[Akita Responde] PDF e Relatórios

2010 June 21, 19:30 h

Uma coisa que estava na minha lista de “to-do” era começar a divulgar alguns e-mails que os leitores do blog me mandam. Muitas vezes a resposta para eles é útil para mais gente. Então vou ver se consigo me disciplinar a publicar as respostas de volta no blog. Vou evitar colocar nomes dos remetentes ou outras referências para manter a privacidade – mas se for ok publicar, indiquem isso no e-mail.

Este primeiro é sobre relatórios. Vou expandir a resposta que dei via e-mail, então se o autor do e-mail estiver lendo, talvez tenha mais informações pra você.

Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, divulgando e difundindo o Rails por aqui. Assisti a uma palestra sua aqui no Ceará. Um amigo meu falou que talvez você pudesse me ajudar.

Seguinte, onde trabalho infelizmente estamos usando o JRuby por causa da dependência de relatórios no IReport, como já temos um sistema já rodando com esses parâmetros (JRuby e relatórios do IReport) gostaria de saber se tem alguma gem ou alguma lib que pudéssemos utilizar para abolirmos o uso do JRuby, mas continuarmos a gerar nossos relatorios do IReport (já que o Ruport é bastaaaaante limitado).

Desde já agradeço a sua ajuda… e aguardo ansiosamente um retorno seu!

Nao conheço o IReport mas imagino que o Ruport seja mesmo um problema, mesmo porque o autor dele migrou para outro projeto, o Prawn, que talvez você queira ver.

Antes de mais nada, por que você precisa sair do JRuby? Eu diria que não é uma opção ruim ficar no JRuby, porque já é uma plataforma muito boa para produção. Se puder listar as dificuldades que está tendo com o JRuby talvez não seja uma questão de encontrar outra forma de lidar com relatório no Ruby MRI, mas lidar com as outras dificuldades que o JRuby possa estar trazendo.

Isso tudo dito, o Ruport foi criado sobre outro projeto, o PDF Writer, porém essa biblioteca foi praticamente descontinuada. O autor do Ruport, o Gregory Grown, resolveu criar uma nova biblioteca que substituísse tanto o PDF Writer quanto partes dos casos de uso do Ruport. Daí nasceu o projeto Prawn.

Posso pensar em algumas alternativas. O próprio Prawn, se você achar que serve. Tem outras bibliotecas como o RGhost que é um layer em Ruby para a biblioteca “Ghostscript”. Outra que nao lembro o nome usa o html2pdf. Esta última alternativa é mais limitada, pois nem sempre apenas com HTML e CSS será possível criar os layouts que você precisa. Nesse sentido tanto o Prawn quanto o RGhost são excelentes opções para obter controles mais precisos. Esta apresentação pode dar mais algumas dicas a respeito:

Não sei se IReport é a mesma coisa que JasperReport. Essa é uma coisa antiga que a comunidade tinha respondido no antigo Wiki do site do Rails. Em resumo a idéia é criar um método que basicamente chama o Java via linha de comando. Leia o Wiki todo mas o trecho em questão é este:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
# document.rb
class Document
  include Config
  def self.generate_report(xml_data, report_design, output_type, select_criteria)
    report_design << '.jasper' if !report_design.match(/\.jasper$/)
    interface_classpath = File.join(Dir.getwd, "jasper/bin")
    separator = case CONFIG['host']
      when /mswin32/ then ":"
      else ";"
    end
    Dir.foreach("jasper/lib") do |file|
      next if file == '.' or file == '..' or file.match(/.jar/)
      interface_classpath << separator + File.join(Dir.getwd, "jasper/lib/", file) 
    end
    pipe = IO.popen "java -cp \"#{interface_classpath}\" XmlJasperInterface -o#{output_type} -freports/#{report_design} -x#{select_criteria}", "w+b"
    result = begin
      pipe.write xml_data
      pipe.close_write
      pipe.read
    ensure
      pipe.close
    end
    result
  end
end

Não sei se esse trecho precisa ser alterado, visto que ele foi dado como exemplo quando o Rails ainda estava na versão 1.×. De qualquer forma, depois do trecho acima, ele começa a mostrar como alterar a resposta do Rails para devolver o arquivo binário com o mime-type correto. Isso provavelmente não vai funcionar mais porque algumas coisas mudaram desde quando esse Wiki foi criado.

E de qualquer forma não recomendo de forma alguma executar linha de comando dentro de uma Action do Rails porque significa que o fluxo ficaria assim:

  1. requisição sai do browser, abre conexão com servidor e fica pendurado, esperando;
  2. Action do Controller recebe a requisição e executa o JasperReport via linha de comando;
  3. o Java tem que carregar do zero, o que é lento, e quando termina ele derruba o processo, ou seja, da próxima vez vai precisar recarregar o Java;
  4. o arquivo binário é enviado de volta ao browser, e até agora o browser ficou pendurado no servidor, esperando, o que será muito lento.

Se você não precisar que seus relatórios sejam em real-time – e normalmente não precisa -, então a cada requisição ele apenas grava em algum lugar os parâmetros para gerar o relatório (numa tabela que representa uma fila, ou num sistema real de fila como o Resque). A resposta volta instantaneamente com uma página do tipo “Aguarde, seu relatório está sendo gerado”.

Daí você tem duas alternativas: um Ajax do lado do browser que fica checando se o PDF já foi gerado, e nesse caso ele trás de volta o link para o arquivo PDF. Ou então quando a fila for executada e processada, ele envia um e-mail ao usuário que pediu o relatório, com o link para o arquivo PDF.

Portanto, a resposta curta seria:

Espero ter ajudado.

tags: obsolete rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus