[#IF] Rotação de Logs em Apps Rails

2013 June 28, 14:57 h

Quem tem aplicações em produção já deve ter passado por isso. Depois de meses com seu servidor de pé de repente ver que seu espaço em disco está acabando rápido. E quando procurar o culpado, encontrá-lo no arquivo log/production.log, com algumas centenas de gigabytes ocupados. O que fazer?

No mundo UNIX existe uma solução padrão para isso, o serviço logrotate. Isso vale não só para Rails mas para qualquer tipo de log.

Porém, no Rails 3 o próprio Logger sabe como se auto-rotacionar, sem precisar depender do logrotate do sistema. Abra seu arquivo config/environments/production.rb e adicione a seguinte linha:

1
config.logger = Logger.new(Rails.root.join("log",Rails.env + ".log"), 5, 100*1024*1024)

O construtor aceita 3 parâmetros:

No exemplo você terá no máximo 5 arquivos de 100 megabytes, quando o 6o arquivo se completar, o primeiro mais antigo é apagado e assim por diante, rotacionando sem consumir todo o espaço do seu disco. A partir daí você vai ter arquivos com nomes de production.log (o atual), depois production.log.0, production.log.1, etc.

Não tem todas as funcionalidades do serviço nativo de logrotate (como gzipar os arquivos antigos, rotacionar por período de tempo, etc), mas para a maioria dos casos deve ser mais que suficiente.

tags: learning rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus