12
Cloud Computing na Locaweb!
by AkitaOnRails on Sep.12.2008 at 08:38pm
Pessoal, estou meio atrasado com essa notícia, mas antes tarde do que nunca :-) A Locaweb lançou esta semana sua plataforma de Cloud Computing.
Eu já ouvi de muitas pessoas sobre a falta de oferta de VPS ou similares a preços acessíveis. Realmente preciso concordar. E para alguns eu pedi paciência mais um pouco pois “algo” estava por vir. Enfim, nessa nova plataforma você pode contratar uma máquina virtual em diversas configurações, mas ela começa com Dois Cores de 500Mhz, 1 Gb de RAM, 40Gb de HD e 900Gb de transferência mensal por apenas R$ 150 !!!
Isso mesmo. E você pode configurar sua máquina como quiser, chegando até a um 4 cores de 2Ghz, com 8Gb de RAM, 400Gb de HD e 1.8Gb de transferência mensal por R$ 1279!
Acredito que isso seja uma boa notícia para quem precisa de coisas que não podemos oferecer num ambiente compartilhado, por exemplo, rodar um daemon de Sphinx, escolher usar o Thin com Nginx. E no Cloud você pode pois na sua máquina você é o root e tem acesso a colocar o que quiser.
Inicialmente o único Linux oferecido é o CentOS 5.2 (o clone do RedHat Enterprise) mas a idéia é passar a ter mais opções no futuro. Eu sei, eu sei, o OS da moda é o Ubuntu, mas não subestimem o CentOS.
E para quem contratar o Cloud com CentOS, eis aqui uma pequena receita sobre como instalar o suporte a Rails com Passenger no CentOS:
yum -y install gcc-c++ pcre pcre-devel zlib zlib-devel openssl openssl-devel mysql-server mysql mysql-devel subversion sqlite sqlite-devel httpd-devel
wget http://rubyforge.org/frs/download.php/41040/ruby-enterprise-1.8.6-20080810.tar.gz
tar xvfz ruby-enterprise-1.8.6-20080810.tar.gz
ruby-enterprise-1.8.6-20080810/installer
/opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080810/bin/ruby /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080810/bin/gem install sqlite3-ruby
ln -s /opt/ruby-enterprise-1.8.6-20080810 /opt/ruby-enterprise
echo "export PATH=/opt/ruby-enterprise/bin:$PATH" >> /etc/profile
source /etc/profile
gem install passenger capistrano
passenger-install-apache2-module
service httpd start
Claro, você precisa configurar algumas coisinhas para o Apache carregar o Passenger corretamente. Apenas siga o que o ‘passenger-install-apache2-module’ disser e estará tudo bem.
Agora é só puxar suas receitas de Thin, Mongrel, Monit, Sphinx, Solr e o que mais precisar colocar. Você é o root, você manda :-)







Boa noticia! E tá barato mesmo. Duas coisas:
Ótimo o Ubuntu, mas não esqueçam do Debian, hehe. Pra servidor ele é perfeito. O Slicehost tem várias distribuições, mas acho que CentOS, Ubuntu e Debian já basta.
Bom, em vários lugares os servidores começam com 256 de RAM, não entendi porque não colocar uma opção com pelo menos 512mb, mas talvez vocês tenham pensado e decidido que não era muito bom pros negócios ;)
Otima noticia. Ta ate barato, mais planos menores podem ser lançados.
Sobre o OS eu n aposto em Ubuntu pra servidor? Pode esta ate na moda mais confio mais num slack, gentoo, centos da vida e usar pacotes pré compilados em servidor n é uma boa alternativa se vc busca performance.
E quanto ao suporte da locaweb já presta? tive um cliente a +/- 1 anos atras que hospedava na locaweb, nunca fiquei tão puto com uma empresa de hospedagem.
E o carinha do tridente como servidor tb seria legal…
Ótima iniciativa, realmente a locaweb está surpreendendo no BR! Apesar de parecer meio monstruoso, também gostaria de ver a opção com FreeBSD!
Quando li o titulo da noticia fiquei excitado mas agora estou confuso. Pela descricao aqui e no site da Locaweb isso não parece Cloud Computing (http://en.wikipedia.org/wiki/Cloud_computing) e sim um Virtual Private Server (0http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_server). Temos conceitos diferentes de cloud computing?
[]s
@Philip é, também tive essa impressão. Mas aí olhei as informações no site e vi que tem uma estrutura de cloud sim (mas não tanto quanto Amazon, a meu ver). Por exemplo, se seu HD pifar eles transportam pra outro. A mesma coisa com memoria, etc.
Thiago,
Sei não, cloud pra mim é não ter sequer HD :)
Eu uso VPS já alguns anos e eles possuem estes serviços de gerência de datacenter (espelho de HD, etc.). Você nem sabe se a máquina que acessa é a mesma toda vez, ela se comporta como uma instância de Linux. Não sei se o termo “cloud” está se expandindo para VPS…
[]s
Legal! Mas também acho que deveria ter um plano com 256 de ram e com preço menor que 100 reais.
E ali no plano mais caro, não é 1.8Tb?
Está bom, mas ainda está caro, se comparado com os preços lá de fora… Espero que a qualidade aumente e o preço, claro, diminua ;-)
Cloud são vários VPS dentro de um grid de servidores, assim formando uma nuvem, em que seu VPS fica “flutuando” dentro da estrutura fisica de forma transparente, assim tendo uma disponibilidade maior e um custo menor! Algo que a LW faz nesses planos.
Plano com 256 mb ram? Fraquinho de mais na minha opinião, mas devemos considerar que é um primeiro passo de clound dentro do Brasil, com certeza isso vai ficar muito melhor em 1, 2 anos.
@Philip, acho que você está com um conceito errado de cloud computing. Rafa explicou muito bem.
@Rafa, 256mb é fraco sim, pra produção e tal. Mas seria bom pra pessoas a fim de testarem, ou colocar aplicações leves “com estilo”, hehe.
Eu não sou o Gerente de Produtos especificamente do Cloud, mas estou bastante contente com o que estamos fazendo e pretendo ajudar. Como eu disse, isso é uma versão 1.0. Podem esperar novidades! Para começar, o mais óbvio Ubuntu e outros sistemas, planos menores e mais customizações.
Em breve teremos um “full Cloud”. A infra-estrutura colocada já permite isso: as máquinas virtuais não são “presas” às máquinas físicas e se distribuem dinamicamente pelo grid. Temos um sistema de storage que permite essa dinamicidade também. APIs devem vir mais pra frente, assim como provisioning mais rápido.
Enfim, o produto ainda vai crescer muito. Podem esperar :-)
@Rafa e Thiago
Pois isto é exatamente o que o VPS faz. Na verdade, qualquer plataforma de virtualização para empresas, como o VMWare, faz isso com suas imagens. Além disso você está falando do ponto de vista do administrador do sistema, para o usuário continuaria sendo um VPS.
Nenhum dos produtos comumente conhecidos como “cloud” que eu consultei (Google AppEngine, Amazon WebServices, Heroku e Force.com) posui um modelo onde “VPSs navegam pela nuvem” e sim de elasticidade (você paga pelo que usa, não pela spec do um servidor virtual). Seria legal você apontar alguma referência para que eu consiga entender o que quis dizer.
Como o Akita falou parece que a Locaweb quer evoluir para este caminho, mas por enquanto parece ser apenas um VPS.
[]s
@Philip
Bom, cloud computing tem a ver com arquitetura, e o jeito como é cobrado não tem tanta importância assim.
Sugiro que leia a Wikipedia inglesa (Cloud Computing), tá bem explicado. Lá diz que o que os hosts chamam de cloud computing não é isso, e sim uma mistura de grid, autonomic e utility computing, ou seja, um grid autônomo, e a cobrança é feita como nas utilidades públicas (água, eletricidade), do jeito que você disse.
Também diz “Many cloud computing offerings have adopted the utility computing model”, o que quer dizer que não é obrigatório. Então, tecnicamente, a Locaweb já tem um cloud sim.
Enfim, tá todo mundo usando o nome errado. Mas, como tudo no mundo, se tá todos estão usando e o usuário conhece o serviço por esse nome, logo passará a ser correto.
Pessoal, não se preocupem, no fundo todos estão certos :-) O termo “cloud” é muito genérico, assim como “web 2.0”. E como eu disse vamos evoluir muito esse produto. Uma das próximas coisas que vamos ter é o básico: mais imagens de outros OS. E não deixem de mandar sugestões do que vocês gostariam de ter num produto desses. Será de grande ajuda!
@Thiago
Bom, a Wikipedia (e não a Wikipédia) foi a primeira referência que eu coloquei no meu primeiro comentário. E, como constam em diversas referências linkadas na mesma wikipedia, existem diferenças entre os conceitos de grid, utility computing, cloud e VPS. Dos que li, o melhor é um paper da ACM (http://www.acm.org/ubiquity/volume_9/v9i31_delic.html), que diz:
De qualquer forma, meu ponto aqui é de que o serviço descrito na página da Locaweb é um VPS, não cloud computing. Você paga para ter acesso de root a um servidor virtualizado com uma determinada spec, isso existe e é comercializado desde sempre.
Não tenho certeza de a Locaweb é a primeira a oferecer um serviço 100% nacional mas por falta de um que em 2005 eu passei a usar serviços de VPS (que, repetindo, são exatamente o mesmo que o anunciado aqui) de empresas estrangeiras.
@Akita
Não concordo que o termo seja tão genérico a ponto de incluir VPS, que são uma tecnologia estabelecida há anos. O termo Web 2.0 já se perdeu no oceano de marketing mas creio que concordamos que isso não é algo bom e, por isso, não é desejável que o mesmo aconteça com cloud computing. Já posso imaginar a Oracle anunciando que o RAC é cloud computing, ou a IBM mostrando seu WebSphere CloudComuting edition, que nada mais é do que um cluster.
Como sugestão, concordo que o preço ainda está muito alto comparado às ofertas internacionais. Na verdade, uma plataforma de Cloud Computing de verdade ajudaria neste ponto, já que o pay-as-you-go possibilitaria que startups e hobbystas (que não gastam nem perto de 1Ghz, 2Gb e etc.) usassem o sistema pagando o pouco que eles podem e pudesse evoluir da noite para o dia se fosse o caso. Espero que não demore muito para vocês implantarem o produto final.
[]s
Trabalho na Locaweb junto com o Akita e também com o Zangrande, gerente de produtos responsável por esse produto.
Sobre o termo Cloud Computing, ele é bem amplo mesmo. Acredito que ele engloba sim as iniciativas da Locaweb. Aliás o termo Cloud é tema de discussão inclusive entre outras empresas de hosting que, como nós, começaram o ferecer esse tipo de serviço:
http://blog.racklabs.com/?p=95
Sobre o produto que a Locaweb lançou, ele se chama Cloud Server e não Cloud Computing.
O Cloud Server é o que o nome procura dizer, um servidor dentro da “nuvem” da Locaweb.
Temos também o Dedicate Cloud, que é um pool de recursos (processamento, memória e disco) que o cliente decide como alocar, tudo para um único Cloud Server ou distribuir entre 2 ou mais Cloud Servers.
Estamos trabalhando em uma solução de pay-per-use, mas sequer temos nome para esse produto. Aliás, sugestões são muito bem vindas! :)