Nested CRUD resources em Rails 1.2

2007 January 23, 04:22 h

Fonte: Web 2.0 Technologies, por Andre

A metodologia CRUD no Rails 1.2 é uma grande maneira de simplificar a estrutura de sua aplicação. Uma das primeiras coisas que você vai querer fazer é colocar um recurso dentro do outro (nesting_). Essa é a maneira RESTful de trabalhar com relacionamentos hasmany. As primeiras vezes que fiz isso, esqueci de alguns passos (particularmente mudar o caminho das URLs nos controllers). Então vou explicar os passos aqui – com sorte isso ajudará no processo de aprendizado de CRUD no Rails 1.2.

1. Crie os scaffolds de recursos e migrations

Não se preocupe, scaffold_resource não tem o mesmo estigma que o antigo scaffold tinha antigamente. Scaffold_resource é a maneira mais simples de ganhar controllers RESTful, e as actions/views que ele cria são ambos legítimos e úteis. Vamos passar pelo processo com post has_many :comments

1
2
ruby script/generate scaffold_resource Post title:string body:text
ruby script/generate scaffold_resource Comment body:text

Para sua informação, gosto de criar os migrations primeiro, e somente usar scaffold_resource para gerar seja lá quais colunas que quero ver de antemão na interface. Sua preferência pode variar. Antes de rodar suas migrations, vá à migration comments e adicione a seguinte chave estrangeira ao posts_: t.column :postid, :integer.

Configure relacionamentos nos models

Nada fora do comum aqui:

1
2
3
4
5
6
7
class Post < ActiveRecord::Base
  has_many :comments
end

class Comment < ActiveRecord::Base
  belongs_to :post
end

Modifique routes.rb

As chamadas ao gerador scaffold_resource criaram duas linhas no routes.rb. Você apenas precisa colocar uma dentro da outra assim:

1
2
3
map.resources :posts do |posts|
  posts.resources :comments
end

… o que basicamente apenas diz que comments serão acessados no contexto particular de um post.

4. Modifique o controller do recurso interno

O controller para o recurso internalizado (comments) precisa de algumas mudanças para reforçar o fato de que será acessado dentro do contexto de um post:

a) adicione um before_filter:

1
2
3
4
5
6
before_filter(:get_post)
. . . .
private
def get_post
  @post = Post.find(params[:post_id])
end

b) emende as chamadas *_url nas actions create e update

Procure nas actions create e update por chamadas comment_url. A chamada precisa que o container gere a URL apropriadamente. Em nosso caso, vai se parecer com isso:

De:

1
format.html { redirect_to comment_url(@comment) }

Para:

1
format.html { redirect_to comment_url(@post,@comment) }

Você precisa modificar tanto a action create quanto update.

c) coloque escopo no finders Comment (classe internalizada) para Post (classe container)

Essa é uma medida de segurança – garante que o Comment ID passado ao controller realmente representa um comment que pertence ao Post em questão. É tudo parte de garantir que a classe internalizada é manipulada dentro do contexto da classe container. Em termos de código de controller, isso significa encontrar instâncias de comment.find e mudá-los para @post.comments.find. Não se esqueça do find :all na action index!

5. Modifique as views

A única coisa que precisa mudar são algumas chamadas *path – o mesmo tipo de atualização que já fez no controller. Em cada caso precisa adicionar a classe container antes da classe internalizada, para que o método possa gerar a URL apropriadamente. Por exemplo, no template_show.rhtml, o link no fim é modificado para ficar assim:

De:

1
<%= link_to 'Show', comment_path(@comment) %>

Para:

1
<%= link_to 'Show', comment_path(@post, @comment) %>

Você precisa fazer mudanças em três arquivos para o recurso internalizado (comments, no nosso caso):

6. Providenciar um link para o recurso internalizado

Finalmente, vamos adicionar um link no views/posts/index.rhtml, para que possamos facilmente navegar aos comments associados com um post_: <%= link_to 'see comments', commentspath(post)%>

Você Terminou!

Isso é tudo que precisa fazer para ir em frente com seu CRUD scaffold e recursos internalizados. Com o básico de um recurso internalizado no lugar, você agora pode refatorar o scaffolding para construir a interface que precisa. Por exemplo, pode querer se livrar do views/comments/index.rhtml, e listar os comments na página de post. Aproveite o CRUD!

Rodada Bônus: torne os finders do Controler Comments mais DRY

Note que existem finders similares no @post.comments.find(params[:id])) nas actions show, edit, update e delete do Comments. Você pode tornar isso mais DRY removendo-os e adicionando o finder em seu before_filter:

1
2
3
4
5
6
7
before_filter(:get_post)
. . . .
private
def get_post
  @post = Post.find(params[:post_id])
  @comment = @post.comments.find(params[:id]) if params[:id]
end

Aprenda mais sobre REST

tags: obsolete rails restful

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus