Pequena Dica de Git para Windows

2009 February 23, 13:26 h

O melhor jeito de usar Git no Windows é via o pacote msysGit. Mas existe um pequeno problema na configuração padrão dele.

Logo depois de instalar, procure pelo arquivo gitconfig, provavelmente em c:\Program Files\Git. Nela haverá uma linha assim:

autocrlf = true
1
2
3
4
Mude para:

<macro:code>autocrlf = false

Para quem não sabe o que é CRLF, em ambientes Unix representa-se a quebra de linha (ou “line feed”) com o caracter “\n” que é o código ASCII 10 (U+000A). Porém, por razões históricas, em Windows existe um segundo caracter, o Carriage Return (CR) que é o código ASCII 13 (U+000D) e alguns já devem ter visto pela representação “\r”. Ou seja, no Windows, a quebra de linha é o conjunto “\r\n” ou CRLF (Carriage Return/Line Feed).

Lembram-se das antigas máquinas de escrever? Você puxava a manivela na direita causando um ‘carriage return’ e depois empurrava tudo para a esquerda, causando um ‘line feed’, essa é a representação histórica. Quem que veio de Visual Basic não se lembra de já ter feito copy e paste de “chr(13) & chr(10)”? :-)

Pois bem, deixando a história de lado, no Windows os editores de texto mais antiquados usam ainda esse legado. Agora digamos que você tem um projeto feito em Windows e resolveu jogar esse código num repositório Git, digamos Gitorious ou Github. Pior, resolveu fazer isso a partir de uma máquina Linux, conservando o CRLF.

A configuração autocrlf = true, no Windows, faz com que todo arquivo baixado do repositório seja filtrado e todo CRLF seja convertido em LF. O resultado é que logo depois de um git clone ou git pull, se você der git status, verá vários arquivos já modificados! Isso é um inferno se você tem centenas de arquivos.

Você pode manter o autocrlf no padrão se todos da sua equipe usam Windows e o repositório inicial foi criado a partir de um Windows. Mas se você tem um ambiente misto de Windows e Linux, desligue essa opção em todos os Windows para evitar esses conflitos de reconversão. Colocando como “false”, as quebras de linha serão mantidas intactas e nenhum desses conflitos deve acontecer.

Apenas garanta que você está usando um editor de textos decente. Aliás, não use Notepad, nunca. Essa “coisa” não entra nem na categoria “editor de texto”. Procure por Notepad++, Notepad2, UltraEdit, Scintilla, EditPlus, Vim, Emacs, Intype, E-TextEditor, etc.

Lembre-se que um bom arquivo de texto, atualmente, deve ser gravar texto em UTF-8 por padrão (cuidado, muitos editores no Windows gravam no formato Windows 1252, também conhecido como WinLatin-1; ou ISO-8859-1, também conhecido como Latin-1).

UTF-8 e Line Feed only, deve ser o mantra do seu editor de textos.

tags: obsolete windows

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus