Off Topic: Desbloqueando o iPhone 1.1.1

2007 October 12, 06:53 h

Minha noite começou às 22:50. São 6:30 e ainda não acabou. Passei a noite inteira tentando mas aprendi algumas coisas interessantes.

Quem leu meu artigo original viu que o desbloqueio do firmware 1.0.2 foi razoavelmente simples. Porém eu queria fazer upgrade para 1.1.1 e ainda assim desbloquear. Não foi possível até esta semana. Meu irmão e alguns amigos compraram iPhones também mas eles já vieram de fábrica com o 1.1.1.

O 1.1.1 é o firmware que ‘quebra’ o desbloqueio. Há alguns dias já era possível fazer o downgrade do firmware para 1.0.2. É razoavelmente fácil. Mas há um ‘porém’, o baseband – o componente responsável pelo lado ‘fone’ do iPhone – não era possível de voltar atrás. Ou seja: você consegue retornar o sistema operacional/applicativos para o 1.0.2 e com isso é possível ativá-lo e fazer jailbreak, o que significa que o iTunes não mais pedirá para ativar com a AT&T, mas isso só o torna um iPod Touch, porque o desbloqueio do SIM Card é justamente feito no baseband.

É importante entender esses termos porque eles são usados em todas as páginas. Importante: quem não sabe se virar sozinho NÃO deve tentar fazer isso. Ninguém tem paciência para responder o que já está no Google. No canal #iphone deu para ver isso.

Pior ainda: se você já tinha feito o desbloqueio no seu 1.0.2, fazendo a atualização o fone seria ‘bricked’ como dizem, literalmente faz o iPhone se tornar o tijolo mais caro do mundo. Isso porque a solução do anySIM – o desbloqueio do SIM Card – faz hacks no baseband e a atualização tenta passar por cima e fazendo isso perde-se o IMEI do aparelho. IMEI é o número de identificação único de cada aparelho (ICCID é o número único de cada SIM Card).

Ontem saiu a receita de como zerar o baseband e fazer o re-flash para o baseband antigo, saindo da versão 04.01_13G (1.1.1) para 03.14_08G (1.0.2). Literalmente trazendo tanto os iPhones ‘bricked’ quanto os que vieram de fábrica com 1.1.1 de volta para o mundo do 1.0.2.

Eu fiz exatamente isso seguindo a receita do iPhone Elite Team (uma facção ‘reacionária’ que veio do iPhone Dev Team original). Não é uma receita para novatos, mas se você sabe o que está acontecendo não é difícil. Passei a madrugada no #iphone e pelo visto muita gente estava perdida. Fui lá em busca de dicas e no final fui eu que ajudei algumas pessoas a terminar o procedimento. Para começar, precisa-se de um arquivo que não está publicamente disponível em lugar algum.

Enfim, eu propositadamente fiz o upgrade no meu iPhone (sim, eu sou meio louco mesmo). Uma vez no 1.1.1, perdi meu desbloqueio e meu fone ficou ‘bricked’, com o IMEI 00 4999901 064000 0.

Executei o procedimento e consegui voltar meu iPhone para 1.0.2, tanto o firmware (sistema operacional) quando o baseband. Rodei o anySIM e BOOM, voltei a ter o iPhone desbloqueado.

Agora, acabei de atualizar novamente para 1.1.1, fiz o procedimento todo e estou com o iPhone com o baseband ‘danificado’ (sem o IMEI correto). Desta vez estou aguardando para rodar o programa comercial SimFree (iPhone SIM Free, também conhecido como ISPF). Este programa roda do iPhone e precisa que ele esteja com o WiFi conectado na internet pois ele verifica a minha licença nos servidores deles. Sem isso eu não posso desbloquear.

Ou seja, no estado atual, estou com o iPhone de volta ao 1.0.2, ativado, jailbroken, com SimFree instalado e sem refazer o reflash do baseband. Teoricamente o SimFree irá corrigir o baseband danificado e fazer o desbloqueio do GSM. Depois vou mais uma vez atualizar para 1.1.1 e tentar o jailbreak do 1.1.1. Daí terei um iPhone desbloqueado, ativado e jailbroken na versão 1.1.1, que é meu objetivo.

O SimFree é vendido em revendas (não comprem na do Brasil, é uma das mais caras. Eu paguei US$ 59 na freeit4less.com e aqui estão cobrando R$ 190). Você baixa o software gratuitamente (versão 1.6) e paga para poder registrar seu IMEI no servidor deles. A vantagem do SimFree é que diferente do anySIM ele não danifica o baseband e ainda é – até agora – resistente a atualizações de firmware.

Quem quiser se arriscar está por conta e risco. Se você não pode abrir mão do seu iPhone caso ele se danifique permanentemente, nem tente. Isso é só para quem não se incomoda de comprar outro depois.

Update 13/10/07 7:13AM: FINALMENTE!! Estou com meu iPhone atualizado para o novo firmware 1.1.1, ativado, jailbroken e desbloqueado com iPhone Sim Free!! Deu trabalho. O procedimento de jailbreak e ativação do iPhone Dev Team NÃO DEVE SER TENTADO POR AMADORES! Faça a vocês mesmo um favor: se você não nunca lidou com shell de Unix, se sequer sabe para quê serve um known_hosts de SSH, espere. Em breve deve sair um programa com interface gráfica que fará todo o procedimento de maneira mais simples. Para os que gostam de se arriscar: o procedimento funciona, mas há vários problemas que podem ou não acontecer no meio do caminho e cada um vai ter que deduzir a solução em tempo real.

Chega, duas noites varadas é demais. Hora de dormir :-)

Update 05/11: Para quem acabou de comprar um iPhone existe agora uma maneira trivial de desbloqueá-lo. Leiam o procedimento no iPhoneAtlas. Funciona apenas em iPhones “virgens”! Um iPhone recém-comprado deixa apenas liberado para realizar chamadas de emergência. Para entrar nele você precisa ativá-lo com a AT&T, por exemplo. Mas existe um “bug” que permite você acessar o Safari usando alguns códigos no teclado numérico. A partir do Safari você se conecta em um site e ele usa outro bug, no próprio Safari, para fazer download e instalar os programas que você precisa. Alguns minutos depois o iPhone estará completamente ativado e desbloqueado para qualquer SIM Card. Apenas sigam as instruções. E cuidado!! A Apple vai lançar a versão 1.1.2: NÃO FAÇAM UPDATE PELO ITUNES!!!

tags: obsolete iphone

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus