Deploy com Git Push

2010 February 13, 17:01 h

Até hoje eu usava o Capistrano para fazer o deployment de modificações no código do meu blog. Mas resolvi fazer algo mais simples: usar hooks de git. É uma técnica já bem conhecida e muito simples, por isso acho que vale algumas dicas.

Minha configuração é bem simples: o repositório git fica no mesmo servidor do site. Para criar um repositório privado de Git não é necessário muita coisa, basta que seu servidor seja acessível via SSH. Crie um par de chaves na sua máquina e coloque a chave pública no authorized_keys do servidor.

Para criar um repositório git no seu servidor, logue nele e faça o seguinte:

1
2
3
mkdir ~/repos/meu_projeto.git
cd ~/repos/meu_projeto.git
git init --bare

Pronto, agora na sua máquina local você precisa adicionar esse novo repositório remoto:

1
2
cd meu_projeto
git remote add origin meu_usuario@meu_dominio.com:~/repos/meu_projeto.git

Se você já tiver um “origin” configurado (por exemplo, do github), basta colocar qualquer outro nome.

No meu caso, de dentro do servidor, eu faço o seguinte:

1
git clone ~/repos/meu_projeto.git ~/meu_projeto

No caso o ~/meu_projeto/public será o diretório para onde vou apontar o Phusion Passenger. Agora, toda vez que eu fizer uma modificação preciso fazer:

Em vez de fazer tudo isso manualmente, posso usar um recurso chamado git hooks. O repositório remoto do git consegue executar quaisquer scripts quando sofrer alguma ação, por exemplo, um git push. Para tanto, preciso editar o arquivo ~/repos/meu_projeto.git/hooks/post-receive que será executado quando ele receber novos dados:

1
2
3
4
5
#!/bin/sh
cd /home/meu_usuario/meu_projeto
env -i git reset --hard 
env -i git pull origin master
env -i touch tmp/restart.txt 

Esses env -i é por causa de um pequeno detalhe de como esses hooks funcionam, explicado neste blog. Além disso, não esqueça de tornar esse arquivo executável:

1
chmod +x ~/repos/meu_projeto.git/hooks/post-receive

Eu poderia incrementar isso de diversas maneiras, por exemplo mandando ele rodar um rake db:migrate, mas para mim já está suficiente. Agora, toda vez que eu modificar alguma coisa e fizer um git push o repositório irá automaticamente atualizar o código do meu blog, de forma bem simples e zero esforço. Posso até retirar o suporte a capistrano dele.

E para quem não sabe, repositórios do Github suportam diversos desses hooks também. Veja esta documentação deles. Você pode configurar o Github para dar um post com as informações do commit para um servidor web seu que pode reagir e fazer alguma operação, como o deployment ou rodar um serviço de integração contínua e assim por diante.

Enfim, dá para automatizar muita coisa com isso. Aproveitem.

tags: obsolete git

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus