[Small Bites] Começando no Grupo "Ruby on Rails Brasil" no Facebook

2015 July 20, 15:36 h

Se você é novo na comunidade Rails do Brasil, um dos melhores lugares hoje em dia para conseguir dicas e informações (DEPOIS que você já procurou no Google, Stackoverflow, etc) é o grupo "Ruby on Rails Brasil" no Facebook que, até a publicação desse post, conta com mais de 6 mil membros!

Eu e outras 11 pessoas administram esse grupo nas horas vagas, o que significa 500 pessoas por administrador. Portanto, para que as coisas funcionem de forma eficiente, precisamos da colaboração de todos.

Primeiro de tudo: se você for uma empresa procurando candidatos, esse é um excelente grupo para começar, mas não é a casa da mãe Joana e existem regras, então o mínimo que se deve fazer é: seguir as regras. O administrador André Stephano foi quem levantou a bola, então copio aqui o post que ele publicou no grupo:

Andre Stephano - July 10 at 2:33pm

Estamos pensando em voltar a forçar as empresas a informarem salário e forma de contratação se quiserem anunciar, dessa forma nenhum usuário perde tempo com algo que financeiramente é inviável e por outro lado, um anúncio generoso pode atrair desenvolvedores que não procuram emprego. O que acham disso? Motivo: Tem sido uma prática comum empresas colocarem anúncios chamativos para atraírem desenvolvedores. Inclusive, um amigo próximo foi para uma série de entrevistas em outra cidade, pra um vaga pra desenvolvedor senior em Ruby (completo com devOps e design) que no final de tudo revelou o salário de R$ 3.300,00 em PJ. O pior que nesse caso, a seleção ainda estava cheia de pessoas que também tinham grandes expectativas e foram enganadas. Isso acaba desvalorizando um pouco nosso mercado, faz pessoas voltarem frustradas achando que essa é a realidade, outros perdem tempo e no geral, desse monte de gente, alguém bom acaba aceitando já que chegou até ali. A ideia é fazer com que vocês saibam o que esperar antes de perder tempo enviando CV e indo pros processos seletivos. Querendo ou não, somos o principal canal de desenvolvedores Ruby no país, então pra postar aqui, que seja por nossas próprias regras. "Quem tem medo de mostrar o preço é porque quer pagar pouco"

Regra: coloque a remuneração da vaga no corpo do texto do post no grupo, não vale dentro da descrição num link externo.

Alguém pode perguntar "E quem não concordar com isso?". A resposta é simples: "não poste nesse grupo, tem outros lugares caso discorde." Ninguém é obrigado a aceitar, só não vale a pena discutir mais sobre esse tipo de coisa.

Segundo: se você é um iniciante na comunidade, não use a desculpa de "sou iniciante na comunidade". É como passar farol vermelho, causar um acidente e usar como desculpa "opa, foi mal, desconhecia que não podia passar farol vermelho." Em Direito existe uma regra de que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei. E eu cito:

"Para viver em sociedade existe um preço a ser pago: a obrigação de procurar conhecer o direito. Por isso, quando é possível ao agente conhecer o direito, mas ele age de forma indiferente ou preguiçosa, a punição é aplicada."

No momento da publicação deste post, existem 129 pessoas bloqueadas de acesso ao grupo porque ofenderam, desacataram, ou fizeram pouco das regras mínimas de convivência. São meros 2% da população mas já é significativo. Isso não é o Reddit e trolls não são bem vindos.

Terceiro: se você é um iniciante, sempre parta do princípio que você não é o primeiro a ter seja lá qual for a dúvida que você tem. E que qualquer coisa que você queira discutir, provavelmente já foi discutida. O Nando Vieira, (um dos administradores do grupo) já falou sobre isso em seu post "Como fazer perguntas inteligentes".

Vamos a algumas perguntas frequentes:

Caso não saiba, todo grupo do Facebook permite fazer pesquisas:

Pesquisa em Grupo do Facebook

Concordo, o search do Facebook não é nem de longe um Google, mas já ajuda. Não custa nada pesquisar lá rapidamente antes de duplicar um tópico que já foi discutido, literalmente, dezenas de vezes.

Mas vamos às respostas de sempre:

Normalmente se você tem alguma contra a dizer do tipo "Ouvi dizer que X acha Rails uma bosta", pare e não poste a respeito. Em vez disso vá ao Google (sempre!), ao Quora, e pesquise antes. Você com certeza chegou tarde pra festa e todo mundo já discutiu a respeito. Além do mais "ouvi dizer que" é coisa de adolescente de revistinha Contigo e Ti-Ti-Ti. Vamos lá galera, somos Engenheiros ou Fofoqueiros??

Bola pra frente!

tags: facebook

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus