Instalando o novo Passenger + Ruby Enterprise Edition

2008 June 08, 18:19 h

Update 11/06: A maneira mais fácil de instalar as coisas é como mencionei no update anterior: instalar as gems e baixar os pacotes pré-compilados. Porém, às vezes bugs são encontrados e corrigidos mas demoram um pouco para se refletir nas gems. Um exemplo foi o que o Caffo me reportou hoje. O Hongli imediatamente me respondeu que no trunk do Github está corrigido, nesse caso, sigam este artigo que diz como baixar e instalar tudo diretamente do Github. Lembrando, o Passenger funciona em praticamente toda plataforma, mas o Ruby EE ainda não compila no OS X (eles estão trabalhando nisso).

Update 09/06: Finalmente o pessoal da Phusion atualizou o site e as bibliotecas, agora está bem mais fácil. Siga pelo site deles e para o Ruby EE siga aqui

O Ninh e o Hongli chegaram só ontem de São Francisco, direto da Apple :-)

Por causa disso, eles ainda não tiveram tempo de publicar as novas gems do Passenger, portanto quem estiver tentando instalar via gem install passenger provavelmente receberá a versão 1.0.5.

Não só isso, a maioria dos tutoriais apenas está repetindo o básico: como instalar o Passenger, mas parece que todo mundo se esqueceu do patch de copy-on-write para o interpretador Ruby, batizado (de propósito) como “Ruby Enterprise Edition”.

Nenhum deles foi empacotado nas versões finais, mas estão disponíveis no Github do Hongli. Agora vou demonstrar como pegar o Passenger mais recente e também o Ruby Enterprise Edition.

Passenger

Para pegar a versão mais nova do Passenger, você precisa pegar do Github:

git clone git://github.com/FooBarWidget/passenger.git

1
2
3
4
5
6
Ele requer Ruby instalado na sua máquina e mais duas dependências:

<macro:code>
sudo port install asciidoc
sudo port install doxygen

No caso do Doxygen verifique seu sistema operacional e siga pelo site deles. A instrução que dei acima assume que você está em OS X e com MacPorts instalado. Se for Ubuntu, use ‘sudo apt-get install asciidoc doxygen’.

Feito isso, a partir do diretório onde fez o clone do projeto, faça:

rake package
sudo gem install pkg/passenger-1.1.0.gem

1
2
3
4
5
6
7
O primeiro comando vai gerar a gem e o segundo vai instalar a nova gem. 

Agora use o seguinte comando para instalar o módulo no Apache:

<macro:code>
passenger-install-apache2-module

Siga as instruções e ao final, apenas acrescente este trecho à sua configuração do Apache 2 (assumindo que você sabe o que é isso):

LoadModule passenger_module /opt/local/lib/ruby/gems/1.8/gems/passenger-1.1.0/ext/apache2/mod_passenger.so
PassengerRoot /opt/local/lib/ruby/gems/1.8/gems/passenger-1.1.0
PassengerRuby /opt/local/bin/ruby

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
Pronto, tecnicamente com isso você deve ter o novíssimo Phusion Passenger, por enquanto chamado de 1.1.0 mas que provavelmente será liberado como 2.0. 

h3. Ruby Enterprise Edition

Agora a segunda parte do show: o "Enterprise Edition":https://www.rubyenterpriseedition.com. Como eu já "disse antes":https://www.akitaonrails.com/2008/4/19/o-que-ruby-enterprise-edition, isso nada mais é do que um conjunto de modificações no Garbage Collector do Ruby MRI 1.8. Leiam a "série":https://izumi.plan99.net/blog/index.php/2008/01/14/making-ruby’s-garbage-collector-copy-on-write-friendly-part-7/ do Hongli em seu blog para mais detalhes.

Em resumo, ele otimiza o algoritmo de Mark & Sweep para que ele não somente permita copy-on-write, o que significa redução no consumo de RAM em, na média, 33%, como também um aumento na performance do GC de até 20%.

Por uma série de razões não técnicas, o patch da Phusion ainda não entrou no trunk oficial do Ruby MRI, por isso, vocês podem baixar o fork deles diretamente:

<macro:code>
git clone git://github.com/FooBarWidget/rubyenterpriseedition.git

Por enquanto, a compilação ainda não funciona no OS X (eles me prometeram que vão trabalhar nisso). Se você estiver em FreeBSD nem precisará compilar nada (ele já vem com o binário pronto). Windows também não vai funcionar. Por agora, é somente para quem tem Linux/BSD. Eu fiz o teste num Ubuntu 8.04 Server dentro de uma VMWare. Depois da instalação atualizei meus pacotes com o apt-get para instalar o build-essential, bison, git, openssl, openssh-server, ruby, rake, autoconf, libssl-dev.

cd rubyenterpriseedition
git checkout origin/release
rake package

1
2
3
4
5
6
7
Não esqueça de mudar para a branch 'origin/release' que é onde está o código necessário para gerar o empacotamente. A task rake irá gerar um tarball com nome parecido com: ruby-enterprise-1.8.6-20080507.tar.gz. No mesmo diretório podemos continuar assim:

<macro:code>
tar xvfz ruby-enterprise-1.8.6-20080507.tar.gz
cd ruby-enterprise-1.8.6-20080507
sudo ./installer

Ele abre um menu em texto a partir de onde ele primeiro fará uma checagem de dependências. Se você instalou todos os pacotes via apt-get como mencionei acima, o teste deverá sair em verde com o seguinte status:

Checking for required software…

  • GNU C++ compiler… found at /usr/bin/g++
  • Zlib development headers… found
  • OpenSSL development headers… found
1
2
3
4
5
6
7
Target directory

Where would you like to install Ruby Enterprise Edition to?
(All Ruby Enterprise Edition files will be put inside that directory.)

[/opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507] : 
-----------------------------------------

Compiling and optimizing the memory allocator for Ruby Enterprise Edition
In the mean time, feel free to grab a cup of coffee.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
O que ele vai fazer é criar uma nova distribuição de Ruby, (no exemplo, no diretório /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507). Isso demora uns poucos minutos. Ao final, você terá um novo Ruby com o patch aplicado, e para testar podemos fazer assim:

<macro:code>
cd /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507/bin
./ruby -v 
>> ruby 1.8.6 (2008-03-03 patchlevel 114) [i686-linux]
./ruby -e "puts GC.copy_on_write_friendly?"
>>true

Como podem ver é o 1.8.6 com o patchlevel mais recente. Aliás, um pequeno disclaimer, não atualizem para Ruby 1.8.7 imediatamente. Alguns parecem achar que ele pode quebrar alguma coisa. O de sempre: em desenvolvimento? Sem problema, atualize. Em produção? Em time que está ganhando é melhor não mexer, fique no 1.8.6.

O último script que rodei no exemplo acima demonstra que o GC deste novo Ruby de fato está habilitado para copy-on-write. Agora, você pode inclusive colocar esse diretório com precedência no $PATH se quiser usá-lo como seu Ruby padrão. Só lembre que as gems das quais suas aplicações dependem precisam estar dentro desta nova distribuição. Para quem não sabe, comandos como ‘gem’ ficam em /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507/bin. As gems em si, depois de instaladas ficam em /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507/lib/gems/1.8./gems e assim por diante.

Se não quiser alterar seu $PATH, não tem importância, você pode continuar usando a mesma distribuição Ruby que já usava antes. Porém, para fazer apenas suas aplicações inicializadas pelo Passenger usar o novo Ruby, basta acrescentar esta linha na sua configuração do Apache:

RailsRuby /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080507/bin/ruby
-

Pronto! Com isso, agora seu Apache 2 está configurado com o novíssimo Passenger e já habilitado para tirar proveito das otimizações de copy-on-write do Ruby Enterprise Edition! De qualquer forma, a documentação do Passenger é bastante completa. Há muita coisa que você pode configurar no seu Apache e eu recomendo que se leia essa documentação em detalhes.

Em breve eles irão liberar as gems, instalador, documentação atualizada e novidades no site deles, o problema é mesmo tempo. Semana que vem acontecerá o RubyEnRails Amsterdam no dia 10 e eles vão participar.

tags: obsolete passenger

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus