Rails Manifesto

2006 April 11, 12:09 h

Um desenvolvedor, certa vez, definiu Ruby como duas partes de Perl, uma parte de Python e outra parte de Smalltalk.

Quando Yukihiro Matsumoto criou o Ruby como substituto ao Perl e ao Python, com inspiração no Smalltalk, em 1993, mal poderia imaginar a dimensão que sua linguagem poderia alcançar fora do Japão.

Mas em meados de 2004, quando David Heinemeier Hansson liberou seu framework “Rails” a partir dos produtos que desenvolveu na sua empresa 37signals, acredito que ele já sabia onde queria chegar.

Ruby on Rails é um produto do atual movimento Web 2.0. Garanto que a maioria ainda não entendeu, mas estamos no ponto de curva de uma nova geração.

É um fato: a Sun errou com J2EE. Uma implementação falha de um conjunto de requerimentos errôneos. Quem acompanhou esta história vai se lembrar do pesadelo que são EJB 1 e 2, a demora e o suporte ruim a Web Services, mais demora na promessa do EJB 3 e assim por diante.

Estamos perdendo muito tempo para desenvolver coisas simples. Web Applications não deveriam ser complexos. A Web foi criada para ser simples. Mas J2EE foi criado para resolver 100% dos problemas “Enterprise”. E todos sabemos que ao se tentar consertar tudo acaba-se não consertando nada direito.

Com Rails, finalmente nos tornamos compatíveis com o espírito dinâmico da Web 2.0. Web Services, Ajax nada disso é difícil. E o tradicional: camadas de persistência, controle de versão, MVC, templates, caching, segurança tornam-se o que sempre deveriam ser: triviais.

Quando alguém quer mudar os requerimentos, torcemos o nariz: é preciso muito esforço para implementar modificações. Afinal, inventamos toda uma família de parafernálias, como UML, justamente para engessar e dificultar toda e qualquer mudança. Convenhamos: UML foi criado para consultorias cobrarem mais caro por seus trabalhos.

Com Rails, elas são bem vindas. Rails é a primeira plataforma realmente compatível com o pensamento Agile defendido no Agile Manifesto. J2EE tornou o termo famoso, mas essa promessa nunca chegou para ela.

Para começar meus artigos, acho que é importante deixar claro dois conceitos que o Rails tornou famoso:

Dois conceitos simples, implementados por todo o framework, e que fazem toda a diferença.

E não se deixem levar pelos preconceitos. Já ouvi gente dizendo: “Ruby é uma linguagem não-compilada, portanto deve ser lenta”, “tudo que o Ruby faz posso fazer em Java”, “Ruby não escala bem”, “não preciso aprender outra linguagem”, “Java nunca vai sumir”.

Substitua “Ruby” por “Java” e “Java” por “C” – ou outra linguagem. Parece que estamos ouvindo exatamente as mesmas coisas que 10 anos atrás, quando o Java era uma novidade.

Parece que existe uma tendência em primeiro criticarmos para só depois olharmos para as partes boas e, quando fazemos isso, notamos que chegamos tarde demais à festa.

Que tal fazer diferente desta vez, para variar?

tags: narrativa rails pitch

Comments

comentários deste blog disponibilizados por Disqus