Notícias do Front #7

2009 December 27, 21:28 h

A última vez que fiz uma compilação de notícias foi em Agosto, está mais difícil do que eu pensava conseguir manter o ritmo :-) Como eu sempre digo, se quiser saber tudo que li de interessante diariamente, assine meu feed do Google Reader ou meu Delicious e, claro, siga-me no Twitter.

No fim, esta compilação será a última do ano então acaba sendo um apanhado geral do segundo semestre de 2009. Apareceram muitas novidades, vamos recordar pelo menos alguns dos artigos mais interessantes.

NOSQL

2009 foi o ano do NOSQL. Muito se falou sobre as famosas alternativas de bancos de dados não-relacionais. Dentre as mais famosas temos Couch DB, Mongo DB, Redis, Tokyo Cabinet, etc. Aprenda mais sobre alguns deles nestes artigos:

RubyGems

A primeira grande coisa foi que o Gemcutter se tornou o repositório sancionado pela Ruby Central em vez do bom e velho rubyforge.org. As novas versões do rubygems já trazem o Gemcutter como repositório oficial. Por causa disso o assunto de como criar boas gems voltou à tona o que é muito bom. O processo de criar gems é muito simples, existem diversas ferramentas para ajudar mas é possível criar uma gem rapidamente sem esforço. Para ajudar:

Github

Outra notícia relevante é a mudança do Github da Engine Yard para a Rackspace. Foi um processo até que razoavelmente estável considerando o tamanho do Github.

Rails 3

O desenvolvimento está intenso no trunk do Rails Edge, não falta muito para o lançamento pelo menos de um Release Candidate. O Yehuda Katz está particularmente acelerado no processo, escrevendo toneladas de código e ao mesmo tempo de artigos explicando pontos chaves da nova arquitetura do Rails. A idéia é: para desenvolvedores que não sabem lidar com as entranhas do framework, tudo deve funcionar mais ou menos igual. Para desenvolvedores mais hard-core, as entranhas do Rails oferecem excelentes surpresas e novas possibilidades.

Muitos Rubies

Várias novas implementações de Ruby estão atingindo bom grau de maturidade, em particular o Rubinius, MacRuby e Maglev. Acompanhe cada um desses projetos pois, em 2010, alguns deles devem começar a ser usados em produção com mais frequência.

Aprendendo Ruby

Dicas Gerais para Rails

A seguir alguns artigos aleatórios com técnicas e dicas para melhorar mais ainda seu dia-a-dia de desenvolvimento com Rails:

Restful de Verdade

Um projeto que eu particularmente gostei de ver surgindo foi o plugin Restfully, criado pelo Guilherme Silveira e Cauê Guerra, da Caelum. Tecnicamente não estamos falando de nenhum grande volume de código, o importante é o conceito explorado de serviços verdadeiramente Restful, segundo Jim Webber, Savas Parastatidis, Ian Robinson. Entenda esse conceito e passe a pensar diferentes sobre serviços Web “Restful”:

Plataforma Tec

O pessoal da Plataforma Tec está à todo vapor e tem soltado diversos artigos técnicos e projetos open source muito interessantes que achei legal agrupar aqui. Para quem não conhece se trata de uma pequena consultoria de projetos, voltada em Rails, e localizada em São Paulo.

Considerações

Um artigo que particulamente eu gostei muito de ter lido foi o Thank you, Rails, escrito por ninguém menos que Jacob Kapan-Moss, um dos mantenedores do framework Django, da comunidade Python.

Ele demonstrou como um desenvolvedor que realmente gosta do ofício pensa. Em vez das picuinhas de sempre como “Django é melhor que Rails” ou “Python é melhor que Ruby”, ele reconheceu a importância que o Rails teve para a comunidade de desenvolvimento em geral, quebrando o paradigma dos frameworks-gigantes e do desenvolvimento web enquanto ofício repetitivo para operários em fábricas de software.

Recomendo que todos leiam esse discurso e pensem melhor sobre o mercado, sobre seu papel e como colaborar mais em vez de perder tempo com discussões destrutivas.

tags: obsolete

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus