Plugin: Respond to Parent

2010 July 30, 01:42 h

Este é um pequeno truque para a seguinte situação: estou abrindo um dialog box via Ajax (e para isso existem vários plugins como os de jQuery, de YUI e assim por diante). O formulário que se abre serve para fazer upload de imagens ou arquivos. A primeira vontade é usar algo como um remote_form_for e enviar um POST via Ajax. Mas isso não é possível para situações de upload – Javascript não deveria mesmo ter privilégios para acessar arquivos na sua máquina local, a menos que você use Firefox e use esta configuração. O que fazer?

O truque é bem conhecido e simples: basta ter um iframe escondido na página e mudar o target do form para mandar o POST para lá. Algo assim:

1
2
3
4
<% form_for(user, :html => { :target => "hiddenForm", :multipart => true }) do |f| %>
...
<% end %>
<iframe id="hiddenForm" name="hiddenForm" style="display:none" />

Isso vai funcionar bem, o POST vai para o controller e a action adequada e ele pode retornar Javascript para atualizar o que for necessário na página, como fechar o dialog box. Mas há um problema: o Javascript vai rodar dentro do iframe e não fará o que precisa.

A solução é simples: basta que o Javascript rode no contexto do window.parent no iframe e aí tudo vai funcionar. Existe um plugin que facilita isso, se chama respond_to_parent e no controller basta fazer algo assim:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
  def create
    @user = User.create(params[:user])

    respond_to_parent do 
      respond_to do |format|
        format.js
      end
    end
 end

Para instalar, tendo o Git já pré-instalado, claro, basta fazer isto no seu projeto:

1
ruby script/plugin install git://github.com/markcatley/responds_to_parent.git

Ou seja, basta passar coisas como o respond_to ou render como um bloco ao método respond_to_parent. Daí ele vai retornar algo assim:

1
2
3
4
5
6
7
var loc = document.location;
with(window.parent) { 
  setTimeout(function() { 
    window.eval('Element.insert(\"users\", ... );\nModalbox.hide();\n'); 
    window.loc && loc.replace('about:blank'); 
  }, 1) 
}

Para facilitar o entendimento eu coloquei no Github um micro-app só para demonstrar essa funcionalidade. Você pode baixar assim:

1
2
3
4
git clone git://github.com/akitaonrails/demo_responds_to_parent.git
cd demo_responds_to_parent
rake db:migrate
ruby script/server

Garantindo que você tem ImageMagick, RMagick e Paperclip instalado para o exemplo funcionar. Para não sair muito do padrão do Rails 2.3 (que usa Prototype e Scriptaculous) também estou usando o ModalBox que é um dialog box razoável se você não usa jQuery ou YUI.

Uma pequena dica, talvez seja útil.

tags: obsolete rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus