[Casa do Código] Livro: Introdução à Computação: Da Lógica aos jogos com Ruby

2015 June 27, 11:23 h

Estou um pouco atrasado com meu review mas antes tarde do que nunca. Alguns dias atrás a Casa do Código lançou um novo livro para iniciantes que querem começar no mundo da programação.

Hoje existem muitos tutoriais na Web para aprender todo tipo de truque de programação. Para muitos, programar se tornou um processo de:

  1. pesquisar no Google, Stackoverflow ou outros fórums
  2. copiar o trecho de código e colar no seu próprio código
  3. lucrar

Isso é pouco, é muito pouco, é um enorme desserviço ao mercado de programação. Não há nada errado em copiar e colar trechos de código, até mesmo programadores realmente experientes fazem isso por conveniência muitas vezes. Mas é muito errado quando o programador faz isso sem ter consciência do que está realmente fazendo. E faça isso muitos anos, isso não o torna "experiente" em programação, meramente o torna uma máquina velha de copiar e colar.

Programação tem fundamentos, como qualquer profissão de prática. Derramar tinta na parede não o torna um pintor impressionista, apenas um péssimo pintor de paredes. Meramente copiar e colar código não o tornar um programador, apenas um digitador. Não há valor num profissional desse tipo, pois ele é imediatamente substituível.

Livros e tutoriais que ensinam os famosos "procedimentos" de baixar, instalar, digitar hello world e dizer que isso é o fundamental servem para quem já tem base de programação, para todos os outros não agrega em nada.

Um livro como o que o Guilherme Silveira escreveu tem a audácia de fazer o que a grande maioria dos autores não tem coragem: dar um passo pra trás. Ensinar fundamentos não é nem de perto tão "glamuroso" como escrever um tutorial de uma nova biblioteca ou nova linguagem. Porém é o que a maioria esmagadora das pessoas que se auto-intitula "programadores" realmente precisa: conhecimento fundamental.

Esse tipo de conhecimento indepente da linguagem que está usando. Ela é universal. Mais do que isso, ela forma a linha de raciocínio sobre o qual você vai conseguir assimilar novos conhecimentos mais rápido e com mais eficácia, por isso é tão importante.

Livros desse tipo tendem a ser extremamente chatos por ser um conteúdo bastante teórico. A idéia do Guilherme para atingir esse objetivo sem ser chato foi escolher uma parte desse fundamento que é o mais essencial, criar exercícios que levam a pequenos jogos e com uma narrativa mais próxima aos tais tutoriais de Web que mencionei, conseguir explicar um conhecimento fundamental.

E como conhecimento fundamental, o que o livro do Guilherme oferece pode ser claramente entendido já pelo índice:

No fim o Guilherme adiciona instruções para instalar o Ruby e algumas dicas de como continuar estudando para evoluir além do conteúdo do livro.

O livro é bem simples de seguir, a idéia de usar pequenos jogos que vão aumentando de dificuldade para explicar conceitos fundamentais torna o estudo muito mais interessante e se você estudar e seguir até o final pode ter certeza que vai estar melhor equipado para se tornar um programador melhor.

Continue estudando!

tags: book learning beginner

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus