[Off-Topic] Livros de Referência 2008-2009

2009 July 11, 01:06 h - tags: career management off-topic

Para quem se interessou pelos assuntos relacionados a gerenciamento, administração, processos, que tenho explorado nos meus posts e palestras, eis as minhas referências. São os livros que li recentemente (de uns 9 meses para cá) e os que estão na minha fila para começar ou terminar.

Lendo


Já lidos



The Fabric of the Cosmos: Space, Time, and the Texture of Reality – todo gerente deveria entender de relatividade, não-linearidade, caos, etc.


Linked: How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means – a explicação da fundação da auto-organização

The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference – efeito prático do que Linked explica

Virando a Própria Mesa – a semente de organizações democráticas, muito mais do que uma curiosidade, mas a única saída

Escola sem Sala de Aula – a educação atual não serve mais: a razão porque não temos trabalhadores motivados, pró-ativos, criativos.

A Ler



The Great Game of Business – um dos principais elementos para se criar organizações democráticas


Marketing Para o Século XXI – preciso ler pelo menos um Kotler

The Six Sigma Way: How GE, Motorola, and Other Top Companies are Honing Their Performance – certeza que não vale a pena, mas só para conhecer com mais argumentos

Conclusão

Complementando: isso que eu li reconheço que é muito pouco ainda. Ainda tem outras pesquisas que quero fazer. E isso estou contando apenas livros, sem contar centenas e centenas de papers acadêmicos, artigos, páginas de wikipedia.

Eu diria que as pessoas deveriam ler no mínimo perto do que tem nesta lista. Não estou contando livros e artigos técnicos nessa lista, apenas os de conhecimento geral.

Meu interesse em particular: começar a entender a cultura Agile e Lean levam a conceitos como qualidade integrada, zero defeitos e o que se lê em The Goal. Especialmente auto-organização. Isso leva a Open Book Management e The Great Game que, por sua vez, leva ao End of Management e organizações democráticas. Tudo isso é fundamentado pelo que você lê em Linked e livros como The Fabric of Cosmos. A teoria completa se fecha de forma muito simples e elegante no final.

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus