Coletânea AkitaOnRails.com

2007 October 25, 20:19 h - tags: obsolete

Do ano passado para cá eu escrevi, e escrevi bastante! Fiz traduções de vários artigos que quis compartilhar, debati assuntos polêmicos, tentei quebrar preconceitos e abrir os olhos dos leitores. Acho que está num bom momento para uma repescagem. Muitos novos leitores provavelmente ainda não leram tudo e esta é uma boa chance de reler.

Lembrando: as traduções estão marcadas no título como tal – não fui eu quem escreveu o original mas se traduzi significa que compartilho e defendo as mesmas opiniões. Obviamente muitos dos títulos tem efeito ‘chamativo’. Em alguns casos não dá para deduzir o conteúdo do artigo apenas pelo seu título. Dê uma chance ao artigo. Também recomendo muito ler os comentários (nunca apaguei o de ninguém): existem artigos onde eu praticamente escrevi sub-artigos inteiros como comentários e isso ajuda a complementar minhas idéias.

Para iniciantes

Para os recém-chegados, realmente é muito complicado saber como começar. Ainda existem muitas farpas pelo caminho do Rails. Estes artigos podem ajudar. Também recomendo vascular o site www.rubyonrails.com.br

Quebrando Paradigmas

Não gosto de nada “empurrado”, mal explicado. O mundo está cheio de argumentos-de-venda – que não são verdadeiros argumentos -, apenas slogans do tipo “faça assim”, “o melhor jeito é desse jeito”. Onde estão os “por quês”? Um fator importante de crescimento e evolução é praticar seu ceticismo e questionar. Não é simplesmente ser contra por ser do contra, mas de levantar questionamentos e buscar respostas.

Inspiração

Acho que estes são os artigos que eu pessoalmente mais gosto. São apresentações de idéias. Sou totalmente contra doutrinas. Sou totalmente contra fazer as coisas sem saber porque. Afirmações não nascem do nada: tudo tem um raciocínio lógico por trás. Praticar o ceticismo é uma coisa altamente saudável. E claro, só porque eu disse, não quer dizer que estou correto :-)

Nossa Comunidade

Nossa comunidade está em crescimento. Eu tento de vez em quando ajudar quanto posso no fórum da RubyOnBr. Fora isso já fiz algumas coisas extras:

Minhas Colunas na RubyOnBr

Por algum tempo eu escrevi colunas mensais para a RubyOnBr. Aqui vão os links

Conversando com …

Conversar com pessoas mais inteligentes sempre nos ajuda a crescer mais. Nunca se deve achar que já se sabe de tudo: sempre há muitas que sabem mais, e no meu caso estes indivíduos com certeza são meus tetos hoje.

  • Dr. Nic (ele tem diversos plugins open source, foi ponto de resolução na Polêmica Twitter e é o responsável pelo conceito de “RejectConf”)
  • Geoffrey Grosenbach (publica alguns dos melhores materiais para se aprender Rails com a série PeepCode)
  • Chad Fowler (escreveu livros muito importantes e é um dos responsáveis pela Ruby Central, a organizadora de eventos como a RailsConf)
  • David Black (escreveu livros muito importantes e é um dos responsáveis pela Ruby Central, a organizadora de eventos como a RailsConf)
  • Ola Bini (um dos responsáveis pelo desenvolvimento do famoso JRuby)
  • Carl Youngblood (participa da comunidade Rails de Utah, escreveu projetos open source de Rails, sua empresa – ConFreaks – grava os eventos americanos de Rails e é meu chefe na Surgeworks)
  • Jamis Buck (mais conhecido como criador do Capistrano, trabalha na 37signals ao lado de David Hansson)

Sobre mim

Todos os meus artigos falam sobre mim. São minhas opiniões, pontos de vista, desejo de ensinar e de disseminar motivação – mesmo quando parece uma martelada. Estes dois artigos falam sobre mim diretamente na primeira pessoa.

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus