Tradução: Merb ♡ Rails

2008 December 03, 09:04 h

Conheci o Matt Aimonetti durante a QCon (veja no artigo dele). Ele faz parte da equipe principal do Merb e é o principal evangelizador. Conversamos muito, nos tornamos bons amigos e vamos colaborar em divulgar mais o Merb como uma boa alternativa de framework web em Ruby. Acompanhe o Matt (e este blog, claro), ele vai anunciar algumas novidades interessantes em breve.

Para explicar: o framework Merb foi criado por Ezra Zygmuntowicz. Depois o trabalho de mantenedor passou para Yehuda Katz, que já ajudava no projeto DataMapper também. Ezra e Yehuda são da Engine Yard, mas essa empresa não é dona nem dita o futuro do Merb. Trata-se de um projeto open source como qualquer outro e tem vida própria.

Recentemente iniciou-se uma animosidade implícita entre as equipes do Rails e do Merb. Quem acompanha de perto sabia que uma pequena Guerra Fria estava se armando (e foi um dos meus objetivos tentar apaziguar isso durante minhas entrevistas na QCon). Hoje o Matt blogou um cessar-fogo. Vou traduzir o post dele.

Merb

Antes da tradução, para quem não conhece Merb, as principais características técnicas que eu acho interessante para considerar são:

Há muito o que se gostar sobre o Merb. Ele ainda não tem nem de longe o tamanho da comunidade Rails e, portanto, nem de longe a quantidade de plugins e gems específicas para ele. Aliás, ele já vem pré-configurado com uma versão de restful_authentication, portanto login já vem pré-configurado também, o que facilita a vida. Acredito que o Merb ainda vai evoluir muito e se tornará uma ótima alternativa quando você precisa de algo diferente do que o Rails oferece.

Isso tudo dito, tanto a equipe Merb quanto a equipe Rails entraram em discussões que elevaram o nível de estresse entre eles. Finalmente, a tradução do artigo do Matt para apaziguar isso. Como sempre se diz: “quando um não quer, dois não brigam”. Portanto, àqueles que pretendiam usar Merb como desculpa para alfinetar Rails, esqueçam, não é esse o foco, se foi o que estavam pensando. A equipe do Merb não vai mais fazer comparações de provocação e vão se focar exclusivamente em fazer o Merb ficar famoso por mérito próprio.

Merb ♡ Rails

Sim, é verdade e não, não estou sendo passivo agressivo ou cínico.

Como vocês devem ter ouvido falar tem havido alguma tensão entre a equipe Rails e a equipe Merb nas últimas semanas. Algumas vezes causadas por nós, algumas por eles. Eu já expliquei sobre isso neste post então vamos em frente.

Primeiro, deixe-me explicar a razão deste post. Eu acredito que temos uma grande comunidade mas também acho que gostamos de bater.

Como muitos Rubistas, eu uso um Mac e normalmente dou risada vendo as propagandas. Então eu vi uma propaganda de resposta da Microsoft e estava pensando … eles não entenderam, eu não sou um Mac, o cara na TV representa um computador Mac. Eu sou um ser humano.

Pensando na nossa comunidade acho que isso rapidamente se tornou: ‘Oi, sou um desenvolvedor Rails’ e ‘Oi, sou um desenvolvedor Merb’.

O que começou como uma simples comparação para explicar as diferenças entre Merb e Rails rapidamente escalaram em argumentos sobre qual framework é melhor e qual as pessoas deveriam usar.

Ouço pessoas na comunidade Ruby falando bobagens sobre Rails e criticando a equipe principal Rails. Eu até mesmo vi pessoas insultando o DHH no IRC enquanto ele nem estava no canal.

Eu mesmo tenho que admitir que tenho sido culpado de cruzar a linha algumas vezes e fiz alguns comentários que podem ser considerados “bater”.

Acho que é uma boa hora para me desculpar e dizer que esse tipo de comportamento não é apropriado.

Afinal, se quiséssemos nos definir como sendo “alguma coisa” provavelmente deveríamos dizer: “Oi, sou um desenvolvedor Ruby”. Rails não é perfeito, nem Merb é perfeito. Eu posso não concordar com algumas decisões feitas pela equipe principal do Rails mas eu ainda acho que Rails é um grande framework e que a equipe Rails fez um trabalho incrível e merece muito respeito por seus esforços. Somos todos partes da comunidade Ruby e eu acho que é hora de nós (começando por mim mesmo) agirmos como uma comunidade unida.

Sem mais delongas, aqui está minha lista:

10 Principais Razões de Porque Merb ♡ Rails:

Ítens de Bônus:

Da próxima vez que pensar, sou um Merb ou sou um Rails, pense duas vezes ;-)

tags: obsolete merb translation

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus