Rubyconf Brasil 2013: Conheça Danilo Sato

2013 August 15, 14:59 h - tags: rubyconfbr2013

Danilo Sato

Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade. Vá ao site oficial para se cadastrar agora mesmo! A conferência inicia no dia 29 de Agosto.

Este é o 6o ano consecutivo onde a Locaweb e eu organizamos mais uma grande Rubyconf no Brasil. Muitas empresas estabelecidas e startups de tecnologia estão apoiando a conferência enviando grandes desenvolvedores.

Conheça a Thoughtworks conhecida consultoria internacional, presente também no Brasil, e que dispensa apresentações.

Danilo Sato trabalha na Thoughtworks há 5 anos, atuando em projetos internacionais e evangelizando metodologias ágeis e Lean.

Não perca sua palestra de fechamento precisamente às 11:00 do primeiro dia do evento. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

"Sua palestra será sobre um assunto que todos acham que conhecem, orientação a objetos. Se alguém está apenas começando com Ruby, poderia explicar quais são os requerimentos que ele deve entender o que você vai apresentar?"

Danilo: Você provavelmente já ouviu falar ou aprendeu um pouco sobre Orientação a Objetos. Isso deve ser suficiente para entender a minha palestra. Conhecer Rails vai ajudar a entender alguns dos exemplos, mas não vou assumir que você tem bastante experiência no assunto. Os tópicos que quero apresentar se aplicam à linguagem Ruby em geral, assim como outras linguagens OO que você venha a usar.

"Muitos desenvolvedores adorariam se tornar tão experientes e fluentes rm Ruby como você. Quais foram as dificuldades que teve que ultrapassar para se tornar um grande desenvolvedor? Algumas dicas para iniciantes em Ruby?"

Danilo: Na nossa indústria, eu acho que uma armadilha fácil de cair é você decidir trabalhar apenas em uma tecnologia. A indústria de software evolui constantemente, criando novas linguagens, bibliotecas, ferramentas e frameworks que entram e saem de moda o tempo todo. É muito fácil você achar sua zona de conforto e não se preocupar com o que está acontecendo no resto do mundo, mas você corre o risco de ficar obsoleto ou amarrado a uma tecnologia antiga. Na nossa indústria você precisa se desafiar e aprender coisas novas constantemente.

"Existem tantas tecnologias, boas práticas e tudo mais que são lançados o tempo todo. Na sua opinião pessoal, e talvez relacionado ao seu trabalho atual, quais são as tendências em tecnologia que acha que devemos prestar atenção no futuro próximo?"

Danilo: Assim como no mundo da moda, tecnologias evoluem mas também têm ciclos. Eu diria que é importante não só focar na próxima tendência, mas também aprender com o passado. Nossa indústria gosta de aprender as mesmas lições repetidamente e eu pretendo mostrar na minha palestra uma habilidade essencial que acredito não ir embora tão cedo: design de software. Investir tempo aprendendo sobre design de software é algo que lhe trará retorno mesmo que você mude para uma nova linguagem, aprenda um novo framework, ou quando estiver construindo uma aplicação para seu cliente. Na minha opinião, esta é uma habilidade essencial para você investir.

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus