Rubyconf Brasil 2013: Conheça Eduardo Shiota

2013 August 19, 12:45 h

Eduardo Shiota

Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade. Vá ao site oficial para se cadastrar agora mesmo! A conferência inicia no dia 29 de Agosto, estamos em contagem regressiva com apenas 10 dias para o grande dia!

Este é o 6o ano consecutivo onde a Locaweb e eu organizamos mais uma grande Rubyconf no Brasil. Muitas empresas estabelecidas e startups de tecnologia estão apoiando a conferência enviando grandes desenvolvedores.

Conheça a Baby.com.br e-commerce voltado ao mercado de produtos para bebês. Investida por fundos como Monashees e Accel Partners ela tem uma equipe grande de desenvolvedores Ruby.

Eduardo Shiota trabalha na Baby há algum tempo, responsável por usabilidade, front-end. Ele tem formação tanto em Artes quanto Ciência da Computação e possui uma visão única que une os dois mundos.

Não perca sua palestra precisamente às 10:15 do primeiro dia do evento. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

"Sua palestra será sobre arquitetura modular e orientada a eventos com Javascript. Mesmo no mundo Ruby usa-se bastante Javascript. Como iniciante em Ruby e Javascript, você acha que conseguirei acompanhá-lo?"

Shiota: Se você está começando no desenvolvimento de Front-end ou apenas JavaScript, é importante saber que a linguagem é muito mais do que jQuery, efeitos, e manipulação de DOM. Ter essa noção e querer entender os conceitos fundamentais da linguagem são suficientes para absorver o conteúdo da palestra e começar a aplicá-lo no dia a dia.

"Muitos desenvolvedores adorariam se tornar tão experientes e fluentes em Javascript e Ruby como você. Quais foram as dificuldades que teve que ultrapassar para se tornar um grande desenvolvedor? Algumas dicas para iniciantes?"

Shiota: É muito fácil ficar preso ao básico do desenvolvimento Front-end, escrevendo todo o código em um arquivo JavaScript gigantesco, e "recortando" PSDs em CSS. Você precisa levar isso ao próximo nível. Pergunte-se "Como posso melhorar isso? Como posso fazer com que isso seja reutilizado? Como posso testar isso? Como posso escrever esse código de maneira compreensível e modificável?". Procure pelas respostas. Leia MUITOS livros, como o Eloquent JavaScript, JavaScript: The Good Parts, e JavaScript Patterns. Increva-se na JavaScript Weekly e BrazilJS Weekly. Assista várias palestras de JavaScript no YouTube. Escreva joguinhos simples ou resolva desafios de programação. Experimente novos métodos. Divirta-se. =)

"Existem tantas tecnologias, boas práticas e tudo mais que são lançados o tempo todo. Na sua opinião pessoal, e talvez relacionado ao seu trabalho atual, quais são as tendências em tecnologia que acha que devemos prestar atenção no futuro próximo?"

Shiota: Hoje estamos vendo a explosão de frameworks JS MV*, de linguagens que compilam para JavaScript, como CoffeeScript e TypeScript, e o crescimento da comunidade Node.js. É importante não se prender a nenhuma dessas soluções e bibliotecas em específico, acompanhar o crescimento da linguagem como um todo, e saber escolher o que valha a pena estudar ou não. Mantenha-se atualizado no progresso do ECMAScript 6 "Harmony", e nas atualizações das APIs dos navegadores.

tags: rubyconfbr2013

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus