Migrando Mephisto para Rails 2.0: AkitaOnRails 2.0 Preview

2007 October 01, 17:39 h

Acabei de rapidamente migrar meu próprio blog ao novo Rails 2.0 Preview Release, literalmente eating my own dog food como diriam. Não é algo que eu recomendo fazer, mas como gosto de viver perigosamente acho que não há problemas.

Antes de mais nada:

  1. criem um tag da sua versão atual estável. Será menos trabalhoso para voltar modificações depois.
  2. façam ‘rake rails:freeze:edge TAG=rel_2-0-0_PR’ duas vezes. Leiam meu artigo anterior para saber porque.
  3. garantam que todos os seus testes estejam passando com 100% de sucesso, será MUITO mais simples para achar o que quebrou de novo.

Como todo bom samaritano, é claro que o ítem 3 quebrou minhas pernas. Eu adaptei o Mephisto ao meu gosto e como sempre faço isso às pressas nas horas vagas, meu blog se tornou um verdadeiro pulgueiro em termos de testes. Vejam os resultados antes de atualizar para Rails 2.0:

394 tests, 784 assertions, 20 failures, 27 errors
278 tests, 713 assertions, 27 failures, 29 errors
27 tests, 74 assertions, 18 failures, 0 errors
1
2
3
4
5
6
Depois que mudei, vejam os resultados:

<macro:code>394 tests, 784 assertions, 20 failures, 27 errors
278 tests, 706 assertions, 32 failures, 27 errors
27 tests, 217 assertions, 14 failures, 0 errors

Fica a recomendação: ATUALIZEM SUA SUITE DE TESTES. Eu mesmo vou passar por uma verdadeira faxina depois desta vergonha :-)

Enfim, pelo menos a atualização não parece ter gerado muito mais problemas.

Modificações

A melhor maneira para começar é atualizar o Rails e tentar iniciar o Mongrel. A partir daí é uma caça ao stacktrace. Ver onde deu problema, abrir o arquivo e correr um passo para trás de cada vez.

A primeira coisa que mudou, foi a dependência com ActionWebService. Acabei de dizer que ela foi retirada e o Mephisto tem um plugin chamado mephisto_xmlrpc que a utiliza.

Pois bem, vá ao seu diretório vendor/rails recém criado e faça:

svn export
https://svn.rubyonrails.org/rails/tags/rel_2-0-0_PR/actionwebservice/
actionwebservice
1
2
3
4
5
6
Isso trará o código necessário (se você rodou o rake anterior apenas uma vez, o activeresource não veio, mas o actionwebservice deve ter vindo).

Além disso é necessário atualizar seu load_path no config/environment.rb:

--- rubyconfig.load_paths += [#{RAILS_ROOT}/vendor/rails/actionwebservice/lib]

Ainda nos environment, se você ainda tiver o breakpoint_server habilitado, não esqueça de desabilitar:


ruby#config.breakpoint_server = true
1
2
3
4
Isso deve resolver. Depois tive mexer no 'lib/mephisto_init.rb', onde comentei a seguinte linha:

--- ruby#alias_method_chain :reset_application!, :plugins

Depois disso o problema foi justamente a falta do acts_as_list, mas isso foi simples de resolver:


ruby./script/plugin install acts_as_list
1
2
3
4
5
Passando disso, o problema a seguinte foi no plugin *acts_as_paranoid*. No arquivo 'paranoid.rb' fiz a seguinte modificação:

--- ruby#options = ::ActiveRecord::Base.send(:extract_options_from_args!, args)
options = args.extract_options!

Ou seja, comentei a primeira e substituí pela segunda. Isso porque o método extract_options_from_args! foi substituído no ActiveSupport por um método diretamente ao Hash. Com o tempo os plugins devem ser atualizados para esses detalhes. Por ora, isso funciona.

Felizmente o Mephisto já não usava o paginate do Rails, e sim o recomendado will_paginate. Eu tive um pequeno problema com ele mas acho que foi mais problema meu do que do plugin. Sei no fim apaguei a versão que eu tinha e reinstalei:

./script/plugin install will_paginate
1
2
3
4
5
6
7
Finalmente, aconteceu um erro estranho num finder. Ainda não entendi qual o problema porque na realidade o erro foi acusado pelo MySQL que não gostou da query, mas teoricamente esse erro deveria ter acontecido na versão atual também. De qualquer forma, o arquivo é o 'articles_controller.rb' e o trecho é este:

--- ruby@articles = site.articles.paginate(
        article_options(:order => 'contents.published_at DESC', 
        :select => '*', :page => params[:page], 
        :per_page => params[:per_page]))

O problema é no :select. Antes estava :select => ‘contents.*’. Provavelmente o will_paginate usou essas condições para gerar a query counter e colocou o conteúdo desse :select dentro da função count(). Mas isso não me parece uma dependência com o Rails. Vou investigar mais.

Conclusão

É meio difícil tirar grandes conclusões porque minha suite de testes estava muito ruim. Portanto é importante se atentar a isso. A grosso modo, pelo menos as funcionalidades principais parecem estar funcionando. Mas provavelmente encontrarei problemas no meio do caminho.

Numa conclusão pouco científica eu diria que uma aplicação codificada decentemente, usando padrões do Rails 1.2 deve ter poucos problemas já que o Rails 2.0 apresenta novas convenções mas ainda suporta a maioria das antigas. Os principais problemas devem se concentrar em plugins muito velhos, pouco atualizados ou mal escritos. Nesse caso preparem-se pra ajustá-los. Os plugins mais importantes devem receber patches em breve para suportar 2.0, portanto é apenas uma questão de tempo.

De qualquer forma, em menos de 24 horas do lançamento do Preview Release: bem vindos a uma aplicação Rails 2.0 em produção (com bugs, mas em produção)!

Update (02/10/07)

Desde ontem notei que estava com problemas de page caching. Por alguma razão os Sweepers não estavam realizando os expire_cache depois que um novo artigo ou um novo comentário era postado. Vasculhei um pouco, mas além de entender o porque do expire não funcionar eu ainda precisava entender como o Mephisto se construiu sobre esse mecanismo (ler código dos outros sempre é complicado).

No fim, lembrei de uma coisa que fiz ontem: eu comentei um alias_method_chain simplesmente porque ali dava problema. Hmm … péssimo.

Olhando melhor vi que no Rails 1.2.3, o ActionController::Dispatcher tinha um método chamado reset_application! e no novo não tinha. No lib/mephisto_init.rb (que é carregado junto com o environment.rb) ele faz um alias_method_chain desse método com ‘plugins’.

Ainda não entendi para que serve esse método nem esse chaining dentro do Mephisto, mas o que funcionou foi acrescentar o seguinte trecho:


rubyclass << Dispatcher (…) def reset_application! ActiveRecord::Base.reset_subclasses if defined?(ActiveRecord) Dependencies.clear
  1. TODO: Remove after 1.2
    ActiveSupport::Deprecation.silence do
    Class.remove_class(*Reloadable.reloadable_classes)
    end
ActiveRecord::Base.clear_reloadable_connections! if defined?(ActiveRecord) end (…)

end—-

Muito estranho, e notem que há até um comentário TODO dizendo para retirar isso depois do 1.2 (!) Espero que nada exploda depois :-)

Por agora ‘parece’ que isso acertou as coisas. Mas ter algo que corrige sem entender porque corrigiu é o mesmo que nada. Então minha investigação continua …

tags: obsolete rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus