Palestras do Ano de 2009

2009 December 15, 22:24 h

Este ano de 2009 foi bastante corrido. Em 2008 foram 13 palestras pelo Brasil. Já este ano fiz 28 palestras em 11 cidades pelo Brasil, literalmente de Norte a Sul, incluindo Buenos Aires. Infelizmente tive que recusar diversos convites de palestras pois não daria para ir em todas.

Falei basicamente de 3 temas este ano. O primeiro foi sobre o Ecossistema Ruby on Rails e Agilidade. Nessa palestra, dependendo da versão, eu dou uma passada rápida sobre a evolução do framework, os principais mitos, os principais cases, a grande quantidade de material disponível para aprendizado e, principalmente, a grande sinergia com as práticas Ágeis e como isso permeia toda a comunidade Rails.

O segundo tema começou no Encontro Locaweb, entitulado Agilidade e Qualidade de Projetos, é uma palestra que evoluiu bastante a cada versão. Nela eu falo de agilidade sem necessariamente explicar nenhuma das metodologias. Eu parto dos princípios de porque os métodos antigos não funcionam, a evolução do gerenciamento, o paralelo com a cultura japonesa da Toyota e aponto para a direção de organizações democráticas.

O terceiro tema começou no Encontro Ágil, às vésperas do Rails Summit 2009 e eu entitulei Além do Caos: Pensamentos Aleatórios sobre Agilidade. Essa foi a mais difícil de todas porque é o resultado de mais de um ano de pesquisas que levaram a temas meio hardcore como Teoria do Caos, Sistemas Complexos Adaptativos, Psicologia, etc. Ainda não está num formato que eu gostei, mas a quinta versão começou a tomar uma forma melhor, e o principal é sobre o comportamento de indivíduos dentro de equipes.

Abaixo segue o calendário de 2009 com os links para os slides:

Todas as palestras estão disponíveis na minha conta no Slideshare. Se você assistiu minhas palestras e quer relembrar alguma parte, podem baixar à vontade.

Para o ano que vem ainda não decidi que temas vou explorar. Provavelmente ainda vou tentar refinar o “Além do Caos”. Sobre Rails provavelmente vou tentar explorar o Rails 3, mas ainda não tenho certeza. O maior problema é que a maioria das platéias que visitei ainda não conheciam bem o Rails, por isso preciso explicar do começo.

Janeiro 2009

Março 2009

Abril 2009

Maio 2009

Junho 2009

Agosto 2009

Setembro 2009

Outubro 2009

Novembro 2009

Que venha 2010! :-)

tags: obsolete presentation

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus