistema autenticação com chaves assimétricas que acabei de falar. AES 256 é como a encriptação vai ser feita. GCM é o modo de execução do AES, chamado Galois Counter Mode, que também vou explicar já já. Finalmente SHA384 é o algoritmo de hashing HMAC que vai ser usado pra verificação de integridade dos dados.

Sobre GCM, você precisa entender que todo algoritmo de encriptação de chave simétrica tem customizações pra serem mais flexíveis. Por exemplo, um erro ao usar TripleDES é usar ele em modo ECB, que é o padrão. Nesse modo o initialization vector, ou IV é nulo e se eu rodar a mesma mensagem pelo TripleDES ele sempre vai gerar o mesmo valor encriptado. Mas adicionando um IV na operação do primeiro bloco vai acontecer uma avalanche porque o bloco seguinte usa o resultado do bloco anterior, como eu já expliquei no ataque de extensão de comprimento. Daí o resultado encriptado vai ser bem diferente pra toda vez que você mudar o IV. É meio como a idéia de um salt, quando geramos hashes pra gravar no banco, como também expliquei antes. Usar o IV é o modo chamado de CBC, que é o recomendado no TripleDES.

O AES também tem modo CBC. Sem entrar em muitos detalhes o modo CBC tem esse requisito de um bloco anterior influenciar o bloco seguinte, em cadeia. Por isso não tem como rodar em paralelo. Já o modo GCM é um tipo de contador e a característica é que você pode encriptar blocos em paralelo, tornando o processo mais rápido. Além disso, o GCM tem características que tornam a encriptação mais segura também, daí você pode usar uma chave menor do que em CBC, ou seja, em vez de usar chaves de 256-bits, pode usar uma de 128 e ter relativamente o mesmo nível de segurança. Você já deve ter entendido que quanto menor a chave, menos trabalho os algoritmos tem, são ordens de grandeza menos multiplicações. E em comunicação via TLS em sites seguros, você gostaria que a comunicação fosse segura mas também fosse rápida, por isso existe a opção de escolher AES GCM.

Agora, EC ou Elliptic Curve. Em resumo resumido, tamos falando literalmente de uma função que gera um gráfico parecido com este aqui do lado, isso é uma curva elíptica. Tem bastante matemática pra entender as propriedades dessa curva, mas uma importante é que se escolhermos dois pontos quaisquer dessa curva e traçarmos uma linha reta, ela sempre vai interseccionar num terceiro ponto. Um dos pontos da linha que escolhemos vai ser a chave privada e o ponto de interseção vai ser a chave pública. Sim, curvas elípticas são usados pra gerar chaves assimétricas. Lembram que no caso de RSA o processo começa escolhendo dois números primos gigantes e depois faz várias derivações pra chegar na chave privada? Aqui, de forma simplificada, é traçar uma linha em cima do gráfico e temos nossas chaves.

A propriedade importante é que as chaves geradas através de curva elíptica são mais resistentes a tentativas de fatorar os primos com Quadratic Siege e General Number Field Sieve. Elas são técnicas matemáticas pra tentar fatorar o numerozão nos primos correspondentes, sem recorrer só a força bruta. Mesmo sem computador quântico e Shor existem outras tentativas matemáticas pra tentar chegar na fatoração de primos. Não é prático e muito menos rápido, então acalmem-se, seus porns e nudes ainda estão seguros. A geração de chaves via curvas elípticas cria chaves ainda mais fortes do que o RSA normal consegue criar, graças à essas propriedades da curva.

Portanto ECDHE, o que é isso? Elliptic Curve Diffie Hellman Ephemeral. Lembram que eu falei que só Diffie Hellman sozinho pode sofrer ataque de man-in-the-middle? E precisamos usar algo como STS? No caso, a parte do Elliptic Curve substitui a necessidade de STS e providencia autenticação ao Diffie Hellman. E lembram como eu falei que as chaves do RSA sofrem de forward secrecy porque as chaves nunca mudam? Por isso tem o Ephemeral no nome desse, porque eles geram chaves assimétrica pra cada sessão e depois elas são descartadas. Assim, mesmo se um dia alguém quebrar as chaves que estou usando na minha sessão de Pornhub agora, o atacante não vai conseguir quebrar as sessões do passado, que usaram chaves efêmeras. Agora combinamos Diffie Hellman com chaves efêmeras via curva elíptica pra trocar segredos e podemos combinar com RSA pra garantir a identidade. E continuamos usando AES pra encriptar os dados em si com as chaves trocadas com Diffie Hellman. Agora sim, esse é mais ou menos o TLS, que você pode conhecer como SSL que todo site e aplicativo usa hoje em dia.

Chaves geradas através de curvas elípticas estão sendo adotadas cada vez mais. É isso que é usado no algoritmo do Bitcoin pra gerar suas chaves. A Apple usa no iMessage. Empresas como DNSCurve usam no DNS. E como vimos na cipher suite de navegadores, eles também suportam. E mesmo em SSH hoje recomenda-se criar chaves com ed25519. Aliás ele tem esse nome porque usa a curva 25519 que é uma curva elíptica. Se você viu essa recomendação em algum tutorial talvez não tenha entendido até hoje porque mandam usar ed25519 em vez de RSA, e porque o tamanho da chave é menor de uns 256 bits em vez dos 4096 bits que se recomenda pra RSA. Agora você já deve ter entendido. Como falei antes, as chaves de curva elíptica são mais fortes, e por isso podem ser menores. E sendo menor você também já sabe: muito menos multiplicações, o que significa uma encriptação mais rápida. Com o aumento na adoção na maioria dos lugares, hoje em dia, se for gerar chaves com ssh-keygen, escolha ed25519 em vez de RSA. O GitHub, por exemplo, suporta. Você vai notar como a chave pública que ele gera é bem mais compacta, justamente porque a chave é menor.

E agora você consegue entender todas as letrinhas que aparecem nos cipher suites dos navegadores. De qualquer forma, mesmo curvas elípticas ainda não são resistentes a um futuro ataque com Shor em computadores quânticos. Mas como eu expliquei no episódio anterior ainda estamos bem longe disso. E existem vários algoritmos novos na categoria de pós-quânticos que não dependem da dificuldade de fatorar primos.

Mesmo Curvas Elípticas continuam sendo suscetíveis a ataques de um possível futuro computador quântico também. Mas existe uma evolução disso que é o Supersingular Isogeny Graph. Parafraseando da Wikipedia, gráficos de isogenia supersingulares são classes de expansores de gráficos que aparecem em computação da teoria dos números e foram aplicados em criptografia de curva elíptica. Os vértices representam curvas elípticas supersingulares sobre campos finitos e as bordas representam isogenias entre curvas... Pronto, fodeu, eu não consigo nem ter um insight de como isso funciona. Mas, uma das propriedades importantes é que ele consegue ser mais seguro ainda com chaves ainda menores e é considerado pós-quântico. Quer dizer que é resistente aos algoritmos quânticos. Repetindo o que eu disse no episódio anterior, o mundo da criptografia não pretende ficar de braços cruzados esperando o computador quântico chegar. Povo tá antecipado. Em criptografia você sempre precisa estar um passo à frente.

E com isso fechamos o tema de conceitos básicos de criptografia. E eu não estou brincando, tudo que eu disse até aqui é o básico do básico de criptografia, especialmente se você tem interesse em criptanálise. Um dos campos da computação onde matemática é absoluto é criptografia. Mas mesmo sem saber a matemática toda, a intenção foi expor vocês a todos esses jargões e como eles se relacionam uns com os outros. Espero que agora você tenham uma noção melhor de onde cada jargão é usado, o que significam, quais os pontos fortes e fracos, e também porque você não deve sair tentando criar soluções que envolvem criptografia. Os ataques que eu falei aqui são todos “simples” pros especialistas e hackers. White hats e Black hats estão usando isso e coisas mais avançadas no arsenal deles. Novamente, eu tenho certeza que todo mundo ainda tem um monte de dúvidas, mas não deixem de discutir nos comentários abaixo. Se curtiram o vídeo mandem um joinha, compartilhem com seus amigos, assinem o canal e não deixem de clicar no sininho pra não perder os próximos episódios. A gente se vê, até mais.

tags: pbkdf2 bcrypt scrypt argon2 pki diffie-hellman rsa elliptic-curve shor tls ssh akitando

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus