Preview: MagLev = Ruby + Gemstone/s

2008 May 30, 23:36 h - tags: smalltalk obsolete

Eu escreverei mais sobre isso mais tarde em detalhes, mas só para dar o ‘scoop’, Avi Bryant fechou o ciclo. Como eu disse alguns posts atrás, na última RailsConf, Avi disse que “sabia o futuro”. Hoje ele demonstrou o futuro.

O MagLev é Ruby rodando sobre a excelente VM da GemStone. Eu conversei com os engenheiros e responsáveis da GemStone e vou conseguir mais detalhes direto com eles.

Para vocês terem uma idéia: os micro-benchmarks são melhores na ordem de 50 ~ 60, alguns até mais de 100 vezes mais rápido que o MRI. Em termos de escalabilidade, num grande case, o sistema deles aguenta facilmente 6000 req/s, com facilidade.

E o mais interessante, como Avi Bryant já havia dito e repetiu hoje, como eu ouvi dos engenheiros da GemStone, Ruby é exatamente idêntico a Smalltalk, pra ser justo, eles tiveram que acrescentar coisa de 3 ou 4 bytecodes novos na VM deles. Fora isso, ele terá exatamente a mesma performance do Smalltalk, sem tirar nem por. Não há um layer de “emulação” ou coisa parecida como no caso do JRuby.

Aguardem mais notícias, vou achar tempo para postar muito mais e dar um relatório completo do que está acontecendo!

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus