[Akita Responde] Começando com Ruby on Rails

2010 June 21, 20:38 h

Olá, sou um adepto recente do Ruby on Rails, gostaria de saber qual o melhor meio de aprender a desenvolver com o mesmo, se existe um esquema didático eficiente e bem explicativo…!?

Estou com dificuldades em fazer upload de arquivos em Ruby para um servidor cloud. Seria possivel você enviar ou postar algo de tal teor? ficaria muito grato.

São duas perguntas. Vou responder a segunda em outro post. Sobre a primeira é se existe um esquema “didático eficiente”. A resposta curta é: não, não existe. E não só para Ruby, mas para diversos projetos open source. E não, mesmo os que tem programas de cursos não são nem de longe suficientes para formar um programador de verdade, e nenhum conjunto de livros também é suficiente. No final apenas uma coisa conta: experiência, experiência e experiência. E estudar para passar numa prova com ítens de múltipla escolha jamais pode ser considerado sequer “rudimentarmente suficiente”. Programação se aprende programando e quanto mais horas de programação você tiver, melhor você será, ponto final.

Agora, para começar a entender a teoria, existem alguns materiais que você pode usar:

Os seguintes livros são interessantes para Ruby:

Aliás, um cuidado importante: se você veio de outra linguagem, vai querer programar Ruby do jeito Java, ou do jeito PHP, mas assim você está fazendo errado. Comece a entender o “Ruby Way”, ou seja, o jeito correto de fazer as coisas no jeito Ruby. Isso é complicado porque significa mudar velhos hábitos, mas vale a pena no longo prazo do que ficar reclamando que nem uma velha: “ah, mas na minha outra linguagem a gente fazia de outro jeito …”

Para aprender Ruby on Rails, o framework Web, veja estas referências:

Não recomendo comprar livros muitos avançados de Rails, porque o framework está evoluindo o tempo todo e os livros impressos de Rails tendem a ficar obsoletos muito rápido. Em vez disso é melhor acompanhar diretamente na blogosfera e twittosfera dos Railers para ficar atualizado.

Se quiser cursos, posso recomendar apenas estes porque conheço os envolvidos e sei que são sérios:

Mas mesmo com todo esse material, ainda será pouco para aprender Ruby e Ruby on Rails. A maneira mais fácil: comece a escrever código. No começo isso será difícil porque você ainda não tem muita idéia do que fazer. Por isso comece baixando alguns projetos e tentando instalá-los e fazê-los rodar. É um primeiro passo. Alguns projetos que você pode começar a tentar instalar são:

Se alguém que conhece mais produtos interessantes feitos em Ruby, não deixe de listá-los nos comentários. Mas este é um primeiro passo: instalar, rodar e usar. O ideal é que você instale um produto para alguma necessidade que você já tenha, por exemplo, você precisa de um gerenciador de projetos, então tente o Redmine. Ao fazer isso, mantenha em mente: não é um produto comercial, se você quiser “algo a mais”, esta é uma boa hora para abrir o código fonte e começar a explorar.

A fase de exploração é quando, da primeira vez, seus neurônios vão entrar em curto. Mas não tenha medo, tentativa e erro é um bom jeito de começar. Vasculhe, mude alguma coisa, recarregue o sistema, veja se ainda funciona. Tente tirar alguma coisa, veja o que quebra. Aliás, ver o que quebra é uma boa maneira de aprender sobre como as coisas funcionam. É como um radinho velho de pilha: todo mundo já desmontou um quando era criança, é a mesma coisa.

Quando você começar a ficar mais confiante, talvez você queira começar a evoluir e administrar seus códigos e até mesmo colaborar código de volta a esses projetos. Para isso você vai precisar, no mínimo, de duas coisas:

E o principal: envolva-se na comunidade. Existem diversos blogs, sites, foruns, pessoas que você precisa seguir para entender o que estamos fazendo. Comece com:

Novamente, existe muitas outras fontes de informações nacionais para seguir, se você conhece outras importantes que merecem ser listas, não deixe de mencionar nos comentários.

Aliás, se quiser uma galeria de web sites nacionais feitos com Ruby on Rails, veja este post que publiquei alguns meses trás.

A partir daqui você, iniciante em Ruby, deve começar a andar com as próprias pernas, ou melhor, correr. Dê as caras nas reuniões locais, participe das listas ajudando os outros que também estão aprendendo, acompanhe diariamente os artigos que a comunidade publica, baixe muito código-fonte open source e explorer, extenda, contribua de volta. O que eu listei aqui é apenas uma pequena fração de tudo que existe na comunidade internacional. Sem se comprometer, sua educação sempre estará limitada.

O principal: está tudo praticamente uma “googlada” de distância (clique aqui se você não sabe usar o Google). E você não precisa investir muito dinheiro se não quiser: a quantidade de material disponível na internet, mais as pessoas online publicando novidades o tempo todo, pode ser o suficiente se você estiver disposto a se esforçar.

tags: obsolete learning

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus