[Prévia] Rubyconf Brasil 2015 - Call for Papers e Novo Formato!

2015 April 28, 16:35 h

Finalmente coloquei no ar o site do Call for Papers então, todos que querem palestrar, por favor, submetam o quanto antes. Lembrando que vou tentar até o fim de maio ou começo de junho e que você pode já submeter e ir alterando o conteúdo até lá.

Este ano teremos uma novidade: quero experimentar um novo formato de conferência. Este será o oitavo ano consecutivo com o mesmo formato: 2 tracks paralelos, durante 2 dias inteiros, com quase 30 palestras com assuntos que vão de iniciantes até avançado.

A conferência conta com cerca de mil participantes no local, onde de um terço até metade é composto tanto de iniciantes quanto pessoas que vão pela primeira vez ao evento (sim, pelo menos segundo a composição dos participantes da Rubyconf, todo ano a comunidade em geral parece que aumenta 50% pelo menos).

Está cada vez mais complicado selecionar palestras que agradem a todos. Antes que chegue um ponto que o formato se torne inviável, chegou a hora de mexer em time que está ganhando. Este anos vamos dividir o evento em 2: um mais focado ao pessoal mais experiente e/ou avançado e outro focado no pessoal menos experiente e/ou que está iniciando, tanto em Ruby quanto em tecnologias Web em geral.

A mudança do Teatro Frei Caneca para o FEComércio vai facilitar esse novo formato pois vamos ocupar os dois andares com conteúdo. Em vez de uma área fechada de palestras sequenciais e outra área aberta normalmente reservada apenas a coffee-break e estandes institucionais, teremos atividades nos dois andares.

Abaixo está um rascunho grosseiro de uma idéia de como podemos dividir o Open Floor (ainda sujeito a muitas mudanças até a versão final):

Open Floor

No andar de cima, que por enquanto estou chamando de "Closed Floor", vou selecionar palestrar mais focadas em assuntos mais avançados, sem palestras iniciantes, ainda no formato de 2 tracks paralelos. No térreo, teremos células de conteúdo, se possível algo em torno de 10 tracks paralelos, com palestras, atividades hands-on, apresentações de cases, até mesmo espaço para empresas que querem contratar poderem se apresentar melhor e poder conhecer melhor possíveis contratações.

O formato tradicional infelizmente não dá muito espaço além de estandes institucionais para exposição de marca. Em vez disso queremos que as empresas patrocinem áreas de conteúdo - seja conteúdo próprio (exemplos seria uma JetBrains dando tutoriais de RubyMine ou uma Caelum dando workshops e mini-cursos) ou dando espaço a comunidades que já fazem meetups (exemplo seria um Guru-SP) e outros conteúdos. Teremos áreas patrocinadas grandes (com 40 lugares ou mais) e espaços menores (mesas para cerca 20 pessoas com TVs). Parte desse conteúdo poderá se repetir (manhã e tarde ou na sexta e no sábado), de tal forma que mesmo tendo 10 tracks paralelos a maioria das pessoas possa aproveitar todo o conteúdo que lhe interessar.

Além disso o conteúdo não deve ser restrito apenas a Ruby, mas sim a tudo que tem a ver com desenvolvimento Web na prática incluindo Node.js, React, Elixir, GoLang, ferramentas de Cloud e infraestrutura, etc. Enfim, tudo que um programador moderno precisa saber.

Open Floor

O desenho exato das áreas de conteúdo ainda está em elaboração e se sua empresa tiver interesse nesse formato não deixe de me mandar um email hoje mesmo. Se tiver idéias e sugestões, agora é a hora.

Teremos provavelmente 2 ou até mesmo 3 valores de entrada: uma que dá acesso aos dois andares e outra somente para o Open Floor.

Como disse antes, será um formato experimental que vai aumentar o escopo da Rubyconf Brasil para se tornar mais abrangente, fornecer a maior quantidade e qualidade de conteúdo independente do seu nível de experiência e dar às empresas um espaço que realmente demonstrem seu valor no mundo da tecnologia.

Em vez de termos interação das pessoas apenas em pequenas rodas durante um coffee-break ou no intervalo entre palestras e no happy hour, vamos aumentar as oportunidades para todos durante todos os 2 dias do evento.

O local do evento já está confirmado: será no Fecomércio SP, não muito longe do ano passado. As datas estão confirmadas: 18 e 19 de Setembro de 2015. Se você não é de São Paulo, agora é a hora de comprar passagens, reservar hotéis. No site do ano passado há muitas informações sobre São Paulo que podem ser úteis. O site oficial deve entrar no ar em Junho.

Novidades estão a caminho, seja você da comunidade Ruby ou de outras comunidades de tecnologia relacionadas à Web, não deixe de mandar sua proposta de conteúdo (palestra, workshops, demos) no site do Call for Papers o quanto antes e mandem email para mim para discutir qualquer idéia que tiverem.

Agora é a hora de contribuir de volta à comunidade, vamos tornar o 8o Rubyconf Brasil ainda maior!

tags: rubyconfbr2015

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus