Repensando a Web com Rails - previsto para 09/2006

2006 June 28, 14:40 h - tags: my-book obsolete

Galera, a editora me deu uma posição hoje que o livro deve estar liberado nas lojas a partir de Setembro de 2006. Vai ser um pouco mais atrasado do que eu esperava, vamos ver se eles conseguem correr um pouco.

Preciso de idéias: como divulgar o assunto até lá? Alguém tem idéias? Como abrir a mente de programadores J2EE, ASP.NET, PHP? Qualquer sugestão é bem vinda.

Além disso esperem mais uma adaptação de um assunto que David Hansson tem evangelizado bastante: ActiveResources. Quem estiver avançado no assunto Rails vai gostar de ver esta apresentação, que ele fez tanto no RubyKaigi no Japão quanto agora na RailsConf Chicago.

No livro eu insisto que todos deveriam aprender tanto teoria de banco de dados (Edgar Codd) quanto o protocolo HTTP (Tim Berners Lee). Não à toa os verbos que usamos contra bancos são simples INSERT, SELECT, UPDATE, DELETE.

Também não à toa o protocolo HTTP possui os seguintes comandos: PUT, GET, POST, DELETE. O problema é que o HTML atual só costuma suporta GET e POST. O conceito, uma vez entendido, tem consequências muito interessantes.

Passamos a pensar em Controllers e Actions como operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). E URLs como GET /blog/show/1 e POST /blog/update/1 seriam simplesmente GET /blog/1 e POST /blog/1. Prestem atenção, estamos sendo DRY com as operações.

Esse é o movimento para criar aplicações REST-ful. Eu menciono isso no capítulo sobre Web Services no livro mas ela se extende mais longe, como podemos ver.

Até mais!

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus