"Seu keynote será sobre Hackers, Anarquistas e sei lá o quê. Se alguém está apenas começando com Ruby, você acha que ele conseguirá acompanhá-lo?"
Caffo: Sem dúvida. A idéia é inspirar todos a sairem um pouco da normalidade e conhecer pessoas brilhantes que conseguiram resultados inusitados fazendo o mesmo.
"Muitos desenvolvedores adorariam se tornar tão experientes e fluentes em Ruby como você. Quais foram as dificuldades que teve que ultrapassar para se tornar um grande desenvolvedor? Algumas dicas para iniciantes em Ruby?"
Caffo: Quando comecei, praticamente não existia material disponível para estudo (era a versão 0.7 do rails, em 2005). Hoje em dia existem dezenas de fontes de material com ótimas metodologias de ensino, só não aprende quem não quer. Pessoalmente indico a codeschool (em inglês) e a HOWTO (em português) para novatos. Outra coisa que acho que ajuda bastante é utilizar Mapas mentais para qualquer tipo de estudo.
"Existem tantas tecnologias, boas práticas e tudo mais que são lançados o tempo todo. Na sua opinião pessoal, e talvez relacionado ao seu trabalho atual, quais são as tendências em tecnologia que acha que devemos prestar atenção no futuro próximo?"
Caffo: Eu ficaria de olho em novas linguagens que estão aparecendo (Elixir, Go) e as inovações na área de virtualização, como o Docker.