Caminho para Rails 1.2: Diffs

2006 December 06, 08:07 h

Esse arquivo é para os exploradores. Coloquei no ar um Rar (arquivo compactado) chamado rails1.2rc1.diff.rar.

Fiz o seguinte processo: configurei um repositório Subversion e importei todo o código-fonte do Rails 1.1.6. Em seguida fiz o commit e gravei por cima o código-fonte do Rails 1.2 RC1. Fiz o commit novamente. Em cima do log entre o working copy e a revisão anterior gerei um Excel e um arquivo Txt concentrando TODAS as modificações desde a 1.1.6 até a 1.2 RC1.

Por exemplo, no Excel vemos que o arquivo “active_record/connection_adapters/firebird_adapter.rb” foi modificado. Digamos que estamos interessados na evolução do suporte a Firebird. Basta abrir o Txt e procurar por esse nome de arquivo. Veremos várias linhas com sinais de (-) e (+) que quer dizer linhas que foram retiradas e que foram acrescentadas, respectivamente. Vejamos um trecho pequeno:

+ def supports_migrations? # :nodoc:
+ true
+ end
+
+ def native_database_types # :nodoc:
+ {
+ :primary_key => “BIGINT NOT NULL PRIMARY KEY”,
+ :string => { :name => “varchar”, :limit => 255 },
+ :text => { :name => “blob sub_type text” },
+ :integer => { :name => “bigint” },
+ :decimal => { :name => “decimal” },
+ :numeric => { :name => “numeric” },
+ :float => { :name => “float” },
+ :datetime => { :name => “timestamp” },
+ :timestamp => { :name => “timestamp” },
+ :time => { :name => “time” },
+ :date => { :name => “date” },
+ :binary => { :name => “blob sub_type 0” },
+ :boolean => boolean_domain
+ }
+ end

Podemos ver que o Firebird passou a ter suporte a Migration e que os tipos de dados foram especificados. E assim por diante, podemos buscar alguma funcionalidade que nos interessa e ver exatamente o que mudou. Qualquer dúvida, procure no Google sobre a sintaxe de arquivos Diff. Elas servem para transportar “deltas”, somente o que mudou entre duas versões do mesmo arquivo. Nesse caso, este Txt concentra tudo que mudou entre as duas versões de TODOS os arquivos do Rails.

Eu disse isso no meu livro mas repito: o código-fonte do Rails é extremamente bem feito, razoavelmente bem documentado (via linhas de comentário) e bastante legível. Não custa tentar.

tags: obsolete rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus