Rubyconf Brasil 2013: Conheça Luis Cipriani

2013 August 27, 10:00 h

Luis Cipriani

Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade. Vá ao site oficial para se cadastrar agora mesmo! A conferência inicia no dia 29 de Agosto. A contagem regressiva está chegando ao fim! Já é depois de amanhã! Ainda dá tempo, inscreva-se agora!

Este é o 6o ano consecutivo onde a Locaweb e eu organizamos mais uma grande Rubyconf no Brasil. Muitas empresas estabelecidas e startups de tecnologia estão apoiando a conferência enviando grandes desenvolvedores.

Conheça o Twitter, oras, acredito que dispensa apresentações. Luis Cipriani recentemente se juntou a eles como Partner Engineer in Brasil, depois de uma longa estada na área de pesquisa e desenvolvimento da Editora Abril. É um especialista em diversas tecnologias mas em particular sobre APIs e infraestrutura.

Não perca sua palestra precisamente às 13:15 do segundo dia do evento. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

"Sua palestra será APIs e infraestrutura, uma coisa que a maioria dos desenvolvedores web não conhece direito embora devesse, poderia explicar quais são os requerimentos que ele deve entender o que você vai apresentar?"

Cipriani: HTTP Caching é um assunto que todo desenvolvedor Rails acaba tendo que lidar um dia, a parte boa disso é que você pode aprender e ficar experiente de forma incremental, aplicar primeiramente os Headers de HTTP básicos é suficiente para obter bons resultados e à medida que você precisar de um controle maior sobre o modo como os recursos são cacheados ou expirados, sempre há técnicas avançadas para aprender. Porém, eu recomendo que pelo menos um conhecimento básico do protocolo HTTP para aproveitar melhor os insights que vou apresentar.

"Muitos desenvolvedores adorariam se tornar tão experientes e fluentes rm Ruby como você. Quais foram as dificuldades que teve que ultrapassar para se tornar um grande desenvolvedor? Algumas dicas para iniciantes em Ruby?"

Cipriani: Primeiro e mais importante, não acredite que você seja um ótimo desenvolvedor, mesmo que alguém te disser isso. Sempre se sinta inconfortável por não ter conhecimento profundo sobre alguma tecnologia ou linguagem e reserve um tempo para tentar coisas novas. É importante também aprender a contribuir e absorver com atenção os feedbacks que a comunidade de desenvolvedores envia para você. Faça algo útil para você ou para alguém, algo que resolva um problema real, isso ajuda a manter a motivação para continuar a fazer mais projetos úteis.

"Existem tantas tecnologias, boas práticas e tudo mais que são lançados o tempo todo. Na sua opinião pessoal, e talvez relacionado ao seu trabalho atual, quais são as tendências em tecnologia que acha que devemos prestar atenção no futuro próximo?"

Cipriani: O mundo ainda tem muitas dificuldades em lidar com a massiva quantidade de informação que está sendo produzida por empresas, redes sociais, sensores, etc. Então acredito que qualquer tecnologia ou iniciativa que se propõe a ajudar a resolver esse problema vai ganhar muita atenção ou investimento pelo mundo afora. Dentre essas tecnologias estão algumas áreas da Ciência da Computação como Web Semântica, Aprendizado de Máquina, Recuperação e Gerenciamento de Informação e Sistemas de Base de Dados Distribuídos.

tags: rubyconfbr2013

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus