[Small Bites] Trocando de SASS para SASSC e colocando no Heroku

2015 May 15, 13:07 h

Obs: libsass não necessariamente é 100% compatível com Sass-Ruby ainda. Em muitos casos você não deve ter problemas (teste!) Mas fique de olho nesta tabela comparativa de compatibilidade. No instante da publicação o libsass 3.2 está a 98.53% de compatibilidade!

Nada foi mais disruptivo no mundo de desenvolvimento de stylesheets do que o advento do SASS em 2007. Sim, faz 8 anos, e sim, estou exagerando, CSS 3 foi bem mais disruptivo, mas vocês entenderam! A menos que eu esteja enganado foi quando se entendeu também que era possível transformar uma linguagem tosca (CSS 2) em algo bem mais trabalhável, foi o início do uso do conceito de transpilers para Web.

Por todos esses anos o Sass, escrito em Ruby, serviu seu propósito muito bem, mas sabemos que ele é um dos calcanhares de aquiles quando fazemos deployment de projetos Ruby. Em paralelo se iniciou uma reimplementação em C (libsass) para tornar o Sass não dependente de Ruby (agnóstico de linguagem) e com performance mais adequada.

O pessoal de Node e outras linguagens já usa o libsass em pacotes como o node-sass. É hora do filho pródigo retornar à sua casa. Para usar em projetos Ruby on Rails precisamos fazer o seguinte:

Atualizar o arquivo Gemfile e trocar sass-rails por sassc-rails:

1
gem 'sassc-rails'

Rodar o bom e velho bundle install e adicionar um arquivo chamado .buildpacks à raiz do seu projeto:

1
2
https://github.com/djmattyg007/heroku-buildpack-sassc.git#1.1.0
https://github.com/heroku/heroku-buildpack-ruby.git#v137

Então execute a seguinte linha de comando:

1
heroku config:add BUILDPACK_URL=https://github.com/ddollar/heroku-buildpack-multi.git

O conceito é simples: todo container do Heroku é configurado através de uma buildpack (que controla os fluxos de compilação e lançamento). O Heroku escolhe o padrão correto para sua aplicação. O que fizemos acima foi substituir por um Custom Buildpack. Uma das alternativas seria fazer um fork do buildpack de Ruby e adicionar o libsass. Por outro lado já existe um buildpack só com o libsass e podemos criar um slug com duas buildpacks usando a buildpack "heroku-buildpack-multi" criada pelo @ddollar.

Ou digamos que gostaríamos de rodar uma aplicação Ruby mas queremos ter dependências de Node ou Python para executar alguma coisa específica durante o deployment, basta adicionar outras buildpacks ao arquivo .buildpacks.

Enfim, com isso vamos conseguir reduzir consideravelmente (depende da quantidade de stylesheets que você tem no seu projeto) o tempo de cada deployment.

tags: learning rails heroku front-end

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus