Tidbits: Big Rails

2007 December 22, 14:50 h

Resolvi criar essa nova categoria tidbits para que eu possa simplesmente escrever sobre diversos assuntos sem que eles tenham necessariamente uma relação entre si. Hoje quero falar sobre 37signals, iPhones e Erlang.

Para começar, ontem a 37signals divulgou alguns números internos sobre suas aplicações online que devem ajudar a demonstrar que tipo de exercício Rails suporta dentro da empresa dos seus criadores.

Basecamp (Gerenciador de Projetos)

Highrise (Gerenciador de Contatos)

Backpack (Organizador Pessoal)

No geral, isso vale o seguinte (Nov. 2007:

Ele farão um upgrade de hardware em breve para passar a ter:

Não se enganem, isso é bastante coisa para administrar. A primeira etapa de colocar tudo no ar é a pior, depois disso, no geral, escalar passa a ser “simplesmente” (entre aspas) adicionar um slice extra (no caso de box Linux virtualizado com Xen) ou adicionar uma máquina extra. Deployment também, uma vez configurado, é uma “simples” tarefa para o Capistrano. Imagino como deve ser o dia-a-dia de um sysadmin numa configuração dessas. Fora outras tarefas paralelas como segurança, fail-over, etc.

E não deixem de ler a entrevista com David Hansson publicada na InfoQ a respeito do Rails 2.0.



Falando em milhões, numa nota adicional, a Apple já vendeu este ano 5 milhões de iPhones. Em janeiro deste ano, quando anunciou o lançamento para junho, a meta de Steve era 10 milhões de iPhones vendidos até o fim de 2008. Ele já alcançou metade dessa meta, em 6 meses, e ainda nem entrou direito na Europa e outros mercados ávidos por gadgets como Japão. Muitos analistas agora estão chutando alto, como 50 milhões vendidos até 2009. 1 ano atrás esse número seria ignorado, hoje ela parece mais e mais uma realidade.

Dentre outros números, nos Estados Unidos, o iPhone já vende mais que os devices baseados em Windows Mobile, ou Symbian, a caminho de morder os Blackberry. Em 6 meses já é 1 terço do market-share norte-americano. Por que isso é importante para nós, web developers? Porque o Mobile Safari é hoje o browser móvel mais usado. É o único que efetivamente permite uma navegação web móvel decente (e eis porque não interessa hoje ser 2.5 EDGE e não 3G – veja a comparação de um site alemão sobre o iPhone vs um Nokia 3G). E para os interessados em Android recomendo o artigo The Great Google gPhone Myth. O Android será um excelente OS para os smartphones ‘affordables’.

Aliás, já recomendei antes e recomendo novamente os artigos de Daniel Eran do RoughlyDrafted como uma ótima fonte de leitura – imparcial – mas bem argumentada, densa em informações e divertida, com alguns pontos de vista bem pouco ortodoxos :-)



E falando em futuro, Tim Bray, da Sun, publicou um micro-teste pessoal que ele fez com um script para analisar logs (pesado em I/O e Regex). Daí ele publicou os resultados de rodar o mesmo script no Ruby MRI 1.8, Ruby MRI 1.9, JRuby trunk e JRuby 1.1b. Eis os resultados:

Elapsed User System
Ruby 1.8.6 59.6 58.8 0.8
Ruby 1.9 59.9 58.8 0.8
JRuby 1.1b 62.5 63.4 1.3
JRuby trunk 43.5 44.5 1.0


Segundo Charles Nutter essa grande diferença no JRuby trunk é devido à nova implementação de um engine Regex baseado em bytes, o Oniguruma (para quem não sabe japonês, ‘oni-kuruma’ literalmente quer dizer ‘carro-do-diabo’, não me perguntem o motivo, mas é engraçado :-) De qualquer forma apenas isso representou um ganho de quase 30% em relação ao MRI, e isso porque ainda tem muito mais otimizações a serem feitas.



Continuando a falar de Tim Bray, ele teceu alguns comentários sobre Erlang. Assim como a maioria de nós ele é um pragmático. Erlang ganhou muita atenção desde que os Pragmatic Programmer lançaram seu livro sobre ele. Essa linguagem criada na Ericsson mostra sua idade, a maioria dos programadores não gostam muito da sua sintaxe (aprendemos muitas técnicas novas nos últimos 20 anos que não existem em Erlang) mas por outro lado ela tem algo que a maioria das linguagens não tem: processamento-paralelo-massivo-através-de-primitivas-baratas-de-processos-e-comunicação-assíncrona-via mensagens-sem-uso-de-memória-compartilhada.

Resumindo: processamento paralelo sem as dores de cabeça de threads. Primeiro, vale a pena ler sobre o prof. Edward A. Lee e porque threads são consideradas ruins. Threads usam memória compartilhada, não são determinísticas e é a fonte dos bugs mais chatos para debugar. Por outro lado processos rodam isoladamente, paralelamente e de maneira previsível. O problema: na maioria das linguagens, processos são muito mais ‘pesados’ do que threads, por isso prefere-se o segundo. Porém, linguagens como Erlang nos provocaram a buscar métodos melhores para lidar com paralelismo. Ele não resolve todos os problemas mas é uma direção interessante a se seguir para o futuro. Tim Bray gostaria de ver essas primitivas em Java ou Ruby – eu também.

O assunto de Erlang surgiu forte esta semana justamente por causa dos rumores de que o Amazon Simple DB que eu expliquei num outro artigo poderia ter sido escrito em Erlang, assim como seu primo CouchDB.

Sobre paralelismo, sabemos que o Google atacou o problema e saiu com o seu famoso sistema de MapReduce para processamento paralelo massivo. Na realidade o Google não “inventou” o Map/Reduce. Qualquer um que tenha estudado Ciência da Computação conhece esses dois conceitos simples de linguagens funcionais como Lisp. Existe inclusive uma versão de MapReduce em Ruby que recomendo estudar: chama-se Starfish e inclusive utiliza ActiveRecord o que deve tornar as coisas mais confortável para Railers. É um pouco diferente do que já tínhamos com Drb e Rinda.

Em tempos de Multi-code, virtualização, paralelismo é o assunto quente em desenvolvimento de software. Eu particularmente espero que threads tenham seu uso diminuído drasticamente em favor de processos assíncronos.

tags: obsolete rails

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus