[Akitando] #17 - O Mundo Hoje É PIOR?

2018 October 12, 17:00 h

Disclaimer: esta série de posts são transcripts diretos dos scripts usados em cada video do canal Akitando. O texto tem erros de português mas é porque estou apenas publicando exatamente como foi usado pra gravar o video, perdoem os errinhos.

Descrição no YouTube

Se você acompanha as redes sociais, sua percepção é de que o mundo está cada vez pior, cada vez mais perto do apocalipse. Neste episódio vamos ver quão perto estamos chegando do fim!

Será que Thanos estava certo e precisamos exterminar metade da população do universo?

Links:

Script

Olá pessoal, Fabio Akita

Este vídeo provavelmente será o único desta semana, porque em vez de quebrar em 2 episódios decidi fazer um vídeo maior. Porque considero este assunto muito importante. Quero pedir um pouco de paciência hoje, mas acho que no final vai valer a pena. Vamos lá.

O mundo hoje parece estar constantemente piorando. Estamos em 2018 e existem tantos lugares enfrentando pobreza absoluta. Muitos lugares onde as mulheres não tem chances. Corrupção escalando pra níveis vergonhosos. Guerras e conflitos sem fim. Constante medo de terrorismo, caos social, altas taxas de mortalidade infantil. Até a mãe natureza parece estar contra nós. E isso sem contar o explosivo aumento populacional. Já somos mais de 7 bilhões de pessoas na Terra e muito em breve já seremos 10 bilhões! O que vamos fazer? E, mesmo sabendo que a idéia de Thanos de acabar com metade da população pra resolver os problemas seja errado, muitos em silêncio começam a acreditar que genocídio seja uma solução!

Se você vê as notícias, o mundo parece ruim e piorando né? Pensando nisso, quero iniciar este episódio com 5 perguntas que vocês talvez já saibam as respostas. Vamos a elas:

Onde a maioria da população do mundo vive? A: países de baixa renda C: países de alta renda B: países de renda média

Nos últimos 20 anos, a proporção da população do mundo vivendo em extrema pobreza … A: dobrou B: se manteve mais ou menos a mesma C: diminuiu pela metade

No mundo todo, homens de 30 anos de idade gastaram na média, 10 anos na escola. Quantos anos mulheres de mesma idade gastaram na escola? A: 9 anos B: 6 anos C: 3 anos

Quantas das crianças de até 1 ano de idade no mundo hoje foram vacinadas contra alguma doença? A: 20% B: 50% C: 80%

Especialistas de aquecimento global acreditam que, nos próximos 100 anos, a temperatura média da Terra vai … A: ficar mais quente B: ficar a mesma coisa C: esfriar

Vamos lá, vocês já sabem as respostas pra tudo isso não sabem? Se essa introdução fez você querer desligar o vídeo antes de cortar os pulsos, não desliguem ainda, acho que você vai se surpreender …

(...)

HA! É lógico que não é tão simples assim. Vamos ver porque você está errado na maioria das coisas que pensa e porque a solução de Thanos não resolve o problema mesmo se fosse posto em prática.

Vamos às respostas.

2 Onde a maioria da população do mundo vive? (B: países de renda média)

Muita gente ainda pensa que o mundo é dividido em baixa renda e alta renda, pobres e ricos. No fim dos anos 70 era essa a estatística (imagem). Mas o mundo hoje vive no meio do caminho. Significa que estamos avançando.

3 Nos últimos 20 anos, a proporção da população do mundo vivendo em extrema pobreza … (C: diminuiu pela metade)

Parece inconcebível pra muita gente, parece retórica. Pense comigo: a extrema pobreza caiu pela METADE. No MUNDO. Em 20 ANOS!

10 No mundo todo, homens de 30 anos de idade gastaram na média, 10 anos na escola. Quantos anos mulheres de mesma idade gastaram na escola? (A: 9 anos)

Significa que estamos chegamos à igualdade de gêneros? Não, não. Muito longe disso. Mas significa sim que andamos um longo caminho desde a era onde homens e mulheres viviam em dois extremos completamente diferentes. E essa evolução não começou ano passado, na Califórnia, via Twitter.

Quantas das crianças de até 1 ano de idade no mundo hoje foram vacinadas contra alguma doença? (C: 80%)

Tem noção do que esse número significa? Que a enorme maioria, quase todos os bebês do mundo hoje são vacinados. É outra concepção revolucionária. Significa que quase toda a humanidade hoje tem algum acesso a serviços de saúde básicas. Mas muito pouca gente sabe disso, na média só 13% das pessoas acertam essa pergunta.

Especialistas de aquecimento global acreditam que, nos próximos 100 anos, a temperatura média da Terra vai … (A: ficar mais quente)

Se você se saiu mal, não se preocupe, você não está sozinho. Essa última pergunta sobre aquecimento global é a única que a maioria das pessoas acerta. Pense assim, se eu for no zoológico e mandar os .. pinguins escolherem, na média eles vão responder perto de 33% (um terço) em cada opção. A maioria da população, especialmente dos países mais ricos, tá pior que os pinguins. E os pinguins não veem Twitter. Talvez essa seja uma das respostas.

Em 7 de fevereiro de 2017 morreu um dos meus heróis pessoais. O professor sueco Dr. Hans Rosling, da GapMinder. Um homem genial que confirmou e me deu material para solidificar uma conclusão que eu achava que podia estar errada na minha cabeça: existem ainda grandes problemas no mundo, problemas que vão levar décadas pra serem solucionados. Mas no geral o mundo hoje está melhor, não perfeito, mas melhor e ficando ainda melhor.

As perguntas que fiz acima são da introdução do livro que ele ajudou a escrever pouco antes de morrer e que eu recomendo muito pra você, pra toda sua família e amigos. Factfulness, o livro que Hans escreveu com o auxílio de seu filho e sua nora, que gastaram os últimos 15 anos juntando fatos reais, dados estatísticos do mundo inteiro, de diversas fontes, pra criar um dos melhores bancos de dados que mede a história recente da humanidade, acessível hoje pelo site GapMinder.

Me deixe mostrar um dos seus trabalhos para vocês começarem a entender..

(video …)

Eu assisti esse vídeo primeiro em 2009, a versão acima é de 2012. Mas e hoje em dia? Como estamos? Vamos pegar a partir de 2009 e seguir até hoje para ver:

(site)

Yep continua seguindo a tendência que o Hans falou. A menos que comece a Terceira Guerra Mundial ou uma nova epidemia do tamanho da Febre Bubônica, no geral, tendemos a continuar nesse crescimento.

No YouTube mesmo você vai encontrar diversas apresentações de Hans que mostram mais dados e argumentos objetivos para que de uma vez por todas você tire da sua cabeça essa noção precária que o mundo está necessariamente ficando cada vez pior.

População. É um problema? Genocídio é a solução? Não e não é porque é inumano, mas porque é economicamente burro. Se o mundo fosse estático e nada evoluísse e não houvesse tecnologia e inovação, mesmo matando metade da população pra ficar “perfeitamente balanceado como todas as coisas deveriam ser”, nada ia mudar. Você sabia que até mais ou menos os anos 1960 a população do mundo era 3 bilhões e crescemos para 7 bilhões hoje? Em pouco mais de meio século, a população dobrou. Mate metade da população. Daqui meio século dobramos de novo.

Então estamos ferrados? Vamos ter que castrar metade da população? Não sejam ridículos. É o que se leva a acreditar se você só leu livros como The Population Bomb, de Paul Erlich, de 1968. 1968!! Nossos livros de história e nosso entendimento da sociedade estão defasados! 40 anos em muitos casos! E todo mundo continua repetindo as mesmas estatísticas defasadas.

Se você olhar a Wikipedia do Brasil, ela está errada!!! Olha isso: 75% da população com menos de USD 2 por dia?? É mentira. 1 bilhão de pessoas, dos 7 bilhões, vivem com USD 1 por dia ou menos, a extrema pobreza. 12.5% é completamente diferente de 75%. Parece propaganda política onde a gente ouve falar que tem “mais de 400 milhões de brasileiros na extrema pobreza …” :-D

Mas, e o descontrole de natalidade?? Até quando a população vai crescer?? Hans explica isso:

(... video)

Você sabia que já atingimos o pico de crianças? 2 bilhões. Vamos atingir 11 bilhões de pessoas até o fim do século. Mas quem vai preencher os 3 bilhões que faltam não são mais crianças.

(... video)

São adultos, as crianças de hoje que vão virar adultos. E à medida que o mundo melhora, naturalmente as famílias pulam de muitos bebês pra poucos, de 8, 5 pra média de 2. Já estamos em 2.5 na média. 2 crianças pra 1 casal, essa é a média, e dali em diante “estimamos” manter em 11 bilhões. Porque? Porque nós não estamos parados. Passamos da revolução na agricultura, pra revolução industrial, e estamos continuamente evoluindo. Toda conclusão que você tira baseado que o mundo vai continuar igual daqui 100 anos, está errada. Segundo a previsão de 1 século atrás, não deveríamos ter conseguido entrar no século XXI.

E se você viu meus vídeos sobre a Coréia, já sabe de outra coisa. Onde estão esses 7 bilhões de pessoas? 1 bilhão nas América, 1 bilhão na Europa, 1 bilhão na África, 4 bilhões na Ásia! Sim, mais da metade do mundo vive no Oriente, não no Ocidente. E onde estarão esses 3 outros bilhões? Nas Américas e Europa já está quase estabilizado, as 2.5 a 2 crianças por casal. Na Ásia ainda vão surgir 1 bilhão e na África 2 bilhões, esses são os 11 bilhões totais. E finalmente a taxa de natalidade no mundo vai estabilizar perto de 2 crianças por casal. E pouco depois disso, é muito provável que o 1 bilhão abaixo da linha de extrema pobreza ultrapasse essa linha e continue crescendo.

Lembra a pergunta sobre a extrema pobreza e como ela vem diminuindo? Quero que você se lembre de um conceito importante: Qual é o estado natural da igualdade humana?

É a pobreza absoluta.

A humanidade não surgiu do nada, viemos evoluindo por milhões de anos, desde o primeiro ser unicelular, até nossos antepassados, dos australopitecos até o Homo Sapiens. Se você é do tipo que acha que deveríamos voltar a viver como os antepassados, ligados à natureza primitiva porque era “melhor”. Sabe porque antigamente as famílias antigamente tinham 6 filhos ou mais? Porque a natureza matava 4 de 6 filhos e a expectativa de vida no geral era metade do que é hoje.

E os resultados que Hans mostrou acima não foi graças a nenhum grande general, imperador, rei, monarca, ditador, estadista ou salvador da pátria. Não coincidentemente foi a primeira vez, na história da humanidade, em que tivemos um pequeno período de tempo pra tentar uma coisa nunca antes vista: tivemos liberdade pra inovar.

Por que eu acho esses números e essa perspectiva importante? Pra que você páre de achar que o mundo é a generalização do sensacionalismo que você vê na TV ou pior, nas redes sociais de “influenciadores” que você segue todo dia. Se continuar olhando o mundo por essas lentes, sua visão de mundo será sempre pessimista, será sempre achando que as pessoas tão virando animais, que esse mundo não vale mais o seu esforço. É quando você começa a achar que a única saída é um Thanos. Em vez de ser cínico com o mundo, torne-se cético com o que você consome. Mais acesso a informação de baixa qualidade é tão ruim ou pior que pouca ou nenhuma informação.

Mas como eu sei que todas essas previsões estão certas? E se você viu meu vídeo sobre Priorização eis um novo exemplo: nós não sabemos, ninguém pode ter certeza do futuro, isso é impossível. Tudo que eu mostrei aqui, como o próprio Hans repetiria, não são previsões, são estimativas. Lembra? São duas palavras distintas. Estimativas são ordens de grandeza, tendências a partir de dados passados. Nem eu, nem o Hans estamos afirmando que é exatamente isso que vai acontecer. Nem estamos dizendo que podemos sentar em berço esplêndido e não fazer nada porque tá tudo predestinado a dar certo. Essa seria uma conclusão idiota. Da mesma forma, se você ainda tem uma “opinião” contrária, você tem somente isso: uma estimativa. Nenhum “especialista” pode prever isso. Mas eu estou argumentando que os dados da GapMinder são muito melhores do que a do seu político ou twiteiro de estimação.

Notícias boas, como 80% das crianças até 1 ano tendo mínimo acesso a vacinas não vende ads no blog. Dizer que vacinas podem ser ruins vende ads. Noticiar que na média as mulheres estudam quase o mesmo tanto que os homens de mesma idade já faz anos não vende ads, dizer que nada mudou e existe guerra de gêneros vende ads.

A quem beneficia repetir que o mundo é horrível e as pessoas são horríveis? Beneficia quem vende soluções mágicas, estalares de dedos, salvadores da pátria. Beneficia quem quer colher frutos sem plantar, sem se esforçar. Duvide qualquer um que está dividindo o mundo entre nós e eles. Guerras vendem notícias. O objetivo deste vídeo não é dizer que o mundo é colorido e perfeito. Longe disso. É sim enfiar na sua cara o fato que gente que estuda, gente que trabalha, gente que produz, estão tornando essa revolução possível. E até o fim deste século, com muito trabalho, muito suor, e muito esforço, o MUNDO ainda vai nos surpreender.

Os dados apontam que estamos ainda na direção certa. Esse é meu recado e o que eu espero pro futuro. E eu não estou esperando sentado, eu estou fazendo o possível para colaborar com esse caminho, produzindo. Que tal fazer parte desse caminho? Construir em vez de destruir?

O que vocês acharam deste vídeo? Consegui mudar pelo menos um pouco sua visão de mundo? Não deixem de comentar abaixo. Se gostaram desse vídeo mandem um joinha, assinem o canal e não deixem de clicar no sininho pra não perder os próximos vídeos. A gente se vê, até mais!

tags: hans rosling population thanos gapminder akitando

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus